terça-feira, março 12, 2019

Adelmo Soares é o novo vice-presidente de Assuntos Sociais da Unale


Assecom / Dep. Adelmo Soares
Na manhã desta segunda-feira (11), o deputado Adelmo Soares (PCdoB) esteve em Brasília, onde se reuniu com a diretoria executiva da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e com os parlamentares que comporão as secretarias especiais da entidade. Na pauta, a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento socioeconômico nacional e a confirmação do parlamentar como novo vice-presidente de Assuntos Sociais da Secretaria de Agricultura do órgão.
Adelmo Soares é o novo vice-presidente de Assuntos Sociais da Unale

Fundada em 1996, a Unale é considerada uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega a união dos mais de mil parlamentares da República Federativa do Brasil. Com o objetivo de consolidar ideias comuns em busca da garantia do cumprimento dos direitos e deveres dos estados para com a população, a entidade é a única com reconhecimento legítimo perante o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), dialogando diretamente com os 27 estados brasileiros.

O presidente da Unale, deputado Kennedy Nunes, de Santa Catarina, que esteve na última semana no Maranhão, convidou o deputado Adelmo Soares a comparecer à Brasília para apresentar sua experiência de sucesso como ex-secretário de Estado da Agricultura Familiar, segmento que tem alcançado notoriedade nacional pelo impacto positivo no desenvolvimento econômico do Brasil, sendo responsável por cerca de 70% dos alimentos colocados sobre a mesa das famílias.

“Sinto-me imensamente honrado com o convite e em saber que as sementes que plantamos têm dado bons frutos. Estar aqui em Brasília hoje, ao lado dos colegas da Unale, além de ser uma honra, é o reconhecimento da agricultura familiar no nosso país. É sentir que nós, maranhenses, estamos liderando este movimento. Estamos dando um passo à frente. É chegada a vez dos agricultores e agricultoras familiares”, afirmou Adelmo Soares.

Na ocasião, o deputado maranhense também foi eleito para a Vice-Presidência da Secretaria de Agricultura da pasta, na área de assuntos sociais, uma conquista significativa para o Maranhão. O cargo era anteriormente ocupado por Elton Weber, do Rio Grande do Sul.

A Secretaria de Agricultura foi criada em julho de 2017 e está responsável por elaborar e apresentar propostas, seminários e discussões sobre assuntos de interesse da agricultura brasileira. Além disso, a Secretaria atua com a proposição de atividades que sirvam de incentivo ao desenvolvimento de políticas públicas na área da agricultura, promove a participação dos parlamentares filiados em fóruns nacionais e internacionais e debate especificações do segmento.

Adelmo Soares, que atuou como secretário de Estado da Agricultura Familiar no primeiro mandato do governador Flávio Dino, ganhou notoriedade na Casa Legislativa ao eleger-se com a força dos movimentos sociais da agricultura familiar, conquistando um feito inédito, ao reunir a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, que apoiaram um único candidato ao pleito legislativo estadual. 

Sendo um dos novos parlamentares a ocupar o pleito nas últimas eleições, o deputado estadual mostra empenho e trabalho ao ocupar espaços importantes de destaque nacional. Adelmo não será apenas o primeiro deputado do Nordeste a ocupar o cargo, mas o primeiro a dar voz à agricultura familiar, tema antes não debatido pela Secretaria.
Do encontro, também participaram os deputados estaduais maranhenses Daniella Tema (DEM), Rigo Teles (PV), Wellington do Curso (PSDB) e Arnaldo Melo (MDB). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário