segunda-feira, dezembro 21, 2020

O fator Rosário Leal na gestão de Bruno Silva.


 

Sem tocar na vida pessoal de Rosário Leal, futura secretária de educação de Coelho Neto, irei aqui fazer no campo jornalístico opinativo uma análise do assunto.

Humana, articulada e muito competente, do ponto de vista administrativo a aquisição de Rosário Leal, é extremamente positivo, mas no campo politico faz um pequeno estrago na gestão logo antes de começar.

Uma grande parte da comunidade educacional coelhonetense esteve no projeto Bruno Silva o ouvindo criticar secretários de fora, com isso ele passava a segurança para seus apoiadores de que os membros de sua gestão iriam ser genuinamente coelhonetense, assim muitos acreditavam copiosamente que o secretário ou a secretária de educação estaria dentro dos soldados de luta e nunca imaginaram que a ungida seria alguém que não tem nas mãos a legitimidade da participação na guerra. Esse é o primeiro problema.

Bruno Silva acredita muito, mas muito mesmo, na competência de Rosário Leal a ponto de pisar em dois critérios elegidos por ele. O primeiro é o de não colocar secretário de fora; o segundo é que mesmo Rosário sendo a cara da gestão de Soliney e até da administração do prefeito Magno Bacelar, iniciando com Dra. Márcia, quando o prefeito eleito quer implantar novidades, insiste em colocar a veterana da educação no cargo.

Eu particularmente acredito no sucesso da gestão da nova secretária de educação, mas a equipe de bombeiro do governo precisa entrar em ação e apagar o foco de incêndio gerado por sua chegada. Embora esteja pequeno, mas é como fogo de monturo, queimando em silêncio e sem uma localização exata, o que pode causar um estrago mais tarde.  

Incêndios de proporções incalculáveis em outras gestões municipais de Maranhão a fora começaram exatamente assim, quando muitos despercebidos não deram a devida atenção e só partiram para agir tarde demais.  

Bruno Silva precisa saber que agradar aqueles que carregaram nas mãos e no coração a bandeira de luta, com carinho e respeito, é regra básica intransponível que um líder politico que quer ter sucesso tem que praticar continuamente.

Por essa e outras razões é que o prefeito eleito de Coelho Neto, precisa se cercar de pessoas idôneas prudentes que não estejam agindo no calor da disputa eleitoral, mas que olha amplamente para o futuro e tenha a consciência da grande responsabilidade e desafio que lhe aguarda, e que é muito melindroso cuidar de gente.  

Com isso eu não estou querendo dizer que Bruno Silva precisa compor o seu time, com adversários. Eu acredito que entres os integrantes de seu grupo tem pessoas com essas qualidades, afinal, tem como se fazer politica e gestão com os mesmo personagens e não fica caro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário