domingo, fevereiro 03, 2019

Erlânio Xavier: uma liderança emergente que vem surgindo.


Lideranças politicas é como folha de arvores, umas caie para outras surgirem. Enquanto a gente observa líderes maranhenses em regressão, na mesma proporção se ver outros surgindo para ocupar o lugar.



Erlânio Xavier, prefeito de Igarapé Grande, e Presidente da Famem, Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, vêm chegando para ocupar lugar no cenário politico atual de quem um dia foi protagonista.

O prefeito do pequeno município de Igarapé Grande, sempre foi bem articulado e alguém à frente do seu tempo, mas foi na condição de coordenador da campanha vitoriosa de Weverton Rocha para o Senado, ano passado que ele ficou conhecido em todo o Maranhão.

Como Erlânio Xavier já era um autêntico municipalista, não foi difícil reunir em torno de si centenas de prefeitos e prefeitas em movimentos pré-eleitorais, em favor do projeto politico de Weverton Rocha. Em 2017 e em 2018, o prefeito de Igarapé Grande articulou em Brasília, um número grandioso de prefeitos maranhenses, em jantar com Weverton Rocha e lideranças nacionais do PDT. É claro que outros fatores foram fundamentais, mas a articulação foi decisiva para Weverton Rocha desbancar grandes nomes da politica maranhense no caminho do Senado Federal.

Erlânio Xavier foi tão presente na eleição de Weverton Rocha, que ao terminar o pleito em outubro de 2018, o prefeito de Igarapé Grande já era o candidato favorito a Presidente da Famem.  A prova disso é que embora ele tenha sido candidato único, nunca na história de Entidade havia comparecido tanto prefeito para votar.

O trabalho de Erlânio na coordenação da campanha senatorial foi fundamental, mas o que mais influenciou a sua vitória na Famem foi o conjunto de ações inseridas no bojo de seu plano de governo. A Entidade municipalista não só ganhou um presidente, mas uma nova forma de gestão com transparência e interiorização das ações e outras importantes mudanças visando à melhoria.

Erlânio Xavier só precisa se reeleger em 2020, para continuar se firmando em nível de estado como uma liderança politica que influa significativamente no processo eleitoral de 2022, bem mais forte do que em 2018, e seguir galgando espaço de poder e posição estratégica no tabuleiro politico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário