quinta-feira, agosto 23, 2018

Chico Leitoa mostra perfil politico digno de reconhecimento.


Não se faz politica com promissoras e acordos autenticados em cartórios, mas ainda há politico de vergonha e caráter que zela pela sua palavra.


Chico Leitoa em Timon é essa espécie em “extinção” como a arara azul e o migo leão dourado.

É claro que ao longo de sua história politica Leitoa têm outros belos exemplos de hombridade, mas nos apegaremos com o mais recente que é o que ele fez para com o deputado federal Zé Reinaldo, candidato a Senador.

Nas circunstâncias que lhe levaram a sustentar Zé Reinaldo como o segundo voto de seu grupo politico para o senado poucos homens do Maranhão, fariam, mas ele está fazendo sem retroceder e com a consciência tranquila de bom companheiro.

De padrinho politico Zé Reinaldo passou a ser desafeto declarado do Governador Flávio Dino, mas nem por isso Leitoa deixou o amigo e aliado politico pelo meio do caminho. Afinal o desentendimento entre Zé Reinaldo e o Governador (que não entraremos no mérito da questão) não tirou o brilho de sua atuação por Timon e muito menos o empenho e validade da palavra de Chico Leitoa, para com a sua eleição.

Apesar de atitudes como estas servi de bom exemplo teórico para ser contando, mas na prática muitos pagam preço alto e outros até morrem politicamente por ter sido justo e sincero na politica.
Como há ingratidão no exercício da política partidária!
Politica se faz com gesto e gesto digno de ser referência para a posteridade. Chico Leitoa não poderá ser esquecido e muito menos criticado por este ato de coragem, dignidade e compromisso para com os seus princípios.

Gente que devia muito mais a Zé Reinaldo e bem menos a Flávio Dino abandonou o ex-governador, sem qualquer compromisso com a ética, e com o senso de gratidão.
  
Chico Leitoa e Cleomar Tema, Presidente da Famem e prefeito de Tuntum, primam muito por isso. Mostraram que são fiéis aliados, mas não alienados. Apesar de os dois nomes serem parecidos, mas têm um significado bem diferentes um do outro. Ou seja, aliado é aquele que segue o líder, más não abre mão de dá a sua opinião e até discordar quando achar errado e também ter a coragem de tomar decisões pelos seus princípios e convicções.   
Por mais que você seja um aliado de alguém, mas nunca fique na condição de pássaro novo no ninho com o bico aberto comendo só o que lhe dão, com os olhos vetados.  Afinal redemocratização foi reconquistada, com lutas e, diversas linhas de pensamento, na liberdade de expressão dando lugar ao contraditório.


Nenhum comentário:

Postar um comentário