sexta-feira, agosto 10, 2018

Integrantes da Secretaria de Agricultura e Pesca participam da “Oficina de Capacitação de Crédito Instalação” promovida pelo INCRA


Integrantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca participaram da Oficina de Capacitação de Crédito Instalação promovida pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), em São Luís, no prédio do Ministério Público Federal e teve como ministrantes representantes do Incra Nacional e da Superintendência no Maranhão, cujo objetivo foi capacitar técnicos dos municípios que firmaram acordo de cooperação técnica com o Incra. O acordo permite a parceria das prefeituras para disponibilizarem serviços de Ater nos assentamentos viabilizando a política de crédito nessas áreas.





´
Foram apresentados aos técnicos presentes, os decretos e normativos que orientam os ACT (Acordos de Cooperação Técnica) e a aplicação do crédito. Em torno de 62 prefeituras, apenas, firmaram esse acordo e poderão permitir com que as famílias assentadas acessem o crédito instalação nas modalidades Fomento e Fomento Mulher.
Na oportunidade, apresentaram-se as mudanças ocorridas no programa, como o aumento do Fomento Mulher de R$ 3.000,00 (três mil reais) para R$ 5.000,00 (cinco mil reais); os direcionamentos para os municípios elaborarem os projetos; a metodologia a ser aplicada quando do procedimento para o acesso e as fases pelas quais as propostas irão passar após serem protocoladas na superintendência regional.

A partir do acordo e de todo o procedimento a ser realizado, cada família poderá receber até 11. 400,00 (onze mil e quatrocentos reais) para aplicação em projetos produtivos. Em Coelho Neto, cerca de 35 famílias poderão ser beneficiadas, fazendo com que a economia local aqueça e, principalmente, gere oportunidade para as famílias melhorarem suas rendas e a partir daí se desenvolverem socialmente de maneira a ter mais qualidade de vida. Os fomentos são reembolsados com excelente rebate de 80% com prazo de 1 ano e juros de 0,5%.

Vale ressaltar que em maio deste ano, o Prefeito Américo de Sousa assinou um importante acordo de Cooperação Técnica com a Superintendência Regional do INCRA no Maranhão (Incra/MA) a fim de que fossem realizadas ações para possibilitar o acesso ao Crédito Instalação nas modalidades Fomento e Fomento Mulher: “A nossa gestão segue trabalhando diariamente para realizar ações que possam melhorar a qualidade de vida da população, o acordo fomentará o desenvolvimento das atividades agrícolas nos assentamentos, onde serão disponibilizados créditos para a aquisição de ferramentas, máquinas, ou produtos que possam alavancar o trabalho e a geração de renda nas comunidades assentadas”, destacou o Prefeito Américo de Sousa. Leia <aqui> a matéria na íntegra.
Participaram da Oficina, o Secretário de Agricultura e Pesca, Albertino Veríssimo, o Engenheiro Agrônomo, Edvaldo Aguiar e os Técnicos Agrícolas, João Batista, Jardel Barbosa e Daniel Feitosa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário