segunda-feira, maio 24, 2021

O BRASIL PAGA CARO POR NÃO DAR PRIORIDADE À VACINA

 


Por José Reinaldo Tavares.

Meus amigos e amigas! Na pandemia, mesmo o trabalho informal foi dizimado pela paralisia do setor de Serviços, responsável por 70% do PIB (soma de todas as riquezas produzidas no país em um determinado período) e pela diminuição dos empregos, metade deles fora da formalidade. Perderam-se empregos e os que conseguiram ganhar dinheiro viram a renda diminuir em até 17%, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No primeiro trimestre de 2021, os muito pobres (aqueles que têm renda mensal inferior a R$ 246,00/mês), somavam 16% da população ou 35 milhões de pessoas. Eram 24 milhões, antes da pandemia, ou 11% do total. Segundo o Instituto Datafolha, 40% entre os mais pobres, com escolaridade até o Ensino Fundamental, dizem estar faltando comida em casa, o que é muito triste. Não poderia acontecer uma coisa dessas, o que mostra que as políticas sociais do governo federal não estão dando conta.

Aqui no Maranhão, o governo estadual está fazendo de tudo para ajudar os mais pobres. Restaurantes comunitários estão sendo abertos em todo o estado, Vale Gás estão sendo distribuídos, Escolas Dignas construídas, luta para vacinar todo mundo, com os programas sociais funcionando a todo o vapor.

É muito importante que isso continue, essa empatia com os mais pobres, e os programas sociais possam ser cada vez mais abrangentes e que sejam feitos muitos esforços para ajudar cada vez mais a nossa população.

Nós temos certeza de que esse esforço vai continuar enquanto o governador Flávio Dino estiver no governo. Mesmo com toda a sorte de dificuldades, o governo não abandonará os que mais precisam. Todos sabem disso. E quando Flávio sair, em abril do ano que vem? Só tem uma pessoa que conhece tudo isso e vem colaborando, firmemente, com o governador com esses programas. Ele está todos os dias inaugurando ou lançando novos programas do governo Flávio, do qual faz parte. Flávio sabe que esse vai continuar e ampliar, pois todos os seus programas de governo são presididos pela garantia de fazer mais ainda. Essa pessoa é Carlos Brandão, o vice-governador.

O Fundo de Pobreza, atual com dinheiro de impostos, vai continuar e vai ser reforçado. Vai ser criado um reforço, em outro fundo, mais amplo ainda. Esse não terá recursos públicos. Os empresários vão ser chamados para colaborar e isso vai ser baseado em uma fonte renovável de energia, que será produzida e vendida para que todo o dinheiro possa ser destinado para ajudar as famílias pobres a produzirem – seja na modernização da Agricultura Familiar, com tratores e tudo; seja industrializando parte da produção; seja na ajuda para que pequenos empreendedores possam abrir seus negócios, financiamento para que rapazes e moças possam também ter seus negócios, assim com a senhora que nos ouve, que sabe da dureza em que a vida se tornou, também possa ganhar dinheiro com suas habilidades. Para todos haverá assistência técnica para que tudo possa dar certo.

Esse fundo atenderá com prioridade, quilombolas, comunidades tradicionais e as famílias pobres. E o mais importante: todo o ano o dinheiro se renovará para que nada seja interrompido. Brandão, além de continuar tudo o que o governador Flávio Dino faz, virá com novas ideias para aumentar muito mais.  

Essa é só uma das novas ideias. Tem muito mais. É aguardar para conferir!

                           José Reinaldo Tavares

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário