quinta-feira, março 28, 2019

Após discutir cenário de crise, Osmar Aguiar propõe frente em defesa de alternativas para o desemprego em Coelho Neto


O vereador Osmar Aguiar (PT), fez uso da tribuna no Grande Expediente na última segunda (18), para tratar sobre a questão de emprego diante do atual cenário vivido pelo município.


Ele disse que era necessário olhar a situação para além das concepções políticas, mas com a necessidade de buscar alternativas para um município sem emprego, com o Grupo João Santos praticamente fechado e com dificuldade de arrecadação.

Falou que o momento não era de procurar culpados (fez referência ao ex-prefeito Soliney que contratava professores a R$ 200 reais, ao não pagamento dos repasses ao INSS e a dívida milionária de empréstimo contraído junto à Caixa no início da década de 90 – com os dois últimos casos sendo a causa do bloqueio do Fundo de Participação dos Municípios – FPM).

Aguiar também discorreu sobre vários fatores econômicos, educacionais, financeiros, trabalhistas que agravam o cenário de crise vivido pelo município.

Em outro momento ele apontou como ponto positivo do atual governo municipal o maior tempo de permanência do professor em sala de aula, já que até 2016 nas quintas e sextas-feiras a atuação era feita por um voluntário, na sua maioria das vezes sem formação e preparo para atual em sala de aula comprometendo a qualidade do ensino (refletido no Índice de Desenvolvimento da Educação – IDEB).

O edil fez algumas sugestões que podem ser executadas no município como forma de gerar emprego utilizando as matérias primas do município e abrindo frentes de trabalho em pequenas siderúrgicas para produção de cadeiras, uso do bambu para confecção de acessórios/produtos/equipamentos, além das estratégias de como pode ser aproveitada as terras do município que estão sem uso.
Ao final o parlamentar propôs uma grande frente envolvendo Governo do Estado, deputados, senadores, Executivo e a própria Câmara para unir forças em torno do tema e da busca de saídas para o município.

Assessoria de Comunicação da Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário