sexta-feira, fevereiro 15, 2019

Elmano Férrer pede união de esforços para segurança de barragens

O senador Elmano Férrer (PODEMOS-PI) destacou a necessidade de união de esforços para garantir mais segurança às barragens do país, a fim de evitar novas tragédias como Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais, e Algodões, no Piauí. Em discurso no Plenário do Senado Federal, o parlamentar alertou para os números que demonstram descaso com as barragens, como que apenas 3% são vistoriadas a cada ano.


Segundo o senador Elmano Férrer, o retrato das barragens no Brasil é alarmante. Das 3.543 barragens avaliadas, 723 foram enquadradas como de alto risco e alto potencial de dano associado. No país, existem cerca de 70 mil barragens, mas os órgãos fiscalizadores só conhecem 24 mil e só fizeram avaliação quanto ao risco e potencial de dano de 3.500 barragens. Destas avaliadas, 700 apresentam alto risco de catástrofe.

“Possivelmente devemos ter cerca de 14 mil barragens sob ameaça de rompimento. É um cenário assustador. Dói perceberem que Brumadinho, como Mariana, não foi um caso fortuito. Ambas era tragédias anunciadas, foram resultados da negligência”, diase o senador.

Segundo o senador Elmano Férrer, é necessário unir os poderes para evitar que novas tragedias aoxntecam. “A lama de Brumadinho vai meio além das mortes e áreas devastada. A lama invadiu o Poder Executivo, onde agentes públicos constaram falhas de projetos, construção e operação nas barragens. A lama está também no Judiciário, incapaz de incentivos dome punir os culpados. A lama atinge o Congresso Nacional, não fomos capazes de votar projetos que endurece as regras para construção e manutenção de barragens e estabelece punições severas para quem descumprir”, afirmou.

Do Site do Podemos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário