quinta-feira, agosto 19, 2021

Algumas verdades sobre o Afeganistão, com Guga Chacra.



 

O Taleban já avançava há anos no Afeganistão e nunca foi eliminado pelos EUA. Ao longo das duas décadas de presença militar americana, sempre controlaram áreas do país, mesmo depois de terem sido derrubados do poder em 2001. Sem dúvida, quando chegaram a haver cerca de 140 mil militares da OTAN baseados no território afegão no início da década passada, tiveram de recuar. Mas jamais estiveram perto de serem eliminados.

 

Alguns argumentam que os EUA deveriam ter mantido tropas remanescentes e não ter levado adiante a retirada. Desta forma, impediriam o avanço do Taleban e a abertura para que grupos terroristas internacionaisll como a Al Qaeda e o Estado Islâmico montassem bases no país. Este argumento, no entanto, não se sustenta. Tanto que a retirada americana do Afeganistão era um dos raros consensos na ultra polarizada eleição do ano passado, na qual Donald Trump e Joe Biden divergiam em absolutamente quase todo os outros tópicos. O problema todo esteve na incompetência do atual presidente no processo de retirada – não temos como saber se o seu antecessor faria melhor.

 

Os EUA tinham menos de 3 mil militares no Afeganistão neste momento. Não eram tropas de combate. Serviam para dar suporte e treinamento às forças afegãs, garantir a segurança de interesses americanos como a Embaixada e realizar operações de contraterrorismo. Nos últimos anos, o Taleban vinha progressivamente conquistando território. Inevitavelmente, em algum momento, chegaria a Cabul independentemente dessas tropas. Diante deste cenário, Trump negociou um acordo com o grupo afegão. Retiraria as tropas americanas em troca de o Taleban não dar guarida a organizações terroristas como a Al Qaeda. Isto é, sabia que o Taleban venceria de qualquer maneira. 

 

Não foi levado em conta por Trump, e tampouco por Biden, que o retorno do Taleban ao poder levaria à eliminação dos direitos das mulheres e um retrocesso em todo o avanço do país nos últimos anos. A presença americana não tinha como ser eterna e, para conter o Taleban, teriam de enviar dezenas de milhares de militares americanos, levando em conta que essa estra

Nenhum comentário:

Postar um comentário