segunda-feira, novembro 12, 2018

Justiça manda soltar Joesley Batista e Ricardo Saud



O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Nefi Cordeiro mandou soltar o dono da JBS, Joesley Batista, e o ex-executivo da empresa Ricardo Saud. Os dois haviam sido presos, na última sexta-feira (9/11), na Operação Capitu, desdobramento da Lava-Jato. Joesley e Saud são acusados de omitir informações nos depoimentos de delação premiada e de atrapalhar investigações.
(foto: Evaristo Sa/AFP e Marcelo Camargo/Agencia Brasil)

Em decisão proferida no domingo, Cordeiro já havia soltado Rodrigo Figueiredo, ex-secretário de Defesa Agropecuária. O ministro, então, decidiu estender os efeitos do Habeas Corpus para os executivos. Segundo a decisão, os fatos da denúncia são antigos e, por isso, não justificam a prisão.



Realizada em conjunto com a Receita Federal, a Operação Capitu é baseada na delação de Lúcio Funaro, apontado como o operador do MDB. Em depoimento, Funaro afirmou que a JBS repassou R$ 30 milhões para os diretórios do partido - 15 milhões para o nacional e 15 milhões para o mineiro. Na delação, ele disse também que Antônio Andrade, vice-governador de Minas Gerais, foi indicado para o Ministério da Agricultura pelo grupo político de Eduardo Cunha. Em troca, Andrade ajudava no esquema que favoreceu a JBS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário