quinta-feira, novembro 15, 2018

Formatura dos alunos do PROERD Mostra compromisso do prefeito Américo com a sociedade coelhonetense.

A Prefeitura de Coelho Neto, em parceria com a Polícia Militar, realizou hoje, no Teatro Municipal, às 9h, a solenidade de Formatura de 408 alunos do 5º ano, do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência-PROERD, executado nas seguintes escolas municipais da zona urbana e zona rural:
- Escola Municipal Leozinho Sabido.
- Escola Municipal Tio Matias.
- Escola Municipal Moacyr Bacelar.
- Escola Municipal São Francisco.
- Escola Municipal José Barreto de Araújo.
- Escola Municipal Raimundo de Melo Resende.
- Escola Municipal Manoel Felipe de Oliveira (Povoado Bananalzinho).
- Escola Municipal Zilmar Bacelar (Povoado São Pedro).
- Escola Municipal Raimundo Guanabara.
- Escola Municipal Antonio Diêgo Bacelar Nunes
- Escola Municipal Raimundo Guanabara
- Escola Municipal São Francisco.
O PROERD tem como base o programa norte americano de sucesso denominado DARE (Drug Abuse Resistance Education), criado em 1983, na cidade de Los Angeles. Implantado no Brasil, através da Polícia Militar do Rio de Janeiro em 1992, é hoje desenvolvido em todos os Estados da Federação. O PROERD é um programa educativo aplicado nas escolas, para alunos do Ensino Fundamental, por um Policial Militar fardado, em sala de aula. O programa está em plena atuação no Maranhão desde 2002, quando iniciou suas atividades em Santa Inês, com o Cabo Raposo e, neste ano, completa 16 anos de implantação. No Maranhão, já foram capacitadas mais de 264.555 (duzentas e sessenta e quatro mil, quinhentas e cinquenta e cinco) crianças em 124 cidades. Sendo que na área de Coelho Neto, foi ultrapassada a marca de 8.000 (oito mil) crianças formadas.
Os instrutores do PROERD no Município de Coelho Neto são: Sargento Neuton, Soldado Raisson e Soldado Safira, que formaram os 408 alunos, bem como os educadores das turmas formadas, que comparecem ao evento, sendo acolhidos com uma calorosa salva de palmas. 
Na cerimônia, foram realizadas leituras das redações que tiveram como base o que foi aprendido com o PROERD durante sua execução no ano de 2018. Os alunos que tiveram as redações destacadas, entre as demais, foram Francelino de Sousa e Izamar Luiza Silva Cruz, que receberam como premiação um tablet.
Posteriormente, foi realizada a entrega de brindes para os alunos que mais se sobressaíram durante o ano:
- Francelino Ferreira de Sousa (5º A – Escola Municipal Leozinho Sabido).
- José Henrique Pereira Brito (5º B – Escola Municipal Tio Matias).
- Ana Carla de Morais Silva (5º B – Escola Municipal Moacyr Bacelar).
- Pedro Henrique Melo da Silva (5º D – Escola Municipal São Francisco).
- Francisca Oliveira da Silva (5º A – Escola Municipal José Barreto de Araújo). 
- Flávia Alessandra Carvalho da Silva (5º C – Escola Municipal José Barreto de Araújo).
- Mikael Cosmo da Silva (5º B – Escola Municipal Raimundo de Melo Resende).
- Anna Suenylla Dias Batista (5º A – Escola Municipal Manoel Felipe de Oliveira).
- Sabrina da Silva Lima (5º B – Escola Municipal Manoel Felipe de Oliveira).
- Rosimeire Silva de Sousa (5º A – Escola Municipal Zilmar Bacelar).
- Pedro Henrique Duarte Leal (5º B – Escola Municipal Zilmar Bacelar).
- Izamar Luiza Silva Cruz (5º C – Escola Municipal Raimundo Guanabara).
- Evaniely Cruz de Araújo (5º C – Escola Municipal Antonio Diego Bacelar Nunes).
- Fernanda Myria (5º D – Escola Municipal Antonio Diego Bacelar Nunes).
- Azaf dos Santos (5º A – Escola Municipal Raimundo Guanabara).
- Paulo Ricardo Monteiro Costa da Silva (5º B – Escola Municipal São Francisco).
Como ponto alto da solenidade, os alunos concluintes do PROERD fizeram um compromisso com o programa, realizando o juramento proferido pelo aluno Paulo Henrique Ribeiro Lima, da Escola Municipal Raimundo Guanabara.
Eu, aluno PROERD, prometo a mim mesmo, a meus pais, aos meus professores, a comunidade e as autoridades aqui presentes a ficar sempre longe das drogas e da violência. Assim eu juro. 
Posteriormente, aconteceu a entrega de certificados aos alunos, representando toda a dedicação desprendida ao longo do curso, simbolizando não somente a participação no programa, mas principalmente o compromisso de dizer não às drogas e à violência e se mantendo sempre em segurança. A aluna Helen Maria, representando os demais alunos, recebeu o Certificado Simbólico das 10 Lições do PROERD da 3ª Cia do 2º BPM.
Para finalizar a solenidade, foi entoada a Canção do PROERD, ao tempo em que foram parabenizados todos os formandos.
Compuseram a mesa de honra a aluna Joanayra Pereira da Silva, da Escola Municipal José Barreto de Araújo, Comandante do 2º BPM – Tenente Coronel Márcio Rogério (Comandante Setorial do PROERD), Comandante da 3ª Cia-Capitão Paulo Jamerson, Secretária de Educação e Cultura-Williane Caldas, Delegado de Polícia Civil-Márcio Mendes, Secretário de Planejamento, Administração e Finanças-Milton Mourão (representando o Prefeito Américo de Sousa), Secretário Adjunto de Governo e Articulação Política-Antonio Gomes, Secretária de Assistência Social-Ravanne Bastos, Secretário de Comunicação-Franco Filho, Secretária Adjunta de Saúde-Iracely Vasconcelos, Secretária Adjunta de Administração-Francisca Ana, Secretário de Esporte e Lazer-Adailton Lima, Secretário de Agricultura e Pesca, Albertino Veríssimo, Presidente da Câmara, Osmar Aguiar, Jaice Oliveira, representando os gestores municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário