domingo, agosto 22, 2021

Hoje é dia do vaqueiro maranhense,Lei criada pelo deputado Fábio Braga.

 


Eu tive a iniciativa da lei que criou o DIA DO VAQUEIRO MARANHENSE no âmbito estadual. E o dia escolhido para tal reconhecimento e comemoração foi o dia 22 de agosto.



Com a criação da lei busquei homenagear os cidadãos maranhenses cuja labuta é o manejo e condução de espécies animais bovinos, bufalinos, equinos, muares, caprinos e ovinos.

Tipo étnico, o vaqueiro é a figura central de uma fazenda. Homem destemido desempenha um trabalho árduo e contínuo. Passa a maior parte do tempo montado a cavalo percorrendo a fazenda, vigiando as espécies de animais criados na fazenda, fiscalizando, enfim, uma justa homenagem a esses homens que merecem um dia para comemorar

A data é também uma homenagem ao Santo Vaqueiro São Raimundo Nonato dos Mulundus, que tem festejo no período de 22 a 31 de agosto em Vargem Grande.

Conta a história, que Raimundo Nonato era um vaqueiro do povoado de Mulundus e teria morrido na lida para pegar o gado na caatinga. Com o passar dos tempos levou fama de milagreiro na região.

O peão foi transformado em santo e venerado pelos escravos e moradores, após o milagre que salvou a vida do dono da fazenda. Mas o corpo desapareceu, surgindo hipóteses apontadas pelo escritor (já falecido) vargem-grandense Jether Joran Martins: “a Igreja o teria levado para Roma; subiu ao Céu; o povo o carregou etc.” (Histórias & Estórias da Minha Cidade, 2002).#saoraimundononatodosmulundus #sãoraimundononatodosmulundussomossaldaterraluzdomundofermentodamassa #vaqueiros #santovaqueiro.

Assessoria de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário