terça-feira, maio 18, 2021

PRODUZIR ENERGIA RENOVÁVEL CRIA EMPREGOS

 


Minha amiga, meu amigo! Vocês sabem bem como está difícil o emprego. Já era difícil e agora, com a pandemia, ficou muito pior. Não está fácil para ninguém, mas para os jovens está pior, pois a maioria não tem experiência, ainda precisa aprender. Mas eles têm muita disposição e vontade. Nós temos no nosso estado muito sol e muito vento. Se aproveitarmos bem o que temos, sol e vento, por exemplo, poderemos criar muitos empregos. Já sabiam? Já tinham ouvido falar?

Nós já temos um grande projeto em Paulino Neves e tem muita gente empregada lá. Eles estão produzindo energia com o vento, que faz girar aquelas pás enormes colocadas bem no alto das torres, que por serem grandes ficam muito altas mesmo. E o vento faz as hélices rodarem e esse movimento produz energia. E por que, então, não temos mais desses projetos se são tão bons? Porque faltavam fazer estudos que demoram dois anos para serem feitos, necessários para comprovar quanta energia podemos produzir em cada lugar. Esses estudos estão ficando prontos e, não só dos ventos, mas também do quanto o sol é forte em cada lugar. O sol é tão bom para produzir energia quanto o vento.

Sabem como se faz? São produzidas umas placas, que são melhores para transformar o calor do sol em energia. Chamam-se placas fotovoltaicas. Quanto mais placas colocamos, umas junto das outras, mais energia teremos. E já existem projetos que usam as torres com hélices para captar os ventos e no chão, embaixo das torres são colocadas as placas para captar energia. Nesses projetos o rendimento é maior.

E como são criados os empregos? Tanto na montagem do projeto, no transporte das torres e hélices, quanto na preparação do terreno, na manutenção, na vigilância, enfim, centenas de empregos são criados ali. Com as placas é a mesma coisa. No transporte, na arrumação delas, no terreno que tem que estar limpo, na colocação de umas junto das outras, na limpeza, em tanta coisa. Só benefício, gente, muito emprego.

Agora com esses dados, o vice-governador Carlos Brandão, que vai continuar o que o governador Flávio está fazendo, já disse que vai criar muitos empregos com essa energia, dos ventos e do sol, logo que os dados estiverem prontos e entregues a ele.

Brandão quer muito melhorar a vida dos jovens. E isso se faz, ensina ele, criando empregos.

José Reinaldo Tavares

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário