sábado, fevereiro 27, 2021

Evolução no sistema educacional do Estado do MA, cria Nova versão do “Farol do Saber”.

 


Na gestão do secretário Felipe Camarão, o sistema educacional não para de evoluir. A novidade do momento é uma Nova versão do Farol do Saber, um projeto novo, com um design gráfico com técnica e estética que sem sobra de dúvida estimulará um Maranhão Mais Leitor.



No Povoado Macaúba município de Coroatá foi construída essa nova Biblioteca pública que aparece na foto.

O vereador Cássio certamente está muito feliz em ver o Povoado Macaúba, local para a qual ele busca benefício  receber uma obra de tão grande magnitude de como essa que em breve será inaugurada.

Nos próximos dias será entregue mais uma Biblioteca Pública, desta vez no populoso Jacaré, povoado de Penalva.

O secretário Felipe Camarão compartilhou a sua alegria nas redes sociais por essa conquista.

“Nova versão do “Farol do Saber”. Projeto novo, design novo e objetivo de estimular um Maranhão “Mais Leitor”. Essa é a nova biblioteca pública construída pelo governo Flávio Dino em Coroatá, povoado Macaúba. Iremos inaugurar nos próximos dias. Em seguida teremos uma igual no povoado Jacaré, em Penalva,” escreveu o secretário de Educação.

Será se Antônio Pires vai saber administrar o seu marasmo político?

 

O dilema de um ex-vice, que aos poucos vai perdendo a esperança de um dia chegar lá. 



 Depois de perder uma cadeira na Câmara municipal de Coelho Neto que há 20 anos tinha como sua Antônio Pires teve recentemente suas contas de Presidente da Câmara rejeitada e consequentemente os seus direitos políticos cassados.

Depois de colecionar a sua derrota para a prefeitura de Coelho Neto, e a de sua filha, Janiele Pires para a Câmara de vereadores o líder  vai descendo ladeira abaixo na vida pública.

Após as eleições de 2016, Pires saiu do processo fortalecido depois de se eleger vice-prefeito de Coelho Neto, e para o seu lugar na Câmara eleger a sua esposa Liza Pires e pensou que podia romper a aliança que lhe tinha proporcionado isso e se deu mal.  

Embora a atuação da vereadora Liza Pires tenha sido bem avaliada, o desgaste de 20 anos de Pires na vida pública vivendo em berço esplêndido chegou como uma enxurrada e não salvou nada de sua construção.

Resta ao líder político em decadência duas opções: primeira, se unir ao prefeito Bruno Silva PP, e tentar buscar a sua recomposição gradativamente, ou continuar na oposição mudando de tática para ver se ainda volta a cair na graça do povo.

Certa feita o ex-prefeito Antônio Cruz há muito tempo me disse que o político pra continuar em destaque precisa ainda ser para a população um vendedor de esperança; quando aquilo que ele prega passa a não ser mais atrativo para o povão ele cai em descrédito e é exatamente o que está acontecendo com o Velho Prato, que caiu, não quebrou, mas rachou do tombo.

Existe um velho ditado que cavalo selado não passa duas vezes na frente de uma pessoa, mas na presença de Antônio Pires esse Cavalo passou por muitas vezes durante essas duas décadas e o comodismo e falta de visão não lhe deixou amontar.

Antônio pires perdeu a oportunidade de ser prefeito de Coelho Neto, porque tinha apena as condições políticas e não acreditava em sua capacidade de articulação que conseguiria o financeiro. Agora que o financeiro chegou fácil, mas as condições políticas não lhe foram mais favoráveis, quando ele viu as chances se afastarem dele numa velocidade relâmpago.

Resta saber se ele tem humildade suficiente para administrar a sua insignificância no atual cenário politico de Coelho Neto, e aguardar pacientemente pelo recado da senhora da razão, chamada urna.

Se souber administrar bem esse momento difícil, em 2024, Antônio Pires pode voltar por cima na cena política através de sua filha Janiele que apesar de não ter sido eleita, mas mostrou que tem política na veia e habilidade ou via Liza Pires sua esposa, que apesar de não ter tido grandes destaques nos debates do dia-dia do Parlamento, mas ela soube como poucos deixar marcas de seu mandato com a população.


Clodoaldo Corrêa assume a coordenação de comunicação da Famem

 


O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Erlanio Xavier, nomeou o jornalista Clodoaldo Corrêa como novo coordenador de comunicação da entidade.

O novo chefe da comunicação da Famem agradeceu a confiança e disse que manterá o trabalho que estava sendo feito pelo antecessor. “Eu estou confiante que vamos manter a boa gestão de comunicação que vinha sendo feita na Famem desde que o presidente Erlanio assumiu. O trabalho do Leandro Miranda deu uma grande notoriedade ao trabalho das prtefeituras e iremos dar continuidade a este trabalho”.

O ex-coordenador de comunicação, Leandro Miranda, está de partida para Brasilía-DF, onde desempenhará novas funções como correspodente do programa Ponto e Vírgula, da rádio Difusora FM.

Clodoaldo Corrêa é formado em Comunicação Social pela Universidade Federação do Maranhão e trabalhou como repórter e editor do jornal O Imparcial, correspondente no Maranhão dos jornais O Estadão, assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Maranhão e atualmente comanda o programa Ponto Continuando na rádio Mais FM ao lado do radialista Rogério Silva.

Estas informações são do Blog Marrapá

 

sexta-feira, fevereiro 26, 2021

A secretaria de Estado da educação na pessoa de Felipe Camarão emite nota de pesar pelo falecimento do Radialista Juarez Sousa.

 


Nota de pesar – Juarez Sousa

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lamenta profundamente o falecimento do radialista e cantor, Juarez Sousa, aos 54 anos, ocorrido na manhã desta sexta-feira (26). Ícone da cultura popular maranhense, o comunicador sempre deixou evidente seu entusiasmo pelos temas educação e cultura.

Juarez Sousa atuou em pelo menos três emissoras de rádios de São Luís, entre as quais: Capital, Educadora e Difusora. Também exerceu com muita dedicação e compromisso a função de comunicador na Câmara Municipal de São Luís, informando a população das ações do parlamento. Como cantor, foi intérprete da escola de samba e contou diversas toadas de bumba-boi.

Neste momento de pesar, a família Seduc presta solidariedade aos familiares, amigos e à comunidade cultural, pedindo que Deus derrame seu consolo sobre todos.

 

Gabriel Tenório de Matões é empossado secretário Adjunto de Articulação Política do Estado.

 A posse de Gabriel, líder político como secretário adjunto de Articulação política do governo Flávio Dino, foi bastante prestigiada e reuniu vários líderes políticos.


O Líder político Gabriel Tenório, PP, segundo colocado nas eleições de Matões, ano passado, foi empossado nesta quinta-feira, 25, secretário Adjunto de Articulação Política, na SECAP, do Governo do Estado, ao lado dos demais adjuntos e do secretário da Pasta o deputado federal licenciado Rubem Jr.



Em seu discurso de posse o líder jovem agradeceu ao governador Flávio Dino e afirmou o seu compromisso com a nova missão e garantiu que chegou à equipe para somar.

A posse de Gabriel Tenório foi bastante concorrida e prestigiada por várias lideranças políticas do leste maranhense e de outras regiões.

Entre os presentes estava;  o Vice-governador Carlos Brandão Republicanos, deputado federal e presidente do PP, André Fufuca; o deputado estadual Zé Inácio, PT; o secretário de Estado do Turismo Catulé Jr, Rubéns Pereira, Diretor Institucional da Assembleia Legislativa; o prefeito de Parnarama Raimundo Silveira e outros líderes.

A família do jovem líder e várias lideranças politicas de matões estiveram presentes prestigiando o importante momento para o município.

Gabriel Tenório é advogado por formação, mas milita na política por vocação. Por pouco ele não foi eleito prefeito de Matões, em 2020, mas se consolidou como uma liderança emergente da região, se inserindo nas discussões da politica do Estado e atento aos cenários em que a dinamização da política faz.

A entrada de Gabriel Tenório no governo Flávio Dino teve uma repercussão positiva na classe política e em toda região do Leste Maranhense.

Débora Martins: a aniversariante mais do que especial!

 


Quem está aniversariando nesta sexta-feira, 26, é a minha filha Débora Martins, a primogênita.



A ela desejamos vida longa e muitas felicidades... pela passagem de seu aniversário e por todas as alegrias em que ela tem dado a mim e a toda família.

"O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer
o seu rosto sobre ti
e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto
e te dê paz”.

Números capítulo 26 e versículos, 24,25 e 26.

 

Minha menina, como você cresceu! Já passou por tantas fases, por tantas novas experiências, mas, ainda assim, mantém esse sorriso estampado em seu rosto lindo e jovial. Eu quero desejar a você muito mais do que um feliz aniversário. Quero que você possa sentir todo o amor que existe no meu coração e o quanto me alegro ao ver suas conquistas.


Tiro sai pela culatra e manobras contra Othelino Neto, lhe fortalece mais ainda no atual cenário da politica maranhense!

 

Legalidade da reeleição de Othelino Neto, Presidente da Assembleia trazida à tona por seus adversários lhe fortalece e o deixa bem mais posicionado no centro das discussões de 2022!



Foi fatal o erro de estratégia dos adversários do deputado estadual, Presidente da Assembleia Legislativa Othelino Neto, PC do B, em tentar questionar a legalidade de sua reeleição como Presidente da Assembleia Legislativa.

 O tiro sair pela culatra e, o movimento acabou fortalecendo Othelino Neto, no atual cenário da política maranhense lhe centralizando dentro das fortes discussões do jogo para 2022.

Se tiver alguém que achava que Othelino tinha enveredado pelo caminho da ilegalidade para se mantiver presidente do Parlamento estadual agora tirou a sua dúvida. O STF aprova para todos os fins que a eleição foi legal e que a tentativa de apeá-lo do poder não passou de uma manobra frustrante operada pelos politiqueiros.

Não serão essas macacadas que vão ofuscar a triunfante carreira de um jovem político sonhador que tem muito a conquistar pela frente.

Othelino Neto é uma emergente liderança que cresceu de forma sustentável com um legado pautado no trabalho, transparecia humildade, garra e determinação. Não será essas piadas de mau gosto que vão lhe deter na caminhada que Deus lhe reservou.

quinta-feira, fevereiro 25, 2021

TBT do Blog do Ezequias Martins, Jornalista & Jornalista.

 

Um encontro casual do Jornalista Ezequias Martins e a Jornalista Andréia Sadi, da Globo em um dia em Brasília.



   O TBT do Blog do Ezequias Martins desta quinta-feira, 25 de fevereiro, traz uma imagem de um dos maiores momentos de Blogueiro e Jornalista do Editor deste veículo de comunicação.  

Ao lado da conceituada Jornalista da Rede Globo, Andréa Koudsi  Sadi, na tarde de quinta-feira, 19, de maio, de 2017, Ezequias Martins estava no Palácio do Planalto em Brasília, cobrindo a crise política que tinha se instalado no Brasil, em destaque em Brasília, por ocasião do escândalo de corrupção envolvendo o então Presidente da República Michel Temer e a Empresa JBS.

Enquanto eu, Ezequias Martins, cobria para o Blog do Ezequias Martins, Andréia Sadi cobria para a Globo News.  Depois de uma rápida convença com ela, muito atenciosa e prestativa, nada melhor do que registrar esse histórico momento de Jornalista e Blogueiro para nossa carreira.

 

Deputada estadual Mical Damasceno é a nova Presidente do PTB do MA.

 


Em Brasília, a deputada estadual Mical Damasceno, PTB, recebeu das mãos do Presidente Nacional do Partido Trabalhista Brasileiro, o comando do partido no Maranhão.

O PTB há muito tempo estava sob a liderança da família Fernandes, desde os tempos em que Pedro Fernandes, agora prefeito de Arame, era deputado federal.

O seu filho Pedro Lucas deputado federal era o atual Presidente do Partido. Bem relacionado com a legenda em nível Nacional, o Parlamentar era visto com um dos caciques do PTB, mas tudo isso caiu por terra ao votar a favor da permaneça da prisão do deputado federal Daniel Silveira, PSL, do Rio de Janeiro.

Eleita deputada estadual pelo partido em 2018, Mical Damasceno sempre manteve um estreito relacionamento com o comando do PTB no Estado, mas tinha boa relação com a cúpula Nacional.

Com a crise dos Fernandes, com Roberto Jefferson, Presidente Nacional da legenda, Mical se fortalece e passa a comandar o Partido no Estado.

Em sua conta no instagram a deputada compartilhou esse novo momento em sua histórica política.

 

“Grande é nossa felicidade e gratidão ao nosso Deus por esse momento.
Em Brasília, com o nobre Presidente Nacional do PTB, Roberto Jefferson, e a querida Vice-presidente do PTB Nacional e Presidente do PTB Mulher Nacional, Graciela Nienov, assumimos a presidência do PTB no Maranhão.

Obrigada Presidente Roberto por tamanha confiança. Graciela, você tem sido instrumento de Deus e grande amiga, gratidão por tudo. Reafirmo o meu compromisso com os ideais cristãos conservadores, com os princípios morais e éticos, bem como com as bandeiras de nosso partido, pois tenho certeza que fui chamada por Deus para essa obra. O PTB maranhense seguirá ainda mais forte, pois nesta batalha somos leões e leoas, alferes de Deus para reconstruir o nosso Brasil!,” escreveu a deputada Mical Damasceno.

 

Secretária de Administração de Governador Eugênio Barros é recebida em Brasília pelo deputado Cléber Verde.

 


A secretária de Administração Priscilla Ribeiro, do município de Governador Eugênio Barros, acompanhada de Rosangela Gomes, foi recebida, em audiência nesta terça-feira, 23, em Brasília, pelo deputado federal Cléber Verde.




Em sua conta no instagram Cleber Verde destacou o encontro

 “Recebendo a Secretária de Administração do Município de Eugênio Barros, @Priscilla_Pewry,, acompanhada da @Rosangelag116, onde tivemos a oportunidade de conhecer as demandas prioritárias, que o Prefeito Chiquinho do Banco, nos apresentou para juntos resolvermos, e com muito trabalho e fé Deus, para melhorar a qualidade de vida das pessoas,”.

Priscilla Ribeiro entregou uma lista ao Parlamentar contendo as demandas prioritárias da gestão do prefeito Chiquinho do Banco de Eugênio Barros, comprometido com a causa municipalista Cleber Verde se comprometeu em representar bem o município em Brasília na busca constante do desenvolvimento para a sua gente.

A agenda de Priscilla Ribeiro na capital federal passa pelo senado, autarquias e Ministérios na busca de recursos para o município de Eugénio Barros.

Nesta quarta-feira, 24, a secretária avançou em sua missão em Brasília. “Manhã muito produtiva com o Diretor Nacional do FNDE Gabriel, o agora querido Higor e toda a equipe. Muito bem recebida e orientada," escreveu Priscilla Ribeiro em sua conta no instagram. 

 

Deputado Adelmo Soares é eleito Presidente da CCJ na Assembleia Legislativa.

 


O deputado estadual Adelmo Soares, PC do B, foi eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Adelmo Soares jamais conseguiria tal feito não fosse a sua boa atuação na casa, seu poder de articulação e uma ótima relação que conserva com todos os demais Parlamentares sem olhar ideologia ou coloração partidária.    

Grato, o parlamentar fez seus agradecimentos pessoal e através das redes sociais

“Inicio a manhã desta quarta-feira (24) com o sentimento de gratidão, primeiramente a Deus, e aos meus pares. Pois, com grande satisfação, anuncio que tive a honra de ser eleito como presidente da Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Quem me conhece, e conhece o meu trabalho, sabe da seriedade e garra com que levo os desafios a mim acreditados. E dessa vez não será diferente!  Esperem de mim: muito trabalho, compromisso e celeridade aos projetos que tramitam na CCJ! Pois o meu grande propósito é, e sempre será, garantir e defender os interesses do povo maranhense! Avante,” agradeceu Adelmo Soares.

Primeira Dama de Turilândia Eva Dantas integra a comitiva do prefeito Paulo Curió em audiência com vice-governador.

 


Integrou a comitiva de seu esposo, o prefeito de Turilândia Paulo Curió, PTB, em uma importante audiência com o vice-governador Carlos Brandao, Republicanos, nesta quarta-feira, 24, a Primeira Dama Dra. Eva Dantas.



Quem também fez parte da comitiva do prefeito nessa missão foi o seu pai Domingos Curió, a vice-prefeita Janaina Lima, seu esposo Marlon Mendes, e o irmão do prefeito Marcel Curió.

O encontro foi muito produtivo e o vice-governador Carlos Brandão liberou dois convênios pendentes para pavimentações asfálticas nos povoados Primavera e Bacabeira.

Já os povoados Acampamento, Dalban e Pataqueira serão beneficiados  com 3.927,00² de pavimentação em bloquetes.

A cada dia que passa o prefeito Paulo Curió avança na missão de colocar Turilândia nos trilhos do desenvolvimento.



Tem sido cada vez mais presente a participação feminina na gestão do prefeito Paulo Curió em Turilândia. Tanto a vice-prefeita Janaína Lima quanto a Primeira Dama Dra. Eva Dantas participam ativamente da administração dando suas contribuições na construção de uma nova história ao município.

Atenciosa e fina no trato com a população Eva Dantas foi precisa na campanha e continua sendo importante na gestão.    

Parabéns Ryan e Vanessa Cabral, vida longa e muitas felicidades...

 


Quem está aniversariando nesta quinta-feira, 25, em Coelho Neto, são os irmãos Ryan Cabral e Vanessa Cabral, pessoas mais do que especiais, amigos de todos os momentos.  

Eles recebem do Blog do Ezequias Martins os parabéns e votos de vida longa e felicidades...

"Que o Senhor o abençoe e o proteja.
Que o Senhor olhe para você com favor e lhe mostre bondade.
Que o Senhor se agrade de você e lhe dê paz."
Números 6:24-26
Tenham um aniversário muito abençoado! Parabéns e muitas Bençãos!

Ryan Cabral e Vanessa Cabral são filhos da amiga de longas datas Valdiza Gomes a quem mantemos uma sólida e respeitosa amizade...

Parabéns Dr. Magno Bacelar vida longa e muitas felicidades...


 

Quem está aniversariando nesta quinta-feira, 25, de fevereiro é Dr. Magno Bacelar, um dos filhos mais ilustres de Coelho Neto.

A ele nós que fazemos o Blog do Ezequias Martins desejamos vida longa e muitas felicidades pela passagem de seu aniversário e por tudo que ele representa para nossa terra, para o Maranhão e consequentemente para o Brasil.

"O Senhor te abençoe e te guarde Dr. Magno; o Senhor faça resplandecer
o seu rosto sobre ti
e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto
e te dê paz. Número capitulo 6 e versículos 24 a 25.

 Parabéns Guerreiro, vida longa e muitas felicidades... que Deus em sua infinita misericórdia continue lhe abençoando com tantas bênçãos, como o dom da vida.

Dr. Magno Bacelar que foi Senador da República; deputado estadual e federal por vários mandatos; vice-prefeito de São Luís e secretário de Estado por mais de uma pasta, prefeito de Coelho Neto, mas nunca esqueceu as suas origens e sempre lutou por sua terra com orgulho e honradez.

É por estes e outros motivos assim que ele é um dos filhos ilustre de Coelho Neto, que muito nos orgulha.

quarta-feira, fevereiro 24, 2021

Para Fábio Braga Incentivar o Agronegócio é uma das saídas para a retomada da economia maranhense.

 


Desde que voltou à Assembleia Legislativa que o deputado estadual Fábio Braga, Solidariedade tem demostrado preocupação com a retomada do crescimento e da economia do Maranhão.

Para Fábio Braga investir no Agronegócio é uma das honrosas saídas para atrair o crescimento, assim como o investimento em estradas para a boa trafegabilidade e escoamento da produção, e na Agricultura Familiar pelo fato de o Maranhão ser o terceiro estado com a maior concentração de famílias agricultoras da região Nordeste e o quinto do país.

Em sua conta no instagram o deputado Fábio Braga fez uma análise deste tema.    

 “Existe uma disponibilidade de ampliação da área de cultivo que favorece um investimento cada vez maior e faz com que essas empresas se expandem, ampliando a mão de obra local, os investimentos, favorecendo a implantação de novas agroindústrias, gerando empregos e melhorando a receita do nosso povo. Más pra que isso ocorra é necessário olhar com mais atenção para aquela região e ouvir mais os empresários dessa indústria que vem a quatro anos quebrando recordes consecutivos de produção,” pontuou Braga.

Vereador Josyelton Aguiar faz indicações para melhorias nas áreas de Infraestrutura e Meio Ambiente.

 


O Vereador Josyelton Aguiar (PP), usou a tribuna na sessão ordinária de quinta-feira (18), e fez várias solicitações ao Poder Público Municipal, através da Secretaria de Obras e Infraestrutura e da Secretaria de Meio Ambiente.

Solicitou através de Indicação Verbal, que o município faça a reposição de lixeiras nas praças púbicas. Devido a falta de lixeiras nas praças, o descarte de lixos é feito de forma imprópria pelos frequentadores.

Também através de Indicação Verbal, o Vereador Josyelton solicitou que sejam implantadas manilhas de concreto nos córregos das ruas que se fazem necessárias no bairro Bonsucesso, especificamente na área da invasão. A solicitação foi feita devido o alagamento e intrafegabilidade de algumas ruas decorrente ao período chuvoso.

Finalizou as indicações, solicitando do setor da Iluminação Pública, a reposição de lâmpadas na rua Professor Valter Brito, no centro de Coelho Neto.

As indicações foram encaminhadas aos seus respectivos responsáveis.

ASCOM/CÂMARA MUNICIPAL DE COELHO NETO


Adelmo Soares defende ampliação de oferta de cirurgia vascular no Maranhão.

 


O mandato em que o povo outorgou ao deputado estadual Adelmo Soares PC do B continua sendo um instrumento de luta para os que mais precisam.

Na tarde desta terça-feira, 23, o deputado esteve em audiência com o Secretario de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, e com o Dr. Armando Filho, um caxiense vocacionado a salvar vidas.

Como pauta principal da conversa a importância de ampliar a oferta de cirurgia vascular no estado do Maranhão. O secretário Carlos Lula, o deputado Adelmo Soares e o Dr. Armando Filho ainda discutiram outros assuntos de relevância para a saúde do povo maranhense.

Em sua conta no integram o deputado Adelmo Soares compartilhou a importante reunião.

Na tarde desta terça-feira (23) também estive em audiência com o Secretario de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, e com o Dr. Armando Filho.

Na oportunidade, discutimos acerca da importância de ampliar a oferta de cirurgia vascular no estado do Maranhão, além de pautas de grande relevância para a saúde do povo maranhense.

Dr. Armando é cirurgião vascular e filho de Caxias-MA. Atualmente presta serviço na capital do estado, São Luís, e sempre esteve engajado na luta pela melhoria da saúde de nosso estado.

Parceiros assim nos motivam, ainda mais, a continuar lutando por desenvolvimento! ,” disse.

Bem mais cedo o deputado Adelmo Soares em pronunciamento agradeceu ao Govenador Flávio Dino pela grande conquista no campo acadêmico em Caxias

“Na sessão plenária desta terça-feira (23), me pronunciei em agradecimento ao governo do Estado do Maranhão, na figura do governador Flávio Dino, pela grande conquista alcançada pelos estudantes da UEMA - Campus Caxias: a construção do novo prédio para acolher os cursos de Medicina e Enfermagem. O anúncio se revela como um grande avanço na qualidade do ensino da instituição e na valorização dos estudantes maranhenses. Parabenizo a Profª Jordania Passos, reitora da UEMA de Caxias, e todos os docentes, alunos e funcionários pela grande vitória!,” pontuou deputado Adelmo Soares.

terça-feira, fevereiro 23, 2021

A gestão de Adelbarto em São Francisco será o primeiro município do interior do MA, a pagar auxilio cultural.

 


São Francisco do Maranhão, cidade do interior do estado, que esta localizada no leste maranhense a 598,9 km de São Luís será a primeira cidade do interior a pagar auxilio cultural.



Ainda no mês de fevereiro do ano de 2021, o prefeito Adelbarto Santos pagara o auxilio cultural para mais de 100 famílias franciscoenses. Segundo o mesmo os recursos irão amenizar os impactos causados pela pandemia, que deixou dezenas de franciscoenses sem receber vencimentos.

O edital com os nomes das famílias selecionadas, será publicado quarta feira 24 e estará na conta quinta feira 25 ainda deste mês de fevereiro no valor de até R$ 1.200,00(um mil e duzentos reais).

É gesto como esse é que tem feito à administração de Adalberto Santos, se destacar na região e servindo de exemplo até pra outras regiões do Maranhão.

São Francisco do Maranhão foi por muito tempo destaque para o restante do Estado como símbolo de corrupção e retrocesso administrativo, quando o município viveu perambulando nas mãos de pessoas descompromissadas com o desenvolvimento de sua gente.

Parabéns ao prefeito Adelbarto Santos que se reelegeu ano passado e vai até 2024, fazer uma administração com São Francisco nos trilhos do desenvolvimento.

 Essas informações são do Blog Fuxico do Sertão. 

O diferencial de Cláudio Furtado na Câmara municipal de Coelho Neto.

 

Foto de Cláudio Furtado, em agenda de candidato a deputado federal em Coelho Neto, em 2014. (Foto Ezequias Martins- Portal Leste Maranhense).


O vereador Cláudio Furtado, PROS é um dos quadros que se destaca na Câmara municipal de Coelho Neto, nessa legislatura que se inicia. Advogado, Procurador Federal o jovem político pode muito contribuir com o Parlamento coelhonetense por sua visão e experiência que colheu pelas profissões que tem e pelas funções que já exerceu.

  Não há dúvida de que Cláudio Furtado tomará decisões sábias no aprovar ou rejeitam projetos de lei; na elaboração de decretos legislativos, resoluções, indicações, pareceres, requerimentos e outras atividades que lhe compete como representante do povo.

 Cláudio Furtado também será preciso em sua participação nas comissões permanentes e provisórias e outras atividades da Casa. Sem desmerecer os demais Edis Cláudio ficará bastante a vontade para emitir o seu parecer a respeito dos projetos de lei que já tramitam ou que ainda irão tramitar no Parlamento, por seu preparo.

A relação de Cláudio Furtado com Coelho Neto não é de agora. Em 2014, quando foi candidato a deputado federal pelo PC do B, ao lado de Flávio o jovem político visitou praticamente todos os Bairros e muitos povoados do município e conheceu de perto a situação de sua gente.

Em 2020, quando se elegeu vereador Cláudio conheceu melhor o município e suas necessidades. O seu mandato vai ser repleto de proposições legislativas como: emenda à Lei Orgânica; projetos de Lei complementar; Lei Ordinária; decretos legislativos; moções; requerimentos; recursos; pareceres, indicações e outras prerrogativas inerentes a um vereador, por tudo que ele vivenciou no período eleitoral.

Por tanto o povo espera e Cláudio Furtado será um dos grandes vereadores de Coelho Neto.

Vamos aguardar os acontecimentos.

Ex-prefeita Vete Botelho é acionada por improbidade administrativa


 

O Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria de Justiça de Itinga do Maranhão, ingressou, nesta segunda-feira, 22, com uma Ação Civil Pública (ACP) por ato de improbidade administrativa contra Luzivete Botelho da Silva, ex-prefeita do município.

De acordo com a ACP, a ex-gestora deixou de recolher ao INSS as contribuições previdenciárias descontadas do contracheque de Eliene da Silva Costa. A servidora foi contratada para prestar serviços na prefeitura no período de 2011 a 2016.

Questionada, Luzivete Botelho negou a retenção de valores previdenciários descontados, mas não apresentou nenhum documento que comprovasse o repasse à previdência social. Já a atual gestão municipal verificou que sempre houve o desconto das contribuições, mas não há nenhuma prova de que os valores foram direcionados ao INSS.

Na Ação, o promotor de justiça Tiago Quintanilha Nogueira ressalta que a situação pode trazer uma série de prejuízos à trabalhadora, como dificuldades para obter auxílio doença, auxílio maternidade, seguro desemprego e até a aposentadoria.

Se condenada por improbidade administrativa, Luzivete Botelho da Silva estará sujeita a penalidades como ressarcimento integral do dano, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa de até cem vezes o valor da remuneração recebida no cargo de prefeita e proibição de contratar ou receber benefícios do Poder Público, ainda que por intermédio de empresa da qual seja sócia majoritária, pelo prazo de três anos.

O Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria de Justiça de Itinga do Maranhão, ingressou, nesta segunda-feira, 22, com uma Ação Civil Pública (ACP) por ato de improbidade administrativa contra Luzivete Botelho da Silva, ex-prefeita do município.

De acordo com a ACP, a ex-gestora deixou de recolher ao INSS as contribuições previdenciárias descontadas do contracheque de Eliene da Silva Costa. A servidora foi contratada para prestar serviços na prefeitura no período de 2011 a 2016.

Questionada, Luzivete Botelho negou a retenção de valores previdenciários descontados, mas não apresentou nenhum documento que comprovasse o repasse à previdência social. Já a atual gestão municipal verificou que sempre houve o desconto das contribuições, mas não há nenhuma prova de que os valores foram direcionados ao INSS.

Na Ação, o promotor de justiça Tiago Quintanilha Nogueira ressalta que a situação pode trazer uma série de prejuízos à trabalhadora, como dificuldades para obter auxílio doença, auxílio maternidade, seguro desemprego e até a aposentadoria.

Se condenada por improbidade administrativa, Luzivete Botelho da Silva estará sujeita a penalidades como ressarcimento integral do dano, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa de até cem vezes o valor da remuneração recebida no cargo de prefeita e proibição de contratar ou receber benefícios do Poder Público, ainda que por intermédio de empresa da qual seja sócia majoritária, pelo prazo de três anos.

Projeto de lei da deputada Mical Damasceno visa dar amparo e capacitação a viúvas

 


A deputada Mical Damasceno (PTB) protocolou o Projeto de Lei PLO 26/2021, que cria a política estadual de amparo, apoio e capacitação de viúvas para ingresso ou retomada ao mercado de trabalho.

O objetivo é prestar auxílio às mulheres que dependiam exclusivamente do marido, para que possam ter atendimento psicológico, apoio governamental e incentivo para adentrar ou retornar ao mercado de trabalho.

“Nós entendemos como uma missão de cuidar das viúvas. Existem muitas mulheres que desejam adentrar ou retornar ao mercado de trabalho, após perderem o provedor da casa, seu esposo. Precisamos dar condições psicológicas e incentivo para que elas possam assumir essa responsabilidade de mantenedoras do lar”, destacou a parlamentar.

Essas informações são do Blog do Diego Emir.

 

Governo lançou edital com mil vagas para cursos de Língua Inglesa ofertados pelo IEMA Idiomas

 O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), publicou, nesta segunda-feira (22), o edital que abre inscrições para candidatos a vagas dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs) em Língua Inglesa, ofertados pela Unidade Vocacional IEMA Idiomas, do município de São Luís. As inscrições começaram nesta segunda-feira e seguem até a próxima quinta-feira (25) pela internet, no site do IEMA (http://web.iema.ma.gov.br/inscricao_iema_idiomas).

No total, são ofertadas mil vagas, dessas 472 são destinadas a alunos veteranos da instituição e 528 para novos alunos, que serão distribuídas em três módulos: Básico, Intermediário e Avançado, nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Para se inscrever, o estudante deverá efetuar o cadastro de acesso ao sistema, inserindo informações como CPF e e-mail para criar a senha. Após o cadastro realizado, o estudante fará login com o CPF e a senha de acesso criada. Em seguida, deverá preencher e enviar o Formulário Eletrônico de Inscrição disponível no sistema. Vale destacar que a ficha é o comprovante de inscrição e por isso deve ser impressa.

A lista com os nomes dos inscritos será divulgada no dia 1º de março (segunda-feira). A confirmação da matrícula será de forma presencial na Unidade Vocacional IEMA Idiomas, localizada na Rua Portugal, nº 199 – Praia Grande, do dia 2 ao dia 5 de março, das 9h às 11h30; e das 14h às 17h. Os estudantes deverão entregar os documentos descritos no edital e ficha de inscrição devidamente preenchida.

Para mais informações, segue o Edital Nº 05/2021.

Fonte: Seduc

segunda-feira, fevereiro 22, 2021

Ana Paula recebe Diretora da Casa da Mulher Brasileira no MA, em tratativas das ações que serão realizadas no Dia Internacional da Mulher.

 

Ana Paula, esposa do Presidente da Assembleia Legislativa, Presidente do GEDEMA, Grupo de Esposas de Deputados Estaduais, do MA. em audiencia com Susan  Lucena, Diretora da Casa da Mulher Brasileira no Maranhão, em audiencia. 

Continua sendo prioridade para Ana Paula Lobato, Presidente do GEDEMA, Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão, o combate à violência doméstica e ao feminicídio, que cresce de forma alarmante.

Para debater esse assunto que preocupa a todos, nesta segunda feira, 22, ela recebeu em audiência na Sede da Presidência do GEDEMA, a Diretora da Casa da Mulher Brasileira do Maranhão, Susan Lucena, @susanlucena3 .

Também fez parte da pauta as tratativas das ações, que são realizadas no Dia Internacional da Mulher (8 de Março) , que serão direcionadas ao público feminino atendido na Unidade.

Este conjunto de ações que será oferecido às mulheres no próximo Dia Internacional da Mulher, faz parte dá importante parceria celebrada entre a Casa da Mulher Brasileira no Maranhão e o GEDEMA, que gerará políticas públicas de forma consistente ao segmento feminino.

A presidente do GEDEMA Ana Paula Lobato compartilhou nas redes sociais este importante momento.

“Recebi hoje, no @gedema1 , a diretora da Casa da Mulher Brasileira do Maranhão, @susanlucena3 , para discutirmos ações de combate à violência doméstica e ao feminicídio. As ações, que realizaremos no Dia Internacional da Mulher (8 de Março) , serão direcionadas ao público feminino atendido na unidade,” disse ela.

“Continuarei seguindo seus passos e sua trajetória”, diz deputado Ricardo Rios em homenagem ao seu pai que faleceu hoje.

 


O ex-prefeito e líder politico em Vitória do Mearim Reginaldo Rios, pai de Ricardo Rios, deputado estadual de dois mandatos faleceu nesta segunda-feira, 22.

O seu filho Ricardo Rios abalado e muito triste ainda achou forças para prestar uma linda homenagem ao seu pai.  

“Obrigado pelos bons ensinamentos, pelas palavras duras nas horas certas, pelos abraços e carinhos.
Sou feliz e abençoado por ter lhe tido como pai, muito honrado mesmo.
O senhor foi um exemplo de vida e de homem: Dedicado a ajudar ao próximo, é um vencedor.
Difícil saber que não terei mais sua presença, nem seus abraços e conselhos.
Mas, me conforto em saber que continuará sempre me observando e cuidando de mim, e que a educação que me foi passada nunca me será tirada. Continuarei seguindo seus passos e sua trajetória.
Saudades...Te amo pra sempre!,” escreveu o Parlamentar em sua conta no instagram.

Reginaldo Rios foi uma grande liderança em Vitória do Mearim com uma grande folha de serviços prestados a coletividade. Fez uma grande gestão quando prefeito assim como a sua esposa Dóris Rios e foi ideia sua o projeto político de eleger o filho Ricardo Rios deputado estadual.

A sua morte deixa um vazio grande não só no município, mas em toda a região, deixando Vitória do Mearim ilutada.


Deputado Othelino Neto emite nota de pesar pelo falecimento do pai do deputado Ricardo Rios.

 


O deputado estadual, Presidente da Assembleia Legislativa Othelino Neto, PC do B, logo que tomou conhecimento do falecimento de Reginaldo Rios, ex-prefeito de Vitória do Mearim e pai do deputado estadual Ricardo Rios emitiu uma nota de pesar à família ilutada.

“Faleceu, nesta segunda-feira, o ex-prefeito de Vitória do Mearim, Reginaldo Rios. Minha solidariedade e meus sentimentos à viúva Dóris Rios, aos filhos, @deputadoricardorios e Diana Rios e aos demais familiares e amigos,” escreveu Othelino Neto em sua conta no instagram.

Reginaldo Rios foi uma expressiva liderança.  Em Vitória do Mearim, foi prefeito, elegeu a sua esposa também prefeita do município e foi o principal entusiasta e articulador da eleição de seu filho Ricardo Rios deputado estadual nos dois mandatos.

 

Morre o pai do deputado estadual Ricardo Rios

 

Reginaldo abraçado em atividade política pelo seu filho, o deputado Ricardo Rios. 

O ex-prefeito da cidade de Vitória do Mearim Reginaldo Rios Pierce morreu na manhã desta segunda-feira (22) vítima de infarto. Ele era esposo da ex-prefeita Dóris Rios e pai do deputado estadual Ricardo Rios.

Rios tinha 72 anos  e faleceu em sua casa.  O líder político se elegeu em 2002 como prefeito da cidade, disputou a reeleição em 2004, vindo a perder para Zé Mário. Em 2008 voltou ao poder, quando conseguiu eleger a esposa, Doris Rios, que conseguiu renovar seu mandato em 2012.

Reginaldo é natural de Santa Inês e sofria de outras morbidade. Pelas redes sociais, amigos, eleitores e autoridade lamentaram a morte do líder político. Ainda não foram divulgadas informações a respeito de velório e enterro.

O presidente da assembleia legislativa do Maranhão, Othelino Neto, divulgou uma nota.

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-prefeito do município de Vitória do Mearim, Reginaldo Rios Pearce, pai do deputado estadual Ricardo Rios (PDT), ocorrido nesta segunda feira (22). Reginaldo Rios Pearce deixa um legado político em Vitória do Mearim, onde consolidou sua forte liderança a frente da prefeitura por dois mandatos. Consternamos com a perda, prestamos nossa solidariedade e condolências aos familiares, amigos e munícipes de Vitória do Mearim, desejando força para que superem este momento de dor.

Notícias do Blog do Jornalista Domingos Costa.

Felipe Camarão vai à Bom Jardim avaliar as condições físicas das escolas indígenas e ouvir as demandas da população.

 


O secretário de Estado da Educação Felipe Camarão sempre teve um bom olhar para Educação Indígena. Respeitando suas especificidades culturais e procurando preservar suas culturas tradicionais a gestão de Felipe Camarão sempre teve um plano para a Educação Indígena dentro de uma metodologia inerente ao segmento.  


Por isso avanços e consensos na área de educação escolar indígena no Maranhão se deram tanto no plano legal quanto no plano administrativo, partindo do ponto de vista da visão ampla do secretário Felipe.

 A educação escolar indígena  na gestão de Flávio Dino virou uma pauta prioritária, dentro do que pensa Felipe. 


“Sábado também é dia de trabalho. E hoje, com autorização da Funai, em número reduzido e atendendo a todos os protocolos de saúde, minha equipe de engenharia, pedagógico e eu fomos às aldeias Piçarra Preta, Alto do Angelim, Novo Planeta, Novo Areão, Tabocal e Januária, na Terra Indígena Pindaré, em Bom Jardim, para avaliar as condições físicas das nossas escolas indígenas e ouvir as demandas da população.

A Educação Indígena, um dos braços da Educação Pública, tem recebido recursos e apoio neste período difícil para todos. Além de ver a parte estrutural das escolas, aproveitamos para levar materiais de biossegurança para que o retorno às aulas seja feito de forma segura, quando for prudente, e entregamos fardamentos, alimentos para os estudantes e kits educacionais. Contem sempre comigo e com o governo @flaviodino!,” escreveu Felipe Camarão em sua conta no instagram.

Dilton Ribeiro integra a comitiva de Carlos Brandão em Amarante do MA, na entrega de importante obra.

 


Na condição de Articulador político do vice-governador Carlos Brandão na região Dilton Ribeiro integrou a comitiva do vice-governador neste sábado, 20, no município de Amarante, na entrega de uma unidade do Viva/Procon.






Desta vez, os serviços de cidadania e de defesa dos direitos do consumidor vão beneficiar aproximadamente 74 mil moradores de Amarante do Maranhão e região.

 

“Essa decisão do governo Flávio Dino de expandir o Viva/Procon, saltando de cinco para 55 unidades em todo o Maranhão significa dar ao povo cidadania, garantindo direitos básicos aos maranhenses de todas as regiões do estado”, afirmou o vice-governador Carlos Brandão.

A unidade mais próxima para os moradores de Amarante do Maranhão e de municípios vizinhos, como Buritirana e Sítio Novo, ficava em Imperatriz. Com o novo prédio, serviços como emissão de RG, inscrição e consulta do CPF, Procon, dentre outros, estarão mais perto da população.

 

“Entregamos hoje a 55ª unidade do Viva/Procon, oferecendo a garantia de direitos a mais de 74 mil moradores de Amarante do Maranhão e de outros municípios da Região Tocantina, que hoje terão acesso a diversos serviços mais perto de casa e com atendimento humanizado”, explicou a presidente do órgão, Karen Barros.

 

Para o prefeito Vanderly Gomes, a unidade marca um momento histórico para o município.

Para Dilton Ribeiro a vinda dessa Unidade do Viva/Procon para Amarante representa um grande desenvolvimento para a região. Segundo ele  Carlos Brandão governador será a garantia de tanto outros benefícios para a região tocantina do estado para melhorar muito mais a qualidade de vida da população.