terça-feira, fevereiro 26, 2019

Escolas municipais de Coelho Neto começam a receber o Programa Educação Conectada



Educação Conectada é o nome do Programa de Inovação proposto pelo Ministério da Educação (MEC) e parceiros para fomentar a incorporação de tecnologia e inovação nas escolas por meio de oferta de conexão à internet, conteúdos educacionais digitais e formação de profissionais que está sendo instalado os equipamentos nas escolas municipais de Coelho Neto. A ideia é desenvolver uma educação que estimule práticas pedagógicas inovadoras, utilizando tecnologias para promover aprendizagem dos alunos, eficiência na gestão e desenvolvimento profissional para gestores e professores.

Com objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica, em consonância com a estratégia 7.15 do Plano Nacional de Educação que determina: universalizar, até o quinto ano de vigência deste PNE, o acesso à rede mundial de computadores em banda larga de alta velocidade e triplicar, até o final da década, a relação computador/aluno nas escolas da rede pública de Educação Básica, promovendo a utilização pedagógica das tecnologias da informação e da comunicação.
O Programa de Inovação Educação Conectada possui ambientes on line para auxiliar no fomento ao uso de tecnologia digital. Na Plataforma Integrada é possível encontrar ferramentas e conteúdos educacionais digitais para atender fins educacionais. Na Plataforma AVAMEC o ambiente virtual de aprendizagem contribui para o processo de ensino-aprendizagem de profissionais. A Plataforma Evidências é um sistema de avaliação inovador que vai qualificar ainda mais as tecnologias educacionais disponibilizadas no Guia de Tecnologias Digitais do MEC. O Centro Nacional de Mídias da Educação é uma proposta de ensino presencial mediado por tecnologia, cujo objetivo principal é a construção coletiva e democrática do conhecimento.

Em Coelho Neto, o Programa Educação Conectada, terá internet via satélite com alta velocidade de 18 megas, nessa primeira etapa será beneficiada 5 escolas da zona rural e uma segunda etapa beneficiará escolas da sede. A primeira escola a receber a instalação dos equipamentos e já funciona normalmente é a Escola Municipal Manoel Felipe, Povoado Bananalzinho. Nos próximos dias mais 4 escolas receberão a instalação de equipamentos de internet, EM Raimundo Bacelar (Povoado Buenos Aires), EM Profª Maria do Socorro Sousa Lima ( Povoado Santo Inácio) e EM Agostinho José de Aguiar (Povoado Santa Maria).

Folha do Maranhão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário