quinta-feira, agosto 26, 2021

Dia Internacional da Igualdade Feminina: Os agradecimentos da vereadora Cynthia Lucena, Procuradora da Mulher na Câmara em Caxias.



 Neste Dia Internacional da Igualdade Feminina o Blog do Ezequias Martins pública as palavras de agradecimentos da vereadora de Caxias Cynthia Lucena Progressistas, que foi impossada nesta segunda-feira (23),Procuradora da Mulher na Câmara, numa linda solenidade.

A solenidade contou com a presença do prefeito Fábio Gentil, da secretária de governo Amanda Gentil, Susan Lucena, Diretora da Casa da Mulher Brasileira/MA, da deputada estadual Daniella Tema, uma das protagonistas do evento, e tantas outras autoridades e personalidades feminina que luta em defesa da mulher maranhense.












"Que dia, que momento! Da concepção até a posse na manhã de hoje (23), a Procuradoria da Mulher na Câmara de Vereadores de Caxias foi pensada para dar mais dignidade e respeito, bem como garantir acesso a justiça e proteção às mulheres de nossa cidade. 

Assumir o comando deste instrumento é, ao mesmo tempo, motivo de muita alegria e também de gratidão pela confiança depositada em mim. 

Enquanto vereadora e, principalmente, enquanto mulher, me esforçarei ao máximo para cumprir com zelo e lealdade mais esse compromisso perante a sociedade Caxiense, e em especial as Mulheres que aqui vivem. 

Não posso deixar de agradecer a presença de todas as pessoas que se fizeram presente neste momento tão especial, o que faço em nome da deputada @daniella_tema e a Diretora da Casa da Mulher Brasileira no Estado do Maranhão, minha prima, @susanlucena3 e ainda o nosso prefeito @fabiogentiloficial  vice @paulomarinhojrofc colega vereador @teoduloaragao_ta  as secretárias @anacdamas2017 @amandagentill @elisatorres4795 @lacsoares @lyciawaquim @prof.jesusandrade

Grande abraço!

#vereadoracynthialucena #caxiasma #mulher #procuradoriadamulher #agostolilas," agradeceu a vereadora Cynthia Lucena.


Uma luta históricaa busca das mulheres pelo acesso a direitos civis, condições igualitárias de trabalho e representatividade política permanece sendo uma pauta atual. Definido como o Dia Internacional da Igualdade Feminina, 26 de agosto é uma data que reforça a necessidade de debate e de ações efetivas para o alcance da equidade nas mais diferentes esferas da sociedade.

Um dos âmbitos em que há maiores desigualdades de gênero, o mercado de trabalho ainda reflete a tardia inserção feminina. No Brasil, apenas há 58 anos as mulheres conquistaram o pleno direito, perante as leis brasileiras, de exercer uma profissão. A vitóriaem 1962, ocorreu com a revogação do inciso VII do Artigo 242 do Código Civil brasileiro de 1916 – em que o trabalho feminino estava sujeito à autorização do marido.

“Estudos apontam que apesar das conquistas observadas nas últimas décadas, tanto em termos de direitos políticos quanto da crescente participação das mulheres no mercado de trabalho, desigualdades de gênero ainda persistem em vários aspectos da vida social, sendo o econômico talvez um dos mais visíveisDentro desse contexto, estão fenômenos como as diferenças salariais entre homens e mulheres que desempenham as mesmas funções; a segregação sexual no mercado de trabalho; a inserção feminina em empregos mais precários; bem como a sobrecarga nos trabalhos domésticos, destaca a professora Patrícia Grossi, docente da Escola de Humanidades e pesquisadora na área de violência de gênero e políticas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário