sexta-feira, março 31, 2023

Importante agenda de Jonas Moura em Brasília, passa pela 24ª Marcha a Brasília em defesa dos municípios.


 


O Secretário de Estado de Transportes do Piauí, Jonas Moura esteve em Brasília cumprindo importante audiência em favor do Estado.



Na madrugada desta terça-feira 28, ele desembarcou na capital federal com a missão de conversar 

 com o gerente de Certificação e Segurança Operacional da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária (GCOP/SIA) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Fábio Magalhães e equipe técnica do órgão, sobre o  processos de homologação do balizamento noturno dos aeroportos de Picos, Oeiras e Bom Jesus.


Jonas Moura saiu da audiência otimista acreditando que os aeroportos das cidades citadas serão habilitados para pousos e decolagens a noite, o que representa uma grande conquista para o Piauí. 

 


“Hoje participei de audiência com o gerente de Certificação e Segurança Operacional da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária (GCOP/SIA) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Fábio Magalhães e equipe técnica do órgão. Na oportunidade, tratamos dos processos de homologação do balizamento noturno dos aeroportos de Picos, Oeiras e Bom Jesus.


O encontro foi bastante produtivo e esperamos que, em breve, os aeroportos sejam habilitados para pousos e decolagens também à noite. 


O balizamento noturno é de extrema importância para os atendimentos emergenciais por meio do SAMU Aéreo. A meta do Governo do Estado, por meio da Setrans, é chagar ao final do ano com autorização para voos 24 horas por dia em 11 aeroportos do Piauí,” explicou Jonas Moura.


Acompanhado do prefeito Júnior Ribeiro, que lhe sucedeu em Água Branca, Jonas Moura chegou à 24ª Marcha a Brasília em defesa dos municípios, integrando a comitiva do Gestor , na manhã desta terça-feira 28 e assistiu às palestras e plenárias em defesa do municipalismo.


Quando prefeito de Água Branca,  Jonas Moura foi Presidente da APPM, Associação Piauiense de Municípios e fez um brilhante trabalho e sua gestão avançou bastante nas pautas municipalistas.


Com o seu poder de Articulação e o bom trâmite que tem em Brasília Jonas Moura levará ao Estado do Piauí a um lugar de destaque no setor de transporte.


Prefeito Fernando Cuba apresenta as demandas de Cedral, na XXIV Marcha a Brasília em defesa dos municípios.



Apesar da vasta experiência em participar das Marchas a Brasília e outros movimentos municipalistas, Fernando Cuba, prefeito de Cedral  viveu uma experiência incrível, na 24ª Marcha a Brasília em defesa dos municípios, que iniciou segunda-feira 27 e, terminou ontem, quinta feira, 30 de março. 


Com o tema, “Pacto federativo: um olhar para o futuro” a 24ª Marcha foi uma das maiores e teve importante inovações para melhor atender os prefeitos de todo o Brasil e avançar mais na busca de importantes conquistas.


Na companhia da Primeira Dama, professora Rosa Cuba, da Chefe de gabinete,  Marluce Mendes o prefeito Fernando Cuba esteve em Brasília, na condição sempre de defensor do seu povo. 


Além de participar assiduamente da programação da 24ª Marcha a Brasília em defesa dos municípios, o prefeito de Cedral esteve em importantes audiência com os Ministros e deputados na busca constante de benefícios para melhorar a qualidade de vida da população de Cedral. 


Fernando Cuba também participou na quarta-feira, 29, da tradicional reunião da bancada maranhense, com os prefeitos do Estado, presente em Brasília. 


O Senador licenciado e Ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino, esteve presente. O deputado federal Juscelino Filho, Ministro das Comunicações também esteve presente, assim como a maioria dos deputados federais do Maranhão e o senador Weverton Rocha PDT. 


A maranhense Sônia Guajajara, que se elegeu deputada federal pelo Estado de São Paulo,  que é Ministra dos Povos Indígenas, também esteve presente na reunião de bancada e participou da ampla discussão da pauta municipalista e falou de como o Ministério dos Povos Indígenas pode promover  Políticas Públicas voltadas para a preservação do meio e biodiversidade de forma sustentável. Fernando Cuba teve uma conversa muito proveitosa com ela. 


Para o prefeito Fernando Cuba essa edição da Marcha a Brasília foi diferenciada e de forte representatividade municipalista. Em conversa com o Blog do Ezequias Martins,  o prefeito de Cedral fez uma avaliação do grande Congresso.


“Ezequias é importante destacar nesta Marcha a consistência da representatividade do Maranhão no cenário Nacional aqui em Brasília. Temos três Ministros maranhenses em pastas estratégicas com um olhar voltados para o municipalismo. É impressionante destacar o trabalho de Articulação da Famem no sentido de aglutinar forças em busca d3 conquistas.  Por tanto não tenho dúvidas de que está sendo muito produtivo a nossa participação na 24ª Marcha a Brasília em defesa dos municípios, pelo trabalho tão bem feito de nossa Entidade municipalista e pela boa vontade que nossos Ministros e deputados estão de trabalhar por nós,” disse, Fernando Cuba,  uma das vozes mais experientes da luta municipalista maranhense.


Em suas redes sociais, o prefeito de Cedral fala desta importante agenda em Brasília. 


“Nesta semana eu tive a honra de participar 24º Marcha dos Prefeitos em Brasília. Foi uma semana de muito aprendizado, troca de experiências e oportunidade que reuniu gestores municipais de todo o país para discutir pautas municipalistas de interesse dos municípios brasileiros.


Durante a semana participamos de reuniões com a presença dos Ministros

Maranhenses, Flavio Dino (Ministro da Justiça), Juscelino Filho

(Ministro das Comunicações) e Sônia Guajajara (Ministra dos

Povos Originários), neste momento inédito onde 10% dos

ministérios nacionais são ocupados por representantes do

Maranhão, levando o nosso Estado a um outro patamar. 


A participação na Marcha dos Prefeitos em Brasília é uma demonstração de comprometimento com a gestão que realizo em Cedral, busco todos os dias aprimorar meu conhecimentos e aprender mais para que tudo seja reflexo da minha gestão e do compromisso que tenho com o povo. Foi muito bom e importante estar durante esta semana com os demais prefeitos e assim aprender muito mais,” concluiu Fernando Cuba, prefeito de Cedral, Maranhão.











Assista ao vídeo, que mostra o prefeito de Cedral na XXIV Marcha a Brasília em defesa de Cedral.




Do alto de sua experiência Mercial Arruda continua sendo uma voz potente do municipalismo.



Mercial Arruda, prefeito de Grajaú-MA, é uma das lendas da luta do municipalismo que esteve presente na 24ª Marcha a Brasília em defesa dos municípios.

Os 25 anos de história deste movimento municipalista se confunde com o legado do mais longínquo líder político de Grajaú que sempre lutou na defesa das bandeiras da municipalidade.

Acompanhado de Flávio, secretário de Administração, de Dr. Thomas, assessor de Comunicação e de seu filho, o deputado estadual Ricardo Arruda, o prefeito de Grajaú participou da 24ª Marcha a Brasília em defesa dos municípios, que iniciou na segunda-feira 27, indo até ontem, quinta-feira 30.

Com a experiência e habilidade que lhe é peculiar a agenda de Mercial Arruda em Brasília foi importante para o município. Ele é daqueles que chaga primeiro ao evento e é um dos último a sair. Mercial gosta da troca de experiências e é um municipalista de vocação e participativo.

participou da 24ª Marcha no Centro Internacional de Convenções, ao mesmo tempo em que teve importantes audiências com deputados federais e e Ministro de Estado na busca de benefícios para o município.

De Flávio Dino, senador licenciado e Ministro da Justiça e Segurança Pública recebeu a garantia de que o município de Grajaú está dentro de suas prioridades.

O Ministro das Comunicações Juscelino Filho, garantiu a Mercial Arruda investimentos para Grajaú. “Não é possível exercer a cidadania sem a conectividade digital", afirmou Juscelino Filho. "Estamos iniciando estudos para uma política nacional de inclusão digital pautada em dois eixos: conectividade significativa e universal e promoção das habilidades digitais", e o município de Grajaú está incluso nas ações do Ministério,” afirmou.

A Reformulação do Pacto federativo é algo que Mercial Arruda continua defendendo e acreditando, como uma das saídas para o crescimento e autonomia dos municípios brasileiros.

Ao longo de sua trajetória, o prefeito de Grajaú já presenciou avanços e conquistas que certamente melhoraram a qualidade de vida da população brasileira, sobretudo maranhense, como fruto das mobilizações municipalistas.

Foi com a sensação do dever cumprido e com boas notícias de seu intenso trabalho em Brasília, que o prefeito Mercial Arruda retorna para Grajaú depois do encerramento de mais uma edição da Marcha a Brasília em defesa dos municípios.

O prefeito de Grajaú destacou o importante papel da Famem, Federação dos municípios do Estado do Maranhão, na 24ª Marcha a Brasília em defesa dos municípios. Para Mercial o prefeito Ivo Rezende e o seu tio Miltinho Aragão, Diretor Geral da Entidade fizeram excelente trabalho de Articulação e mobilização dos prefeitos na capital federal e acima de tudo avançaram nas conquistas das principais bandeiras municipalistas.











Entrevista do prefeito Arquimedes Bacelar de Afonso Cunha.

 


ENTREVISTA COMPLETA DO PREFEITO DE AFONSO CUNHA @arquimedesbacelar AO PROGRAMA HORA D @sergiomurilodeaguiar @difusoratv @sbt SOBRE A SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA QUE VIVENCIA O MUNICÍPIO

Assista ao vídeo. 





Deputado Ricardo Arruda participa da XXIV Marcha a Brasília em defesa dos municípios .



O deputado estadual Ricardo Arruda MDB, participou da XXIV Marcha a Brasília em defesa dos municípios, como um defensor intransigente das bandeiras da municipalidade. 




O evento aconteceu no Centro Internacional de Convenções do Brasil, iniciando segunda-feira 27 e,  encerrando  ontem, quinta-feira 30.

Com o tema, “Pacto federativo: um olhar para o futuro,” o evento reuniu deputados estaduais de várias regiões do Brasil que se somam na defesa dos municípios brasileiros. 


Ricardo Arruda chegou a participar de outras edições da Marcha quando era Secretário de Administração e Finanças do município de Grajaú. Agora ele participa da 24ª Marcha a Brasília em defesa dos municípios, como deputado estadual e dá a sua contribuição a mobilização da Famem, Federação dos municípios do Estado do Maranhão, com sua visão e vocação municipalista.



“Seguindo nossa proveitosa agenda em Brasília, participei de reunião com o Ministro das Comunicações, @juscelinofilho, promovida pela @famemoficial, que congregou um número expressivo de prefeitos do Maranhão.


Discussão importante sobre Inclusão digital e a garantia de que os projetos e iniciativas do Ministério das Comunicações, para ampliação da conectividade, chegarão aos municípios maranhenses,” comemorou o Parlamentar. 


Ainda em Brasília Ricardo Arruda acompanhado de seu pai, Mercial Arruda, prefeito de Grajaú e, de demais gestores teve uma importante audiência com o Senador licenciado e Ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino. 


“No início da noite de ontem (28), acompanhei os Prefeitos Mercial Arruda (Grajaú), Antonio Coelho (Sítio Novo) e Domingos França (Montes Altos) em audiência com o Ministro @flaviodino. 


Na pauta, investimentos do Ministério da Justiça para tornar os municípios da região mais seguros.


Agradeço a disponibilidade do nosso Ministro em recepcionar nossos prefeitos e sua acolhida sempre fraterna e calorosa,” pontuou o Parlamentar.


Tem sido cada vez mais presente a participação de deputados estaduais do Maranhão nas Marcha a Brasília em favor das demandas dos prefeitos maranhenses.


O deputado estadual Ricardo Arruda defende abertamente a reformulação do Pacto federativo, como única alternativa de avanço das pautas prioritárias do municipalismo.


Ricardo Arruda chegou na Assembleia Legislativa do Maranhão como um dos pilares do municipalismo Maranhense e avança em busca de conquistas importantes para a população maranhense.



Taniery Cantalice é protagonista na XXIV Marcha a Brasília em defesa dos municípios.








“Movimento Mulheres Municipalista tem participação no palco principal da XXIV MARCHA EM DEFESA DOS MUNICÍPIO. O palco principal foi tomado no fim da manhã desta quarta-feira, 29 de março, pela cor lilás, que representa o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM). Prefeitas, vereadoras, parlamentares subiram ao palco para reforçar a importância da presença feminina na política. O empoderamento feminino e a maior participação delas na política tomou conta dos discursos proferidos. E mais uma vez, pelo oitavo ano consecutivo participei como representante maranhenses, levando sempre um pouco sobre minha experiência no combate à violência de gênero e aprendendo mais com todas as mulheres que ali estavam,” escreveu em suas redes sociais ela.


A AUDIÊNCIA DE TANIERY CANTALICE COM O MINISTRO FLÁVIO DINO.



Finalizando o dia de ontem visitando nosso Ministro @flaviodino que tive a honra de parabeniza-lo pelo trabalho que vem desempenhando a frente dessa pasta tão importante, na oportunidade conversamos sobre Tuntum, sobre os pedidos que levei em nome do @temacunha para nosso povo e em nossa conversa Flávio lembrou de reivindicações antigas do nosso líder e disse que estava ali pronto para ajudá-lo e umas das obras lembradas foi o IEMA, que é uma reivindicação antiga e que irá colocar pra frente a pedido do Tema para que possamos ter mais acesso a estudo de qualidade para nossos tuntuenses. Obrigada por estar sempre de portas abertas para nós.


Audiência com Hildo Rocha.



“Hoje em Brasília, estive em nome de @temacunha visitando nosso amigo e Secretário executivo do Ministério das cidades @hildorocha onde na oportunidade falamos sobre política, sobre nosso Maranhão e em Especial nossa Tuntum. Pedindo melhorias, pedindo benefícios para nosso povo e nossa cidade que temos tanto amor e claro que ele se colocou totalmente a disposição de ajudar . Quero aqui agradecer pela recepção e por ajudar nosso povo Tuntuense que tanto precisa,” concluiu. 


Assista ao vídeo 




A 2ª Primeira Dama de Aldeias Altas.



Ivoneide Gaido, 2ª Primeira Dama de Aldeias Altas-MA,  se despede da Março,  mês das Mulheres em grande estilo. 


Ela esteve participando de um encontro " Com elas, face a face com Deus. 


O evento reuniu mulheres evangélicas que fazem a diferença na pregação da palavra de Deus. 


De como realizou um grande trabalho.


No início da gestão do prefeito Kedson Lima, Inoneide Gaido fez um grande trabalho como secretária de Assistência Social criando e promovendo política públicas. A população de Aldeias Altas jamais vai esquecer.


Ao lado do esposo,  Márcio Gaido, vice-prefeito de Aldeias Altas,  ela sem cargo público, mas continua  trabalhando em favor do município.





  



PARNARAMA: GARANTIR DIREITOS E DEFENDER O SUS, A VIDA E A DEMOCRACIA.



 A Prefeitura Municipal de Parnarama, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e atendendo às prerrogativas do Conselho Municipal de Saúde, realizará nesta próxima terça-feira, dia 04 de Abril, a Plenária Municipal de Saúde, evento que faz parte como etapa da 17.ª Conferência Nacional de Saúde.

A Plenária irá ocorrer nas dependência da Câmara Municipal de Vereadores, situado na Avenida Carolina, no Centro da cidade.

O Tema Geral: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”,  e serão debatidos 04 (quatro) eixos temáticos na plenária:

  1. O Brasil que temos. O Brasil que queremos;
  2. O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;
  3. Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e
  4. Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

O evento contará com  uma grande participação popular, dos mais diversos segmentos da sociedade, e contará com a presença de várias autoridades, além de secretários e coordenadores municipais.

A Plenária encerrará-se com as propostas expostas e aprovadas pelamaioria dos participanetes, sendo que as mesmas serão  inseridas no Plano Municipal de Saúde e no Relatório Final que será encaminhado ao Pleno do Conselho Estadual de Saúde – CESMA e ao Conselho Nacional de Saúde – CNS.

É a saúde de Parnarama seguindo no trilho do desenvolvimento.

#Viva_O_SUS


Texto e Fotos: Aristeu Carvalho

Célia Xakriabá comemora a retirada do projeto de Lei 191/2020, como fruto de seu mandato.



Célia Xakriabá ,a primeira indígena eleita deputada federal por Minas Gerais, não veio brincar no Congresso Nacional. Com apenas 60 dias de mandato ela já se consolidou como uma Guardiã da biodiversidade, sobretudo da natureza em Brasília. 

Em suas redes sociais ela dá detalhes da vitória.


"Em 60 dias de mandato, uma vitória muito importante para a nossa luta. A pedido do nosso mandato e da bancada do @psolnacamara , o governo @lulaoficial retirou o Projeto de Lei 191/2020, de auroria do desgoverno Bolsonaro e que regularizava mineração, garimpo e grandes empreendimentos hidrelétricos em terras indígenas. 


É tempo de frear a boiada, a mineração o garimpo, o desmatamento e toda a destruição. O reflorestar passa por cada uma dessas vitórias. 


E parabéns também a parentíssima ministra @guajajarasonia e o @minpovosindigenas que atuou diretamente nesse processo. 


#bancadadococar

#bancadapsol

#povosindígenas 

#reflorestarocongresso", escreveu ela em suas redes sociais. 

Silvany Barros, Guardião de Manoel Vitorino e do CISUDOESTE participou da 24ª Marcha a Brasília em defesa dos municípios.



O presidente do consórcio CISUDOESTE e prefeito de Manoel Vitorino, na Bahia, Silvany Barros, marcou presença na marcha dos prefeitos em Brasília com o objetivo de buscar soluções para problemas enfrentados pelas cidades da região e trazer investimentos para o nosso município.


Durante a marcha, Silvany teve a oportunidade de se reunir com representantes de diversos órgãos e ministérios do governo federal para apresentar as demandas de Manoel Vitorino e discutir possíveis soluções e investimentos para o município. 


Na oportunidade Silvany Barros visitou também o senador Otto Alencar, solicitou dele ajuda para a saúde do município de Manoel Vitorino, e o senador prontamente empenhou 400 mil reais para custeio em atenção básica em saúde.


Além disso, a presença do prefeito no evento possibilitou a troca de experiências com outros gestores municipais, enriquecendo seu conhecimento sobre as melhores práticas em gestão pública.


A participação de Silvany Barros na marcha dos prefeitos demonstra sua disposição em trabalhar em prol do progresso da nossa cidade e de toda a região.

Assessoria de Comunicação. 

Foi realizada com sucesso a 9ª Conferência Municipal de Saúde de São Domingos do MA




A Conferência Municipal de Saúde tem a finalidade de avaliar a situação de saúde da população, a estrutura das redes de serviços e de atenção à saúde, os processos de trabalho da Secretaria Municipal e a formulação de diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal.


O evento que já está na nona edição, trouxe como tema principal: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia- amanhã será outro dia”


Promover a participação da sociedade civil na construção de políticas públicas de saúde mais justas e efetivas, trazendo como resultado o bem-estar da população.


Texto e fotos da Assessoria de Comunicação.