terça-feira, novembro 19, 2019

HOJE ESTÁ COMPLETANDO 109 ANOS DA CHEGADA AO BRASIL DOS FUNDADORES DA ASSEMBLEIA DE DEUS.


Daniel Berg e Gunnar Vingren, os fundadores da Assembleia de Deus. 


Inicialmente a única coisa que eles tinham em comum era a nacionalidade escandinava. Em busca de melhores condições de vida, ambos tomados pela “febre dos Estados Unidos”, saíram da Suécia em direção à América do Norte.

Lá, ambos sendo já crentes, foram alcançados em 1909 pelo poderoso derramamento do Espírito Santo que varia a América naqueles anos iniciais do século passado.

Tendo se conhecido em Chicago, depois de conversar e perceberem que tinham uma chamada em comum, resolveram ir à casa do irmão Adolfo Uldine, pessoa a quem Deus revelara que Gunnar Vingren viria para o Brasil, e aquele, tendo sido arrebatado em espírito, revelou-lhes que Daniel Berg deveria acompanhar Gunnar ao Brasil.

Isso se deu no verão de 1910. Deus não apenas revelou que eles deveriam vir ao Brasil, mas também o ponto de partida, quando e para onde: Deveriam sair de Nova Iorque no dia 5 de novembro de 1910 com destino a Belém (PA).

Os lances que marcaram os dias que antecederam a viagem, bem como o que aconteceu durante a viagem em si, são marcantes. Um deles era que Vingren tinha 90 dólares e Deus tocara em seu coração para doar essa quantia a uma revista de divulgação da doutrina pentecostal. Durante a viagem, quando ainda não haviam chegado a Nova Iorque e foram trocar de trem, passaram por uma cidade e foram a uma igreja. Ali receberam como oferta dos irmãos a quantia de 400 dólares. Quatro vezes mais o que Vingren tinha para a viagem e que doara antes..

Em Nova Iorque tomaram o navio Clement e no dia 19 de novembro de 1910, chegaram a Belém, norte do Brasil, no estado do Pará. Há exatos 109 anos.

Eles não vieram fundar uma nova igreja ou denominação, mas tinham como missão pregar o evangelho completo. O que os levou a deixar a vida que poderia ser promissora nos EUA? A experiência do batismo no Espírito Santo.

(As informações são do Dicionário do Movimento Pentecostal, CPAD, da autoria de Isael de Araujo).


Nenhum comentário:

Postar um comentário