segunda-feira, julho 13, 2020

Forte ventania assusta moradores e causa destruição em São Luís



Uma forte chuva com ventania, registrada no início da tarde desta segunda-feira (13), assustou moradores do bairro Forquilha, em São Luís. (Veja o vídeo acima)

Casas foram destelhadas, postes chegaram a ser derrubados e objetos também foram levados pelo vento. Nuvens densas de chuva também se formaram durante a ventania, que segundo relatos de pessoas que estavam na área, durou alguns minutos.

Em outras regiões da capital maranhense, como São Cristóvão e Cidade Operária, ventanias também foram registradas, porém, com menor intensidade.

"Esse fenômeno é bastante comum de acontecer agora no período de transição, quando nossa atmosfera está mais quente pelo fim do período chuvoso. Então tem mais calor, assocado com a umidade do oceano provoca a convecção, que é o combustível dessas nuvens. As cúmulus-nimbus são comuns em todas as regiões, mas normalmente se formam em áreas quentes. Quando acontece em área urbana, passando pela cidade, acaba causando alguns estragos. Mas esse fenômeno é muito comum", explicou o meteorologista da Universidade Estadual do Maranhão, Hallan Cerqueira.

Com informações iMirante


Nenhum comentário:

Postar um comentário