quinta-feira, dezembro 31, 2020

Parabéns Felipe Camarão, vida longa e muitas felicidades...

 


Quem está aniversariando nesta quinta-feira, 31, de dezembro, é o secretário de Estado da Educação do Maranhão, Felipe Camarão.

A ele todos nós que fazemos o Blog do Ezequias Martins, desejamos vida longa e muitas felicidades...

"O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer
o seu rosto sobre ti
e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto
e te dê paz.

Parabéns Felipe que Deus venha multiplicar essa data por muitos e muitos anos com muita saúde sucesso.

Um pouco do aniversariante.

  Natural do Rio de Janeiro, filho de um maranhense e uma carioca, Felipe Costa Camarão chegou criança ao Maranhão, onde cresceu e se estabilizou. Formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), é mestre em Direito pela mesma instituição. Aos 23 anos, iniciou sua carreira profissional dirigindo o Procon/MA, pela primeira vez, em 2005.

Foi aprovado, entre outros, nos concursos públicos para escrivão de polícia civil, analista judiciário do TJ/MA e para procurador federal, cargo em que foi empossado, em 2007, no município de Imperatriz, onde chefiou o escritório de representação da Advocacia-Geral da União e foi procurador-chefe da Procuradoria Seccional Federal do município.

 No final de 2008, foi nomeado procurador-chefe da Procuradoria Federal no Maranhão. Em 2011, reassumiu a direção do Procon/MA, cargo que ocupou por mais nove meses, até retornar para a Procuradoria Federal. Exerceu ainda o cargo de procurador-chefe da Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS (PFE/INSS) e o de subprocurador-chefe da UFMA.A convite do governador Flávio Dino, no dia 1º de Janeiro de 2015 assumiu a Secretaria de Estado da Gestão e Previdência. Em agosto deste mesmo ano, foi empossado secretário de Estado da Cultura. Contribuiu, também, com a implantação da Secretaria de Governo. Felipe Camarão é também professor de Direito em cursos de pós-graduação e de graduação da UFMA e da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB).

 Atualmente, é secretário de Estado da Educação, presidente da Fundação da Memória Republicana e diretor do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

Na Academia Ludovicense de Letras – denominada ‘Casa Maria Firmina dos Reis’, em memoria à escritora maranhense, negra, nascida em Guimaraes, Felipe Camarão é o primeiro imortal a ocupar a cadeira de número 24, cujo patrono é o grande intelectual maranhense Viriato Corrêa, que, além de escritor, foi jornalista, dramaturgo e político, nascido em Pirapemas no ano de 1884, e falecido no Rio de Janeiro, em 1967.




Fonte de informações Site do governo do Estado do Maranhão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário