sexta-feira, dezembro 13, 2019

Gestores recebem repasse de informações da Setur e do Mtur sobre Regionalização do Turismo



A Secretária de Estado do Turismo (SETUR) realizou nesta quinta-feira (12) e sexta-feira (13) o II Encontro Maranhense de Regionalização do Turismo. O Encontro teve como objetivo mobilizar os profissionais que atuam no planejamento, organização, qualificação e promoção do turismo nos municípios e regiões por meio dos conselhos municipais e presidências das instâncias de governanças no Maranhão.


A coordenadora geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo do Ministério do Turismo (MTur), Ana Carla Fernandes Moura, destacou a iniciativa do Maranhão em reunir e capacitar os gestores das instâncias para que tudo esteja alinhado. “O trabalho realizado pelo Governo do Estado, principalmente voltado para o programa de regionalização, em que se disponibiliza a estar mais perto do presidentes de instancias são oportunidades que abrem portas para os gestores de vários municípios, entrar nesse trabalho, se promover, se desenvolver, crescer, gera mais empregos e melhorar a economia dos municípios e das regiões”, disse a coordenadora do Mtur, Ana Carla.
O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, presente no encontro, falou sobre a formalização das Instâncias de Governança Regionais para o desenvolvimento da Política Pública de Turismo, já no período da tarde, foi o facilitador da oficina da Formalização das IGR’s. “O trabalho realizado no turismo do Maranhão é fundamental para o crescimento das ações do setor, os gestores estarem aqui hoje com a gente, trocando experiências e cases de sucesso, traçando um planejamento é muito importante o setor”, disse o secretário.
A presidente da instância de Grajau (MA), Elisabeth Nogueira, afirmou que as expectativas desse encontro foram superadas “Espero que aconteça sempre encontros como esse, para esclarecer nossas duvidas e conscientizar todos os gestores públicos que o trabalho de regionalização fortalece o turismo. Hoje recebemos o certificado do município e Conselho Municipal de Turismo, um momento de reconhecimento”, disse ela.
Técnicos da Setur apresentaram um balanço das ações da Secretaria de Estado do Turismo no período de 2019, onde foram apresentados os Programas desenvolvidos durante a atual gestão.
O Secretário de Estado do turismo, Catulé Júnior, participou da abertura do evento e ressaltou a atenção do Governo do estado com o setor. “estamos trabalhando para o fortalecimento do turismo no estado e das instancias de governanças, é preciso que nós estejamos alinhados, trabalhemos de forma cooperada, para que o planejamento estratégico da SETUR, seja reverberado em todos os municípios, assim, toda a cadeia produtiva do turismo estará em desenvolvimento numa escala otimizada e uniforme”.
Estão no planejamento projetos que deverão ser desenvolvidos sob os esforços de todas as instancias e secretarias de turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário