quinta-feira, março 14, 2019

Cristiane Bacelar homenageia mulheres coelhonetenses.


As sexagenárias, septa, octa e nonagenárias.

Neste mês, quero lembrar de algumas mulheres que, à medida que o tempo passa, vão ficando mais invisíveis para a sociedade. É um destaque que faço por pensar que quanto mais elas precisam menos a sociedade e os poderes públicos respondem ao seu chamado. E nesses dias de grande correria e atividades, em que a interação se dá mais a nível de tecnologias nas redes sociais é que clamo tirarmos uns minutos de nosso dia a ouvirmos atentamente algumas memórias ao som do nosso silencio interativo, sei que deixaríamos essas senhoras muito felizes! 
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé


Muitas senhoras idosas marcaram e marcam minha trajetória de vida e na maioria das vezes me ensinando muito. Visitei recentemente uma nonagenária (94 anos) D. Luiza, que tem a glória de conviver com filhos, netos, bisnetos e não demora muito, tataranetos. Tem a atenção dos parentes, sendo perceptível que vive em paz mas não tem mais facilidades para sair de casa. D. Edimê e Belinha são minhas eternas e queridas vizinhas da Praça João Santos. D. Francisca e D. Morena são as vizinhas atuais, duas presenças especiais na nossa grande rua! Irmã Nascimento que, a alguns anos, me convidou para ajudar a Pastoral da Criança e me mostrou que podemos fazer as crianças felizes com gestos simples. Olivia foi a primeira presidente da Associação das Artesãs que criamos juntas, e parece que quanto mais o tempo passa mais ela trabalha. D. Loura que não me deixa faltar um ano em sua novena de aniversário e serve aqueles bolos que só quem é da zona rural sabe, é só gentileza desde o tempo que comecei a andar no povoado Cruz e ela me dava muitas laranjas. D.Moça é mais que especial em minha vida, sei que já começou a chorar se leu essa frase... D. Tuíres e D.Lucimar são duas das melhores cozinheiras de Coelho Neto, é sempre agradável quando encontro com elas ou mesmo como alguma coisa feita por essas mãos preciosas. D. Iza, me marcou com seus cuidados quando moramos juntas por bons anos. D. Osmarina me presenteia com seus carinhos sempre que encontra, uma pessoa que conheci já idosa num trabalho adverso, e hoje depois que algumas politicas publica que tinha direito lhe alcançaram, a vida mudou um pouco. Aparecida Leal, uma benção divina no meu caminho. D. Maria Florinda , mãe da Rosangela do Bairro Sarney, tem sido uma guerreira também na luta pela vida, sempre com seu jeito meigo e singelo! E são tantas mulheres que já viveram uma vida e só tem ensinado a nós, um pouco mais jovens, que a vida deve ser vivida com paciência e sabedoria. 

Que Deus as abençoe sempre e que nos ensine a chegar aos 60, 70, 80 ou mesmo 90 com o coração em paz!


A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé, ar livre e natureza
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé


A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé, árvore, ar livre e natureza
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas sentadas e interiores

A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Cristiane Bacelar, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, céu e ar livre

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas sentadas e casamento

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e ar livre

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e ar livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário