terça-feira, agosto 24, 2021

" A guerra acabou", diz Porta Voz do Talibã, no Catar.



Porta-voz do escritório político do Talibã em Doha, no Catar, Mohammed Naeem afirmou ao Correio, por meio do WhatsApp, que as forças estrangeiras devem cumprir com o cronograma de retirada — até 31 de agosto. 


“O Acordo de Doha deu às forças estrangeiras a oportunidade de se retirarem de nosso país sob um pacto. Elas devem sair, e não permanecer por mais tempo”, advertiu.

Questionado sobre possíveis consequências, caso os militares adiem a saída, Naeem afirmou que as tropas “querem deixar o Afeganistão”. O talibã disse ver um “futuro brilhante para o afegão” e anunciou: “A guerra acabou”. 


Naeem assegurou que o novo governo do Talibã pretende manter relações diplomáticas com todo o mundo, mas avisou: “Não permitiremos que ninguém interfira em nossos assuntos”.

Os EUA prometeram a retirada militar para 31 de agosto. Qual será a reação do Talibã se esse prazo for prorrogado?

Nós esperamos que as forças estrangeiras completem sua retirada de acordo com a data estabelecida por eles. A situação de segurança no aeroporto é bem estável. O Acordo de Doha deu às forças estrangeiras a oportunidade de se retirarem de nosso país sob um pacto. Elas devem sair, e não permanecer por mais tempo.

O Talibã está facilitando a retirada dos civis e militares estrangeiros que ainda estão no Afeganistão?

Esforços estão em andamento para resolvermos este assunto em breve. Nós esperamos que este tema seja resolvido por meio do diálogo.

Quais serão as consequências, caso eles não saiam antes?

Nós não esperamos que fiquem por mais tempo, pois eles também querem deixar o Afeganistão.

Correio brasiliense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário