quinta-feira, outubro 31, 2019

Deputada Mical Damasceno realiza Sessão Solene em homenagem aos 502 anos da Reforma Protestante


Nesta quinta-feira, 31, a Deputada Mical Damasceno realizou Sessão Solene em Homenagem aos 502 anos da Reforma Protestante.


A Reforma Protestante é o principal marco histórico do segmento evangélico e que demonstra renovação e rompimento com a Igreja Católica, a partir das 95 teses de Lutero, afixadas na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg em 31 de Outubro de 1517. 


Na ocasião, fizeram-se presentes diversas lideranças religiosas, dos vários segmentos evangélicos no Maranhão, como pastores da Assembleia de Deus e de Igrejas Batistas. Representando  o Governador do Estado esteve presente o Secretário de Estado Enos Ferreira, secretário de Relações Institucionais, e ainda os Deputados Zito Rolim, Wendell Lages e Felipe dos Pneus.

Sobre esta homenagem, destacou a Parlamentar: “A data de hoje serve para que o povo cristão recorde da extrema dificuldade que havia de se consultar uma Bíblia ou até mesmo ouvir a Palavra de Deus em um idioma que não fosse o latim. Hoje é dia de comemorarmos, de nos confraternizar, pois a atitude de Martinho Lutero no dia 31 de Outubro de 1517 nos trouxe liberdade para podermos dizer: Somente a Deus seja a Glória”

Da assessoria da deputada 


Júlio Cesar parabeniza o seu irmão Carlos Alberto em seu aniversario.


Nesta quarta-feira, 30 de outubro, o empresário de Mata Roma Carlos Alberto Almeida Neto, esteve de aniversario.

Pelo que se percebe foi feito uma festa entre amigos e familiares para comemorar a data natalícia do empresário.

O seu irmão Júlio César, líder da oposição em Anapurus e pré-candidato a prefeito naquele município, participou das festividades de comemoração do aniversário que aconteceu ontem, quarta-feira, 30, e ainda compartilhou com seus amigos nas redes sociais a festa e sua satisfação de está ao lado de seu irmão. 

 “Família! Que seu coração esteja sempre em festa, porque você é especial pra nós. Parabéns Carlos Alberto Almeida Neto Almeida pessoa iluminada,” disse Júlio Cesar, em seu Facebook.

As homenagens de Cristiane Bacelar aos 126 anos de Coelho Neto.


A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo José Sampaio, pessoas a sorrir, pessoas sentadas

Ao amanhecer esta quinta-feira, 31 de outubro, quando Coelho Neto, está completando 126 anos de emancipação politica, Cristiane Bacelar, ex-vereadora atual Coordenadora Social da SECID, Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão, fez belas homenagens ao município em suas redes sociais.

O Blog do Ezequias Martins as publicou e traz para você. Acompanhe.
Logomarca da Celulose e Papéis do Maranhão
Empresa que deu origem a Itapagé
Coelho Neto 126 anos

História de Coelho Neto 1850
A predecessora
D. Ana da Cunha Martins, esposa de Bernardo José Martins, adoeceu gravemente e foi transportada em uma rede carregada por escravos das propriedade de Santana Velha até Caxias, porém a doença era terminal e sobreviveu até o engenho Itapirema, casa grande do cunhado, Cel Antonio José Martins, onde faleceu. D. Ana foi enterrada no Curralinho em 1850, no local onde posteriormente, seu esposo Bernardo mandou construir a igreja, doada para Freguesia de Santana, que somente ficaria pronta em 1852. Sua família era católica praticante, muitos dos descendentes ilustres da família Martins Bacelar tiveram seus entes queridos enterrados na igreja. A lápide de Ana da Cunha Martins ficava em frente do altar principal, para que todos os atos sagrados praticados pelos padres na igreja estivessem também homenageando sua extremada e querida esposa.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Olha aí um bilhete de seu Duque que está com 79 anos, parabéns Coelho Neto, pelos seus 126 anos. 
A imagem pode conter: texto
Neste dia faço uma justa homenagem ao autor da letra do Hino de Coelho Neto, *José Sampaio*, que representa a cultura coelhonetense e se eternizou nesta autoria de amor e dedicação à sua terra.
Parabéns por seus filhos
Coelho Neto 126 anos

Coelho Neto terra querida
Grande é a tua localização
À margem esquerda do Rio Parnaíba
Fronteira leste do Maranhão

No teu seio de imenso progresso
A indústria brotou de repente
Coelho Neto, teu nome reflete
A potência que tem nossa gente

Recebes, cidade querida
De nossa vida todo ideal
Por tua gente serás protegida
Com civismo, paz e moral!

És tão simples por tua modéstia
Tão grande são tuas tradições
E teu povo fraterno e honesto
Alegria tem em seus corações

Os teus lindos campos molhados
Florescem sobre esse Céu escuro
E as somentes dos antepassados
Seja fruto do nosso futuro

Recebes, cidade querida
De nossa vida todo ideal
Por tua gente será protegida
com civismo, paz e moral.




Parabéns Coelho Neto, pela vereadora Camila Liz



A imagem pode conter: texto





Vereador Júnior Santos parabeniza Coelho Neto, pelos seus 126 anos de emancipação política.


A imagem pode conter: Júnior Santos, a sorrir, closeup

Leia a mensagem do vereador Júnior Santos, líder do Governo, em homenagem aos 126 anos de emancipação política de Coelho Neto.

 “Uma cidade é sempre mais importante do que quem a governa. Uma cidade é sempre maior do que projetos pessoais e políticos de qualquer um”.
“Neste 31 de Outubro desejamos que cada munícipe seja um ponto de apoio nesta construção diária, com valores sólidos, que ajude preparar as crianças e jovens, neste processo contínuo de transformação. Semear ações e colher conquistas, buscando no presente o futuro! Desejamos que as conquistas da comunidade sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã e que nossa perseverança é a luz que ilumina o caminho rumo a uma cidade mais justa.
Parabéns gente guerreira que tem vontade de vencer!
Parabéns Coelho Neto !!!


Parabéns Coelho Neto, com Wilson Vaz

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

A homenagem da Leide Tur Turismo a Coelho Neto, pelos seus 126 anos de vida.


A Leide tur turismo juntamente com seus colaboradores neste dia 31 de Outubro, que a nossa cidade completa 126 anos, e hoje, nada mais justo que parabenizar o povo coelhonetense, gente de bem, guerreira, honesta e batalhadora que, com seu trabalho diário, constrói o desenvolvimento da nossa cidade dentro das suas possibilidades não mede esforços na busca do crescimento e de melhores dias para essa cidade. Feliz aniversário minha querida Coelho Neto.
Nenhuma descrição de foto disponível.

É com dinheiro no bolso que os Servidores Públicos Municipais de Coelho Neto, vão comemorar os 126 anos de emancipação do município.

Nenhuma descrição de foto disponível.

“Bom ver um maranhense fazendo sucesso”, disse Othelino Neto ao receber autor do hit “Caneta Azul”

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), deputado Othelino Neto (PCdoB), recebeu, nesta quarta-feira (30), a visita do cantor popular maranhense Manoel Gomes, que ganhou fama depois de viralizar nas redes sociais um vídeo seu cantando o hit “Caneta Azul”, de sua autoria, tornando-o sucesso nacional e internacional e fenômeno instantâneo da Internet. O encontro foi marcado por momentos descontraidos, do qual também participaram os deputados Rafael Leitoa e Duarte Jr.
Natural do município de Balsas, essa foi a primeira vez que Manoel Gomes veio à capital São Luís, onde cumpriu uma extensa agenda de entrevistas a veículos de comunicação local e visitou a sede do Parlamento Estadual. Durante o encontro com o presidente da Alema, Manoel Gomes contou um pouco da sua história e disse que compõe desde os 15 anos.
“A Assembleia é a Casa do Povo e é razão de muita alegria receber a todos. O Manoel Gomes despontou com a música ‘Caneta Azul’, que está fazendo sucesso no Brasil e no mundo. Foi um prazer conhecê-lo. Bom ver um maranhense fazendo sucesso. Espero que ele, que é um cidadão humilde e tem apenas o ensino fundamental, possa melhorar sua vida e a de sua família”, desejou Othelino.
O hit ‘Caneta Azul’ já foi repercutido por diversos artistas de renome, como Wesley Safadão, Alok e Simone e Simária. Ganhou, inclusive, versões internacionais. Para Manoel Gomes, que trabalha como vigilante, o sucesso repentino o incentivou a seguir com o sonho de cantar profissionalmente.
“Sempre tive esse sonho, desde criança, de ser um artista. Desde os 15 anos faço músicas e sempre pedi a Deus essa oportunidade”, declarou.

Parabéns Coelho Neto, pelos seus 126 anos de emancipação política.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Prefeito Américo de Sousa dá uma ótima notícia à população de Coelho Neto, no dia em que o município está completando 126 anos.


A imagem pode conter: 1 pessoa, a sorrir, mesa e interiores
Bom dia coelhonetenses, Gostaria de iniciar este dia cumprimentando a todos, parabenizando cada um de “nós” cidadãos e cidadãs que amam essa cidade e torcem imensamente pelo sucesso, desenvolvimento e crescimento de Coelho Neto.

A imagem pode conter: 21 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé, sapatos e interiores
A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas em pé
Quero apresentar a vocês parte importante dos investimentos que a Prefeitura de Coelho Neto, hoje sob a gestão de pessoas verdadeiramente comprometidas com a cidade, tem feito em benefício de todos indistintamente.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé
É com muito orgulho que comunico a todos que a primeira etapa da reforma que fizemos no Hospital Municipal e Maternidade de Coelho Neto esta concluída. Agora nossa população, e também, das cidades vizinhas que com frequência recorrem a nossos serviços de saúde, dispõem de uma estrutura mais humanizada. São 40 leitos novos em enfermarias totalmente climatizadas, seguindo um padrão que você encontra em grandes hospitais das capitais. Temos camas novas, modernas e de 1ª qualidade, bem como toda uma estrutura de apoio totalmente nova.

Lembrando que anteriormente já havíamos feito toda a revitalização do Centro Cirúrgico.
Todo esse investimento só foi possível com planejamento seguido a risca, enorme empenho de nossos colaboradores e grande esforço de todos. Salientando, que aqui estão investidos parte significativa dos recursos que economizamos quando optamos por não fazer a Festa Cultural alusiva aos Festejos de Sant’Anna.

Sei que agora virão críticas incoerentes daqueles que só apontam defeitos mas são incapazes de reconhecer acertos. Para estes quero dizer que de antigo ali só tem as paredes, tudo foi renovado, do azulejo ao vaso sanitário; da pia ao bocal da lâmpada; da janela à ripa no telhado; do gesso no teto a maçaneta na porta. Contente-se, pois agora Coelho Neto tem uma gestão que não vive de maquiagens!

Na última noite visitei o Hospital, conversei com nossos colaboradores, que demonstraram grande empolgação e satisfação pelo novo ambiente de trabalho, que já esta em pleno funcionamento. E prontamente já determinei o início da segunda etapa das obras de revitalização do Hospital Municipal e Maternidade.

Em breve teremos 100% do Hospital revitalizado, climatizado, com Centro de Parto Normal Humanizado e oferecendo novos serviços de saúde para os coelhonetenses, e amigos de cidades vizinhas.

Esse é o melhor investimento que se faz à toda população.

A imagem pode conter: mesa e interiores
A imagem pode conter: mesa e interiores
A imagem pode conter: mesa e interiores

Fotos e texto do Facebook do prefeito Américo de Sousa.


A Homenagem de um dos filhos de Coelho Neto, em seus 126 anos de emancipação política.

A imagem pode conter: Nonato Leal, a sorrir, texto e closeup

quarta-feira, outubro 30, 2019

Rafael Leitoa comemora sucesso do “Assembleia em Ação” em Timon

A entrega de 10 viaturas para o 11º Batalhão de Polícia Militar de Timon e a segunda edição do Programa “Assembleia em Ação” formaram o pronunciamento do deputado Rafael Leitoa (PDT) na manhã desta terça-feira (29), na Assembleia Legislativa.
Os eventos aconteceram na última sexta-feira (25), na cidade de Timon e contaram com a presença de vários deputados, representando diversos municípios do Maranhão.
O deputado lembrou que por intermédio do Projeto de Lei 480/2019, de autoria do presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), as prefeituras puderam firmar convênio com Executivo estadual na área de Segurança Pública, o que possibilitou a entrega das 10 viaturas em Timon. 
“Essas viaturas precisam, obviamente, de policiais para conduzi-las e trabalhar. Com certeza, com o Projeto de Lei aprovado, a jornada operacional de trabalho desses policiais será paga pela Prefeitura. O Prefeito Luciano doou anteriormente motocicletas para a Polícia Militar, que já instalou o Programa Ronda Escolar, agora inova com o Programa Patrulha no Bairro, em parceria com a Polícia Militar, mas graças a uma Lei aprovada por nós, aqui na Assembleia, tornando legal o uso do policial militar além da sua jornada, sendo ele recompensado pelo serviço extra’, destacou Rafael Leitoa.
Assembleia em Ação
O deputado Rafael Leitoa, ressaltou a importância do Programa “Assembleia em Ação”, que aproxima os deputados da população. Em Timon, o Programa contou com a participação da classe política local, do Senador Weverton Rocha (PDT) e 16 deputados estaduais, sociedade civil organizada e políticos das regiões próximas ao município.
Durante o pronunciamento, em apartes, os deputados César Pires e Othelino Neto, agradeceram a hospitalidade do prefeito Luciano, do ex-deputado Chico Leitoa e do deputado Rafael, que recepcionaram, segundo eles, de maneira atenciosa, apresentando a cidade e as políticas executadas pela gestão do prefeito Luciano Leitoa, apoiada pelo deputado Rafael, que busca sempre alinhar as ações estaduais às necessidades do município.
Blog do Marco D'Eça. 

Deputada Mical Damasceno abraça campanha para tratamento de criança que sofre com síndrome rara.

*

Na Sessão desta quarta-feira, 30, a Deputada Mical Damasceno subiu à Tribuna da Assembleia Legislativa para relatar o caso do Menino Nauro.

Nauro, 13 anos, que vive do Município de Cajari, sofre de uma rara Distrofia Muscular de Duchenne. A doença atinge 1 a cada 3500 meninos, especificamente do sexo masculino. O tratamento ainda encontra-se em fase de testes e no Brasil ainda não há tratamentos convencionais.

Para realizar o tratamento, Nauro precisa ir à Tailândia, e foi esta a pauta que a Parlamentar trouxe à Tribuna, pedindo que os pares deputados e toda a sociedade abraçassem a campanha para ajudar Nauro em seu tratamento.

Destacou a Parlamentar: “Conhecemos a História de Nauro através do Vereador Cajariense Dr. Ítalo Bonifácio e nos sensibilizamos com a situação. Este também é o papel do verdadeiro parlamentar: dar voz àqueles que precisam, ajudar o próximo e convocar os pares para que também o façam!”

Na tribuna, a Deputada disponibilizou o número da conta da mãe do menino Nauro para que todos possam abraçar também a campanha fazendo sua contribuição.

Dados bancários:
Heritane Ferreira Muniz
Agência:2771-5
Conta Poupança: 10623-2
Variação:51
Banco do Brasil

Prefeitura através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo está fazendo intervenções de incentivo ao turismo no Morro da visão.



 A Prefeitura Municipal de Coelho Neto, através da SEMICT – Secretária Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, está realizando intervenções no Morro da Visão, na região ribeirinha do Rio Parnaíba, no sentido de transforma-lo em ponto de visitação turística.

Fomentar o turismo ecológico no sentido de preservar o meio ambiente, criar emprego e renda é uma das prioridades da equipe comandada pelo secretário Nelson Gaspar.

No dia 11 de outubro o secretário Municipal de Indústria, comércio e Turismo Nelson Gaspar, acompanhado de sua equipe de trabalho (Thiago Bastos – Assessor de Apoio ao Microempreendedoríssimo), Nawana Ferrão Moreira (Assessora de Projetos), esteve no Morro da Visão, um dos pontos turístico do município, com o objetivo de melhorar o acesso e garantir a preservação de um dos patrimônios naturais de Coelho Neto.

 Vale ressaltar ainda que o secretário Nelson Gaspar esteve em conversas com representantes do Grupo Industrial João Santos, na Usina Itajubara S/A, Senhor Genival Pereira (Coordenador de Patrimônio do Grupo João São Santos) para tratar da autorização do Grupo para as intervenções que seriam feitas no Morro.

Ainda sobre o que está sendo feito e do que ainda a prefeitura vai fazer no Morro da visão Nelson Gaspar conversou com a Coordenação da APA dos Morros Garapenses a quem a área de preservação pertence.

Para que as intervenções focem feitas na região se fez necessário uma parceria entre a SEMICT e a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, que  no dia 21 de outubro, já deu início aos trabalhos de limpeza, recuperação do acesso, identificação do Local dentre outras ações.

Ao Blog do Ezequias Martins, o secretário Nelson Gaspar, falou das ações da secretaria ressaltando o trabalho em equipe. “nós aqui trabalhando em equipe e a cada dia avançaremos unificados e fortalecidos pelo sentimento de contribuir com Coelho Neto, nessa missão que nos foi confiada pelo prefeito Américo de Sousa,” disse.

Quanto o que está sendo feito no Morro da Visão, Nelson diz: “através de ações simples, mas de grande importância para o desenvolvimento do Ecoturismo e consequentemente o turismo de nosso município é que iremos construindo a cidade que queremos,” disse o Secretário Nelson Gaspar.

Secretário Simplício Araújo destaca avanços de energia sustentável no Maranhão.


Os desafios frente à atual crise econômica, o ambiente favorável aos negócios no Maranhão e os potenciais relacionados a energia sustentável no estado, foram destacados pelo secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, durante o evento Diálogos Capitais- Consórcio Nordeste Maranhão, realizado nesta sexta-feira (25), em São Luís.

Durante a mesa de debate Energias limpas: Nordeste sustentável, o secretário Simplício Araújo frisou os investimentos do setor de energia sustentável no Maranhão, pontuando empresas que usam energia de biomassa, os investimentos em energia eólica e o avanço do gás natural no estado.

Houve destaque ainda para os trabalhos realizados em prol do adensamento de cadeias produtivas, e o incentivo para a transformação de proteína animal, em vegetal. “O Maranhão tem várias potencialidades que contribuem para a geração de energia sustentável. Com os trabalhos que estamos realizando, teremos em breve, gás natural para veículos e indústrias, além, de geração de energia solar.”, disse Simplício Araújo.

Recentemente, a Eneva, que opera blocos de gás natural no Maranhão, assinou termo de cooperação com a Seinc para novos usos de gás natural produzido no estado. A oferta será para uso veicular e industrial, a partir do Campo de Morada Nova, em Bacabal.

O diretor de regulatório da Eneva, Damian Popolo, que participou da mesa redonda, disse que a gestão responsável do Governo do Maranhão, foi crucial para os investimentos da empresa. “Eu sempre falo que se não estivéssemos encontrado a seriedade institucional e a segurança jurídica do Maranhão, nós já teríamos saído. Sem ela [seriedade], não teríamos conseguido”, disse.

A abertura oficial do evento foi realizada pelo Governador em exercício, Carlos Brandão e contou com a presença do secretário de Infraestrutura, Cleyton Noleto e do presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago.


Foto e texto do Instagram de Simplício Araújo.

Autentico pedetista Julião Amim, lembra a memorável vitória de Dr. Jackson Lago, ao Governo do MA, nos 13 anos.

A imagem pode conter: 1 pessoa

Nesta terça-feira, 29, de outubro, completou 13 anos em que o grande líder Jackson Lago, PDT, se elegeu Governador do Maranhão, num ato heroico e histórico para todo o Brasil.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas a sorrir, multidão e texto
Julião Amim, ex-deputado federal por mais de três mandatos,  deputado estadual secretário de Estado, e municipal, uma das figuras mais emblemáticas do PDT, maranhense, não deixou a data passar em braço. Em suas redes sociais, Amim, falou deste fato histórico como alguém que esteve dentro da luta, fez uma analise da conjuntura Nacional e uma acentuada referência do atual cenário da politica mundial.


Julião Amim foi mais do que aliado de Dr. Jackson Lago; ele foi amigo, confidente, companheiro leal e um colaborador da vida pública daquele que foi um dos mais aguerridos Nacionalistas em que o Brasil Já viu.


Veja o que ele escreveu nesta terça-feira, 29 de outubro, ocasião em que estava completando 13 anos da vitória não de Dr. Jackson Lago, mas do Maranhão. 

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas
  Jackson Lago, um exemplo de vida política. Jackson Lago foi um grande opositor ao neoliberalismo, ao combater a #desigualdadesocial e promover o bem-estar do povo com justiça e progresso.


Neste 29, de outubro, há 13 anos, o povo maranhense foi para as ruas comemorar a vitória de Jackson Lago para o #GovernodoMaranhão.

Hoje, o que se vê é um grande movimento popular na América Latina, a exemplo do Chile, em que a Nação desperta para seus direitos, tornando-se protagonista de sua história.


Esses foram os ideais que Jackson Lago sempre cultivou em sua trajetória política, lutando contra uma perversa oligarquia arraigada no Maranhão, por décadas, realizando importantes conquistas com sua agenda social, como a construção de escolas e fortalecimento da saúde.



Jackson Lago lutou pelo povo e o priorizou nas #políticaspúblicas, que deixou como legado.



Coloco Jackson Lago ao lado de grandes lideranças progressistas, dentre as quais Salvador Allende, em quem buscou inspiração.

Me sinto muito honrado de ter estado ao lado desse grande maranhense, percorrendo o #Maranhão inteiro, passando pelas periferias das cidades, portas de fábricas, para construir os caminhos que levariam o povo ao poder.

Foi com sacrifícios, dedicação, amor que trilhamos a mesma estrada, com muita fé no coração de que servir ao povo é a razão de existir do homem público.




A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas