sexta-feira, agosto 24, 2018

Em clima de lazer e descontração, o Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência encerra as atividades da segunda ação integradora

A Prefeitura de Coelho Neto, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Secretaria Municipal de Saúde, realizou a segunda ação integradora no Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência, Milca Gardênia Oliveira de Araújo, no período de 21 a 24 de agosto, a partir das 14h30. 

Com o tema "Diferentes, mas um só", a ação teve a participação efetiva de várias equipes que contribuíram com atividades que visaram promover a integração e a socialização das crianças, famílias e sociedade.
No primeiro dia de ações, 21/08, foi realizada a acolhida com os pais e posterior orientações ministradas pelo Enfermeiro Francisco Marques acerca dos cuidados que se deve ter com as pessoas com deficiência. Aconteceram também, neste dia, apresentação das crianças do Centro, visitação das Escolas Municipais José Barreto de Araújo e Domingo Jaques, circuito de brincadeiras e pula pula.
O segundo dia de atividades contou com escovação de flúor, colaboração do NASF, no circuito de brincadeiras com as crianças, e uma roda de conversa mediada pelo dentista Amudsen Lacerda voltada para as mães de crianças que precisam urgentemente de tratamento dentário
No terceiro dia, 23/08, aconteceu a acolhida com os pais sobre limite e cuidados com a higiene pessoal, visita das Escolas Municipais Cristo Redentor e Isabel Café, que realizaram apresentações diversas, aula de judô com o Professor Carlos Henrique, de Teresina. As crianças e escolas convidadas deram um show de talentos. Todos fazendo parte de uma história de alegria e superação. Este dia teve a participação da Primeira-dama, Iranete Sousa e da Secretaria de Governo e Articulação Política, Cristiane Bacelar, que num clima de descontração se envolveram prazerosamente nas atividades.
No quarto e último dia, 24/08, as atividades aconteceram no Clube Nassau, onde as crianças e os pais participaram de uma manhã diferente e envolvente com brincadeiras e banho de piscina.
De acordo com a Secretária de Educação e Cultura, Williane Caldas, a ação integradora proporcionou efetivamente o processo de aprendizagem de forma dinâmina, descontraída e com total comprometimento com as crianças do centro de apoio. O objetivo maior foi promover o acolhimento, a interação e o fortalecimento de vínculos entre os usuários do Centro de Apoio e sociedade. Agradeço indistintamente todas as pessoas que visitaram, participaram e contribuíram de forma efetiva para que essa segunda ação fosse realizada. Agradeço sobretudo ao prefeito Américo de Sousa pelo apoio incondicional e pela forma com que vem conduzindo os trabalhos voltados para o Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência." Destacou Williane Caldas, Secretária Municipal de Educação e Cultura.
A Coordenadora Pedagógica da SEMEC, Rosânia Bastos, destacou sobre a deficiência e seu processo de desenvolvimento: "Concordo piamente com Mário Quintana, que diz que deficientes são aqueles que não são capazes de amar e não aqueles que nascem ou adquirem limitações que dificultam seu desenvolvimento motor, cognitivo físico e social".

Nenhum comentário:

Postar um comentário