terça-feira, dezembro 08, 2020

Pode haver nova eleição em Alcântara! Como fica Araioses e outros municípios? A justiça Eleitoral precisa se pronunciar.

 


O Tribunal Regional Eleitoral, na sessão plenária realizada na manhã desta segunda-feira (7), deu provimento ao recurso ordinário apresentado pela Coligação “O Trabalho Vai Continuar”, decidindo, por unanimidade (6 votos a 0), indeferir o pedido de registro de William Guimarães da Silva, o ‘Padre William”, eleito prefeito de Alcântara, por estar inelegível em função de ter suas contas rejeitadas.

Foi reconhecido que o padre está com seus direitos políticos suspensos por cinco anos por condenação em improbidade administrativa com trânsito em julgado em julho de 2018.

O Ministério Público Eleitoral manifestou-se pela procedência da impugnação e pelo indeferimento do registro de candidatura. Padre William já tinha sido prefeito de Guimarães e Santa Helena e perdeu a condição de elegibilidade por conta de convênios com a Funasa e julgamento da ação civil pública envolvendo o FNDE.

Agora, deve ser realizado novo pleito em Alcântara para eleger o prefeito da cidade.

Texto do Blog do Clodoaldo Correia; abaixo texto opinativo do Blog do Ezequias Martins.

A situação do munícipio de Araioses também é constrangedora para a Justiça Eleitoral, assim como em outros municípios maranhenses, a Prefeita Luciana Trinta com diversos problemas na Justiça foi eleita sem que tivesse qualquer impedimento. Agora o clima no município é de impunidade caso Luciana Trinta venha assumir.

 O Blog do Ezequias Martins já abordou esse assunto em matéria intitulada “Com vários problemas na Justiça, Luciana Trinta pode não assumir o mandato em Araioses”. O caso de Araioses é parecido com outras situações em outras partes do Estado.  

A justiça Eleitoral sai destas eleições em descredito e precisa perante a população maranhense ganhar credibilidade, pelo menos de forma atrasada fazer cumprir a lei. As regras deveriam ser claras; impedir quem realmente não podia ser candidato até mesmo antes das campanhas começarem e assim as coisas ficariam mais definidas.

Existem ex-prefeitos que foram eleitos, com menos problemas. Neste caso deveriam ser analisados liberados ao que podiam e impedir aos que não podia, simples assim.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário