terça-feira, fevereiro 26, 2019

Autoridades ressaltam a importância do Memorial do Legislativo para a sociedade maranhense


Waldemar Ter / Agência Assembleia

Autoridades e convidados que participaram da solenidade comemorativa dos 184 anos de instalação da Assembleia Legislativa do Maranhão, na tarde desta segunda-feira (25), destacaram a importância do evento. Eles também prestigiaram a abertura da Exposição “Memorial do Legislativo Maranhense”, feita pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB).
Autoridades ressaltam a importância do Memorial do Legislativo para a sociedade maranhense

O chefe da Casa Civil do Estado, deputado licenciado Marcelo Tavares (PSB), representou o governador Flávio Dino (PCdoB) na solenidade e enfocou a importância do Parlamento para o Maranhão: “São 184 anos de instalação comemorados da melhor forma: resgatando a memória da Casa”,
Enalteceram também a solenidade e a abertura da exposição o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Cleones Cunha; o vice presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Edmar Cutrim; o procurador geral de Justiça, Luiz Gonzaga Coelho; e a reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Nair Portela.

O presidente do TJMA parabenizou o presidente pela festa de aniversário e exposição. “O Maranhão resgata sua história, com a Assembleia fazendo sua parte”, garantiu.
O ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Ricardo Duailibe, foi outro que enfatizou o momento histórico. “É um momento importante do qual eu não poderia deixar de participar. Parabéns ao presidente Othelino por ter feito essa descoberta de documentos importantes da história maranhense”, disse Duailibe.
A reitora Nair Bello enfatizou o resgate histórico que vai assegurar memória para as novas gerações. “O resgate desses documentos é importante para preservação de nossa história”.
Casa do Povo 
“É sempre uma festa celebrar a história de um Poder, principalmente o Poder Legislativo, que é a Casa do Povo. É necessário destacar que, quando olhamos para trás e olhamos para nossa história, é uma lição que se aprende. O importante é que a história seja vista como ensinamento”, afirmou o atual presidente do TRE.
Outros secretários estaduais participaram dos eventos, a exemplo do titular da Comunicação e Articulação Política do Governo do Estado (Secap), Rodrigo Lago.
 “A Assembleia é uma Casa de ressonância da sociedade, onde o povo pode se expressar, cada um com sua representatividade através dos 42 deputados, cada um falando em nome de um segmento. A gente sempre prestigia por conta de ser uma Casa de onde realmente sai as boas ideias de gestão para o governo, para nós que somos do Executivo, tendo o sempre como referência o Poder Legislativo”, garantiu Lago.
Ex-deputados e escritores 
Vários ex-deputados estaduais participaram da solenidade, a exemplo do historiador e escritor Salvio Dino, que fez uma palestra importante sobre o Parlamento Maranhense; o presidente da Academia Maranhense de Letras, escritor Benedito Buzar, Nan Souza, representando a Associação de Ex-Deputados Estaduais do Maranhão; e o escritor João Francisco Batalha, presidente da Federação das Academias de Letras do Maranhão e Eduardo Nicolau, corregedor do Ministério Público.

“É preciso enfatizar a importância desse resgate histórico de documentos fundamentais para o Maranhão. O presidente Othelino proporcionou o resgate de documentos importantes da memória da Assembleia”, afirmou Buzar.

Nicolau Dino fez destaque na mesma linha e ficou emocionado, ao falar da palestra. “Isso vai permitir que as novas gerações tenham acesso a documentos importantes da memória maranhense. O presidente Othelino melhorou esse arquivo e está permitindo a exposição de uma memória importante para a população”, garantiu.
Agradecimento 
O presidente da Casa retribuiu os agradecimentos na mesma linha e disse que o a Casa está ajudando a preservar a memória do Estado, ao abrir a exposição para a população.
“É o momento de se comemorar os 184 anos da Assembleia Legislativa, destacando a importância do Poder Legislativo para a democracia, enfatizando que essa tripartição dos poderes é essencial para o Estado democrático de direito, com resgate de leis e arquivos que estavam se deteriorando. Foram localizados, recuperados, digitalizado e agora estão sendo colocando à disposição da população”, afirmou o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário