sábado, agosto 21, 2021

Um avanço importante para as mulheres caxienses: nesta segunda-feira (23) a Vereadora Cynthia Lucena será empossada Procuradora da Mulher.

 

Cynthia Lucena ao lado de Daniella Tema de blusa vermelha em recente conversa em São Luís 

A Câmara municipal de Caxias deu um passo importante na valorização de políticas públicas para as mulheres. Através de um projeto de autoria da vereadora Cynthia Lucena (Progressistas) foi criado a Procuradoria Municipal da Mulher.



Em suas redes sociais a Parlamentar fala dessa importante conquista.

"Tudo o que eu puder fazer para acabar, ou ao menos diminuir, as desigualdades e injustiças contra as mulheres farei sempre com muito gosto.

Assim, com o intuito de ampliar a rede de proteção das mulheres no nosso município e promover um espaço de discussão de políticas mais igualitárias e justas solicitei e os colegas vereadores aprovaram a criação da Procuradoria da Mulher no âmbito da Câmara Municipal de Caxias- Maranhão.


A Procuradoria da Mulher buscará primordialmente garantir maior representatividade, visibilidade e destaque às mulheres na política. 


Além disso, irá unir esforços no combate a violência e a discriminação contra as mulheres em nossa sociedade, qualificar os debates de gênero no parlamento, além de receber e encaminhar aos órgãos competentes as denúncias e anseios da população," ressaltou Cynthia Lucena.

Nesta segunda-feira(23) em Sessão Solene, Cynthia Lucena será empossada como Procuradora da Mulher, Ângela Machado vice-procurador e irmã Nelzir primeira secretária.

A deputada estadual Daniella Tema, Suza Lucena Diretora da Casa da Mulher Brasileira/MA,e outras autoridades do segmento feminino e da classe política vão estar presentes.

CONHEÇA UM POUCO O QUÊ É A PROCURADORIA DA MULHER. 

Procuradoria Especial da Mulher é um órgão não vinculado à Procuradoria da Câmara Municipal de Caxias,sendo portanto um órgão independente, formado por Procuradoras Vereadoras, que tem todo suporte técnico e estrutural da Câmara Municipal.

Por que da Criação?

O espaço da mulher na política vem sendo conquistado com coragem e dedicação, porém, infelizmente ainda, existem preconceitos e violências no cotidiano feminino, mesmo que reduzidos após a criação da Lei Maria da Penha.

Ocorre que tal dispositivo legal não pode ser o único instrumento de defesa feminina, uma vez que ainda existem inúmeras diversidades a serem tratadas no tocante a políticas públicas voltadas para a mulher, tendo como base a saúde, comportamento, vida profissional e pessoal.

Os dispositivos legais vigentes devem ser analisados e aperfeiçoados, sendo a Casa Legislativa um canal importante entre o poder público e a sociedade.

É de suma importância a criação e implementação de políticas para as mulheres, promovendo debates, palestras, seminários e audiências públicas com objetivo de melhor informação, formação e intercâmbio entre as mulheres e a Política por meio da Câmara Municipal de Caxias e CynthiaLucena com a visão que lhe é peculiar buscou criar esse importante instrumento de luta .

Missão

A Procuradoria tem a missão de representar e defender todas as mulheres, recebendo e encaminhando denúncias de violência e discriminação, fiscalizando e acompanhando a execução de programas dos governos federal, estadual e municipal que visem à igualdade de gênero, bem como cooperar com organismos municipais, nacionais e internacionais, além de promover pesquisas e estudos sobre a questão da violência e discriminação contra a mulher, em geral.

A Criação da Procuradoria Especial da Mulher, no âmbito do Legislativo, objetiva contribuir para a redução da desigualdade de gênero no município de Caxias, como instrumento de fortalecimento da democracia, aproximando as cidadãs da participação política perante o poder público, fazendo com que esta Casa de Leis cumpra ainda mais a sua função democrática perante o poder público, a sociedade civil organizada e, também, com comum a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário