sexta-feira, dezembro 18, 2020

Ainda distante do empoderamento feminino.

 

Karla Gomes de vestido ao lado de Lidiane do Zé Raimundo, e a vereadora Ivonete Brito, mostrando o diplama. 

Em Coelho Neto embora se pregue tanto o empoderamento feminino e haja movimento defendendo o segmento na teoria, na prática isso ainda anda muito longe da realidade.

Apesar de várias mulheres pleitearem um acento no Parlamento municipal em Coelho Neto, das 13 vagas, apenas três serão de mulheres, a partir do próximo ano.  Isso prova que essa história de ampliar a participação da mulher na política ainda está no campo ideológico dos discursos longe da realidade.

A Advogada Karla Gomes PROS, Lidiane do Zé Raimundo PP, e Ivonete Brito, PT, são as três mulheres que foram eleitas para defender politicas públicas voltadas para as mulheres na Câmara de Coelho Neto. Pesa nos ombros destas três mulheres a responsabilidade de defender o segmento feminino, nestes quatro anos.

É mas agora em 2020 já é um avanço. Em 2016, apenas duas mulheres foram eleitas: a também advogada Dra. Camila Liz PROS, e Liza Pires, PC do B, que na oportunidade substituía o seu esposo o então vereador Antônio Pires, que naquele momento foi eleito vice-prefeito.

Neste ano Liza Pires não concorreu porque escolheu ser coordenadora da campanha de seu esposo Antônio Pires que era candidato a prefeito, mas queria emplacar para a vaga, a sua filha que terminou perdendo as eleições.

Camila Liz em 2016 foi candidata à vereadora no lugar de seu pai o vereador advogado Raimundo Oliveira Costa, o Raimundão, que na oportunidade era candidato a vice-prefeito na chapa derrotada do prefeito Soliney Silva que tinha como candidato a prefeito Jademil Gedeon. Agora em 2020, Camila Liz não renovou o mandato.

Por tanto a representatividade feminina na Câmara de Coelho Neto ainda é pequena e precisa a mulher coelhonetense se conscientizar desta necessidade e trabalhar para mudar essa realidade em 2024.

 Lidiane do Zé Raimundo,  Ivonete Brito e Karla Gomes, são as representantes da mulher no Parlamento Municipal de Coelho Neto, nessa legislatura.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário