sexta-feira, março 08, 2019

Mulher - levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima


Resultado de imagem para Cristiane Bacelar  coelho neto
Por ser mulher e por ouvir muitos relatos com a psicóloga, constato que palavras ditas causam efeitos que se tornam decisivos em destinos. Quantas vezes ouvimos que não damos conta de realizar tarefas, questionam nossa competência e minam nossa autoestima. E desavisadamente, incorporamos aquelas palavras desagregadoras e não reagimos. Reagir com delicadeza, não bebendo o veneno, ou mesmo com ações é um passo a justiça que fazemos a nós mesmas. 

Poderia retratar inúmeros episódios comigo ou mesmo com outras mulheres. Diziam que eu não conseguiria dirigir e hoje muitos pegam carona comigo ao volante por horas em autoestradas; mas me deterei a um trecho da vida de minha cunhada, Dalva Bacelar, que na década de 40, se destacou como prefeita de Coelho Neto pela forma de administrar, numa época em que mulher não podia nem andar sozinha. Sempre elegante e arrumada, era apelidada pelos opositores de Sinhá Moça. E num desses dias, ao se dirigir ao trabalho na prefeitura, encontrou um dos opositores que fez o seguinte comentário: -“A prefeita está tão convencida que vai querer ser deputada”, e imediatamente, disse – “O senhor me deu uma ideia, pois eu vou ser Deputada!” . E assim aconteceu, Dalva Bacelar, aos 23 anos, ao ingressar no Plenário na sua posse, não se deixou intimidar com a grande maioria masculina que ali marcava presença, a única mulher escolhida para a Constituinte de 1947. Seu nome ecoa até hoje como grande exemplo de mulher corajosa, guerreira e destemida. 

Se tivesse ouvido comentários maldosos e recuado, guardado mágoas e se recolhido, não teria perpetuado seu nome na história e teria deixado de ser o orgulho que hoje representa para sua família, sua cidade e Estado. 

Com a delicadeza e a sabedoria que nos é peculiar, façamos justiça a nós mesmos quando agredidas ou desvalorizadas. A mulher é tão preciosa que está se descobrindo aos poucos, lentamente ocupa os espaços com maestria. Agradeçamos a Deus todos os dias por ser mulher!
Neste dia tão especial, minha homenagem a essa estrela Dalva, mulher que nos deixa seu exemplo de luta!

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e pessoas em pé


Nenhum comentário:

Postar um comentário