Para entender o grande dia de hoje 16 de setembro, para o povoado Paú se faz necessário voltar no tempo, pra se entender tudo.
Primeiro: ali tem interligado um no outro, quatro Paú. Vindo do São Francisco do Braga, na MA 123, subindo para o sul no sentido Lagoa do Arroz, você vai encontrar o primeiro, ainda no município de Afonso Cunha, que é o Paú do Genê.
Terminando o município de Afonso Cunha e iniciando o município de Aldeias Altas, está o Paú dos Crentes. Logo em seguida vem o Paú do Zé Norato, o pai de Beleza, e por último, o Paú dos Cordeiros, o último já extremando com o Olho d'água dos 13.
A MA 123, que aqui na região ela sai de Afonso Cunha até a Lagoa do Arroz, município de Aldeias Altas, sempre foi uma importante via de acesso estratégico para mobilidade rural e escoamento da grande produção da região.
A MA 123 do Pau dos Crentes até a Lagoa do arroz já recebeu avanço básicos no passado, mas foi na gestão Kedson Lima que ela avançou muito.
A primeira vez em que o trecho sitado recebeu empiçarramento foi na gestão do então prefeito de Aldeias Altas, Magno Bacelar, o nota 10, de 1993/ 1996.
Agora, a vicinal que sai do Paú do Zé Norato até a Santa Maria ligando as MAs, 123 a 349, no município de Coelho Neto, já tinha ganhado intervenções básica, mas a travessia do Riacho do Boi, que depois do município de Afonso Cunha pra lá é munim, nada.
A obra sempre foi o desejo não só dá população que mora por lá mas também dos que passam na estrada e sempre no período chuvoso os paú eram isolado.
Dia 21 de junho, na abertura da 8ª edição do Campeonato Intermunicipal na Arena Toinho Preto, organizado pelo Beleza e família, eu Ezequias Martins, propus no meu coração, cinco dias antes, conhecendo a sensibilidade humano dos prefeitos Kedson Lima Aldeias Altas e Bruno Silva Coelho Neto, reunir os prefeitos no evento e pedir a eles a tão sonhada obra.
Ao Chegar Kedson Lima e Bruno Silva na entrada da arena, coloquei os braços no ombro dos dois prefeitos chamei de lado o Secretário de Obras e Infraestrutura de Coelho Neto, Fábio Torres e o Organizador do evento Beleza e falei . Parabenizei primeiro os organizadores do evento e os prefeitos por dá o apoio e estarem alí e para justificar o meu pedido, relatei muitas coisas do problema de isolamento na região e deu a palavra para o Beleza conclui .
O prefeitos assumiram que iria fazer a obra.
Temos que reconhecer que diante da problemática pessoas de vários segmentos da sociedade soavam com esse grande momento.
Vereadores e outros políticos de Coelho Neto e aqui destaco o vereador Rafael Cruz que afirmou ter por muito tempo pedido a obra. Como era um pedido dele antigo, ao tomar conhecimento do pacto de Gigantes pelo progresso e desenvolvimento da região, Rafael entrou de cabeça no projeto e todos nós agradecemos sua colaboração e de tantos outros que estão dando força.
Agora vamos falar do grande Dia 16 de setembro de 2025, o Dia que a obra iniciou vídeos e fotos mostram que as bueiros chegaram e amanhã às máquinas iniciarão a tão sonhada obra de ligação do município de Aldeias Altas e Coelho Neto, no Paú.
Todos os paú citados tem quase cem anos de fundação e já tinha esse problema. Eu Ezequias Martins tenho 48 anos, cheguei em em 1979, no Paú dos Crentes para morar terra do meu avô, com dois anos de idade e passei quase toda a década de oitenta convivendo com estes sério problema.
Papai foi obrigado a saí das terras de herança de minha sua esposa, e retornar para o Cafundó, terra que ele tinha se criado, mas do grupo industrial João Santos, empurrado por estes problemas de isolamento.
Por tanto a obra foi esperada
Essa é a saga do Encontro de Gigantes pelo progresso e desenvolvimento da região, que aconteceu no Paú.
Assista ao vídeo
Nenhum comentário:
Postar um comentário