sexta-feira, agosto 20, 2021

Adelmo Soares cumpriu agenda com ex-presidente Lula em São Luís



_Assecom / Dep. Adelmo Soares_


O deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB) participou da agenda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou esta semana, em São Luís, para encontrar com lideranças políticas, representantes de movimentos sociais organizados e trabalhadores. A visita de Lula ao Maranhão tem como objetivo a discussão do cenário político nacional. 


Assim que chegou à capital, na quarta-feira (18), Lula foi recepcionado pelo governador Flávio Dino (PSB), que ofereceu um jantar ao ex-presidente, no Palácio dos Leões. O jantar teve a presença de políticos, dentre eles o deputado Adelmo Soares. 


“O ex-presidente Lula é uma liderança política de extrema importância para o Brasil, um defensor incansável da democracia brasileira e das políticas públicas que promovem a inclusão de todos os povos. Essa é uma oportunidade para ouvirmos de perto suas ideias e projetos para o país voltar aos eixos do desenvolvimento”, disse Soares.  


Nessa quinta-feira (19), a agenda da comitiva iniciou no canteiro de obras do Hospital da Ilha, que está sendo construído na avenida São Luís Rei de França e será o maior hospital do Maranhão, com capacidade para atendimentos de urgência e emergência de toda a Região Metropolitana. Além disso, o hospital terá unidade exclusiva para tratamento de queimados, a primeira do Maranhão. A obra foi orçada em R$ 160 milhões, oriundos de recursos próprios do estado.


“Esse é mais um legado para a saúde pública que o Governo do Estado deixa para os maranhenses da Grande Ilha. Um hospital de ponta, que vai garantir atendimento público de qualidade e gerar cerca de mil empregos. Parabenizo a gestão do governador Flávio Dino e do vice-governador Carlos Brandão e, claro, toda equipe da Secretaria De Estado da Saúde por priorizar maior acesso da população à saúde”, destacou o parlamentar.

Após a visita, a agenda continuou na Reserva do Itapiracó, no Turu, onde houve uma reunião com lideranças indígenas. Na ocasião, o governador Flávio Dino assinou o projeto de lei que propões a criação do Estatuto Estadual dos Povos Indígenas, e o encaminhou para apreciação dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa.


A coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Sônia Guajajara, entregou os títulos de Guardião da Soberania Alimentar ao governador e Guardião dos Territórios Indígenas ao ex-presidente.


O encerramento da agenda aconteceu no bairro Tamancão, onde o governador Flávio Dino inaugurou a unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) na presença do ex-presidente Lula. 


Dino apresentou a Lula o exitoso trabalhado desenvolvido pelo secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, que trouxe avanços significativos para a educação pública do Maranhão, a exemplo das unidades do IEMA, da Escola Integral Bilíngue do Rio Anil, da Escola Vocacional, da educação inclusiva para surdos, do programa de intercâmbio IEMA no Mundo, e do programa de alfabetização ‘Sim, Eu Posso’, método freireano executado em parceria com o Movimento Sem Terra (MST), dentre outros.


Ao final dos eventos, o deputado Adelmo Soares ressaltou a importância da união de forças para a discussão de novas e promissoras ideias. “Tivemos um dia especial ao lado de gigantes líderes que, de fato, fazem política com o objetivo de melhorar a vida da população. Pudemos apresentar um Maranhão que vem dando certo, um Maranhão de trabalho e de pleno desenvolvimento, feito por gente que prioriza a governabilidade responsável, como tem feito o governador Flávio Dino. No atual cenário que vivemos, a união de forças, com certeza, é a saída para alcançarmos melhores resultados. E estar na presença do ex-presidente Lula é sempre uma oportunidade de pautarmos ideias relevantes para um Brasil de mais igualdade”, frisou Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário