segunda-feira, julho 13, 2020

Equatorial Maranhão alerta para os perigos com instalações de antenas em áreas rurais

As antenas representam um potencial risco de acidentes quando instaladas sem nenhum tipo de segurança, já que, em geral, são constituídas de material metálico e condutor de eletricidade. Na área rural, a situação é ainda mais perigosa, pois normalmente as casas são atravessadas por redes elétricas de alta-tensão. Pensando em garantir a segurança da população, a Equatorial Maranhão faz um alerta para os devidos cuidados com instalações e manutenções de antenas no meio rural.
Para que os serviços possam ocorrer de forma segura é necessário sempre muito cuidado e atenção. Segundo o levantamento do Anuário 2019 realizado pela Associação Brasileira de Conscientização para Perigos da Eletricidade (Abracopel), instalações de antenas são uma das principais causas de acidentes elétricos no Brasil. No maranhão a prática ainda é um problema, só no ano passado foram registrados 6 acidentes envolvendo esse tipo de serviço.
O técnico de segurança da Equatorial Maranhão, Marcos Túllio Conceição, destaca que para realizar de forma segura uma instalação de antena é necessário a escolha de um local distante dos fios da rede e a contratação de um profissional capacitado na área, pois qualquer descuido pode ocasionar sérios acidentes.
“Os serviços de instalações de antenas na área rural quase sempre são realizados por meio de ‘gambiarras’, por pessoas leigas com pouco conhecimento sobre eletricidade. Por isso, em caso de problemas nas antenas, o mais aconselhável é chamar um técnico especializado para realizar a instalação, assim os proprietários podem evitar danos aos equipamentos e graves acidentes, como queimaduras e a até mesmo a morte”, enfatiza o técnico de segurança.
Segundo Marco Túllio, ao manusear a antena deve-se manter distância da rede elétrica e durante a instalação não se deve de forma alguma colocar cabos sobre a rede elétrica, pois mesmo que os fios estejam encapados, a capacidade de isolamento do material pode não ser o suficiente para evitar a passagem da eletricidade, ocasionando um acidente.
É preciso evitar também proximidade com antenas se estiver chovendo, bem como fazer manutenções quando durante tempestades e/ou ventos, pois os riscos de acidentes aumentam nessas situações, já que os ventos podem derrubar a antena e a chuva pode provocar rompimentos de fios elétricos na rede.
Em caso de acidentes – Dentro de casa a melhor forma de ajudar é desligando o disjuntor ou a chave geral. Outra dica é, não tocar na pessoa que está recebendo a descarga, o toque só é recomendado após a garantia de que a pessoa não está mais sofrendo choques elétricos, se não for possível, utilizar materiais não condutores e secos, como: madeira, plástico, panos grossos ou borracha. Para que a vítima receba os devidos cuidados é importante entrar em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU – pelo número 192.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário