quinta-feira, novembro 29, 2018

Polícia prende hacker que fraudou 33 mil contas bancárias


A Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos – DRCC/PCDF, em conjunto com o Departamento de Combate Crimes Tecnológicos – SEIC/PCMA, na manhã desta quinta-feira (04), cumpriu um mandado de prisão preventiva em desfavor de Isaac Vital de Lima.
A função de Isaac Vital de Lima na organização criminosa era de auxiliar Itamar Silva Pereira na invasão contas bancárias.
Tal ação foi fruto de 11 (onze) meses de investigações teve como objetivo desmantelar uma organização criminosa formada por Itamar Silva Pereira, Mozart Rodrigues de Oliveira Júnior, Isaac Vital de Lima e outros indivíduos cujos nomes estão sendo mantidos em sigilo.
As ações desse cybercriminoso lesaram, por meio de furto mediante fraude, aproximadamente 33.000 (trinta e três) mil contas bancárias pertencentes a vítimas de diversas Unidades da Federação. O modus operandi do hacker consistia em infectar os roteadores das vítimas através de um sistema sofisticado de invasão e instalação de artefatos maliciosos nos computadores das vítimas.
No dia 04/07/2018, durante operação policial realizada na Cidade de Umuarama no Estado do Paraná, foi preso o líder da quadrilha Itamar Silva Pereira, com o qual foram apreendidos diversos bens de alto valor.
A DRCC prosseguirá com as investigações com o objetivo de rastrear todas as transações financeiras movimentadas pelo investigado, analisar o conteúdo dos computadores e celulares apreendidos e apurar se há o envolvimento de outros autores e alcançar uma maior e eficaz produção de elementos probatórios que sejam suficientes para configurar de forma detalhada e precisa toda a estrutura hierárquica de uma possível Organização Criminosa, possibilitando a prisão de um número maior de integrantes.
Após cumprimento das diligências de praxe, o autor será transferido para o Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário