quarta-feira, junho 27, 2018

Os 7 anos da morte do professor Nonato Sampaio são lembrados nas redes sociais.


Nesta terça-feira, 26 de junho, completaram sete anos em que o Professor Nonato Sampaio faleceu.



Nonato Sampaio é uma referência notável em Coelho Neto, em muitos aspectos.

Ontem nas redes sociais muitos foram os que se lembraram daquele que dedicou a sua vida a população coelhonetense.

Veja o texto de Euclides Filho. 

Nesta terça (26), faz exatamente 07 anos que ele nos deixou fisicamente, mas sua presença é e sempre será uma constante. Antônio Nonato Sampaio não nasceu em Coelho Neto, mas foi por nossa terra e nossa gente que ele dedicou a sua vida, o seu trabalho e a sua missão de fazer o bem.

Nascido em 31 de julho de 1950 na vizinha cidade de Caxias, era filho de Antônio Augusto Sampaio e de dona Maria Cândida Sampaio. Cursou da 1ª a 4ª série na Escola Antônio Teófilo Dias em Aldeias Altas, de 5ª a 8ª já em Coelho Neto, na Escola Professor Walter Emanoel Brito e se formou em História pela Universidade Estadual do Maranhão - Uema.

Professor da rede municipal e estadual de ensino, Nonato Sampaio foi um incansável e por suas mãos passaram várias gerações. Extremamente religioso, não deixava passar despercebido as festas da Igreja Católica, em especial as do Festejo de Sant´Ana que durante anos foi um dos organizadores.

Como cidadão era ativo nas atividades sociais, no incentivo a criação de associações e por anos seguidos se manteve como dedidcado conselheiro municipal de saúde. Foi o principal responsável para que as comunidades quilombolas do município fossem reconhecidas na gestão do ex-prefeito Magno Bacelar, quando ele ocupou o cargo de Coordenador de Igualdade Racial.

Nonato Sampaio hoje empresta seu nome a Unidade Básica de Saúde do Bairro Anil e a escola onde se dedicou durante anos. Toda e qualquer homenagem para ele será ínfima diante do sue grandioso legado. Tinha o sonho de criar o Museu da Cidade com o vasto acervo que possuia, mas infelizmente não chegou a realizá-lo.

Tive a honra de ser seu aluno e de aprender com ele a valorizar a história da nossa terra, tão minha quanto dele, que pelos relevantes serviços prestados a nossa sociedade recebeu o Título de Cidadania Honorária outorgado pela Câmara Municipal. Hoje prestamos a nossa homenagem na certeza de que estamos falando de alguém de caráter ilibado, idôneo e cuja biografia é intocável.
Professor Nonatinho vive!!


Texto e foto Euclides Filho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário