quinta-feira, julho 30, 2020

Joaquim Lotério: símbolo de longevidade, trabalho, igualdade racial e dedicação ao próximo.

Seu Joaquim Lotério, líder comunitário, um quilombola de 92 nos de idade é a maior simbologia da região ribeirinha do Rio Parnaíba, no município de Coelho Neto.

Joaquim Lotério com o seu filho Joaquim Filho.
Joaquim Lotério é pai do Joaquim Filho, ex-vereador e Presidente da Colônia de Pescadores de Coelho Neto.

Seu Joaquim se orgulha por ter sido um Quilombola que ficou conhecido não só no município, mas em nível de estado pela bravura lutas e conquistas por igualdade racial.

Morador na Localidade Araim, seu Joaquim Lotério é um ser humano extraordinário. Poucas pessoas na região faz fartura na lavoura como ele, mesmo chegando pelo de seu centenário.  Agora seus plantios de feijão são os mais frondosos e promete uma boa colheita. Quando está dentro deles à felicidade se estampa no rosto. 

Seu Joaquim tem o respeito e admiração de muita gente não só pelos fartos dias vividos, mas também por tudo que ele representa para a região e todo o nosso município.

Ele é um ribeirinho que nunca arredor os pés da região onde nasceu. Lúcido ele faz questão de contar coisas dos tempos em que era menino com uma dose de humor que não tem como não soltar gargalhadas. Está triste? Vá fazer uma visita ao Seu Joaquim no Araim e sairá feliz.

Joaquim Lotério tem levado toda a sua vida ajudando ao próximo. Poucos têm lutado pelo desenvolvimento daquela região como ele. Na condição de guardião dos trabalhadores rurais seu Joaquim e família já militaram em movimento social, sindical na política partidária tudo para buscar o bem estar da região. Sempre sobre as orientações de seu Joaquim que é pescador, Lavrador e por aí vai.

Essa é a nossa homenagem ao Patriarca que tem uma linda história de superação luta e honestidade de incentivar a qualquer um. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário