quinta-feira, maio 03, 2018

Inaugurações marcaram os 207 anos de emancipação de Grajaú.


Uma das primeiras atividades em comemoração aos 207 anos de emancipação de Grajaú aconteceu por parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, SEMA, que durante toda a semana promoveu doações de mudas frutíferas, ornamentais e nativas à população e, ainda efetuou o lançamento da Brigada PREV FOGO.






Nos dias 25 a 27 aconteceram nos Povoados, Remanso e Vera Cruz, ações voltadas para a população realizadas em conjunta com o Instituto de Identificação do Maranhão e SSP- Van Móvel, que muito beneficiou a população.








Dia 26 em Grajaú foi bastante movimentado. O prefeito Mercial Arruda e toda a sua comitiva visitou obras que ganharam reformas e importantes adequações e inaugurou de escolas municipais na sede e na zona rural.

Entre as escolas reformadas, ampliadas com importantes adequações estão as Unidade Municipal Frei Benjamin de Borno, Celi Cunha, Educar para Crescer, Escola Monteiro Lobato, Pedro Santana e Antonio Pinheiro Carvalho.

Para homenagear Grajaú a Secretaria municipal de Educação elaborou importantes atividades. Dentre eles está o café literário itinerante apresentado em várias escolas. Isso foi um sucesso e terminou mobilizando a muita gente.
  
A prefeitura também através da secretaria de saúde entregou importantes obras à população de Grajaú, como o Centro especializado em reabilitação Itamar Dantas, o Laboratório Zeca Lopes, e um consultório Odontológico.  
A secretaria de cultura na pessoa da secretária Rosa Soraida preparou uma vasta programação para comemorar em grande estilo os 207 anos de emancipação de Grajaú.

 Entre as importantes atividades está o Projeto LITERARTE, Literatura e Arte na Biblioteca Pública, que é um verdadeiro sucesso.

De 24 a 27 o centro das atenções nas comemorações de aniversário de Grajaú foi o Concurso Literário Noite dos Ilustres que movimentou Grajaú.
O show com artistas da terra, Cabaré do Brasil e Cheiro do Mará, na Praça Raimundo Simas, foi um sucesso absoluto dentro da programação dos 207 do município.

A feira de artesanato, que aconteceu todos os dias atendeu as expectativas. A gestão do prefeito Mercial Arruda agindo assim valoriza os artesãos da terra, incentivando a distribuição de emprego e renda. 

Dia 28 na Praça Antonio Feitosa, no Bairro Canoeiro, aconteceu a IX Edição louva Grajaú, com a presença do Apóstolo Bueno Júnior de Araguaína Tocantins, onde centenas e centenas de fiéis Louvaram e exaltaram a Deus.

O deputado federal Victor Mendes participou da abertura das festividades ao lado do prefeito Mercial Arruda. “Fico feliz em participar desse momento importante para a cidade. Quero parabenizar o prefeito e toda sua equipe pelo belo trabalho e reafirmar meu compromisso em continuar ajudando no desenvolvimento de Grajaú”.

Na aldeia indígena Santa Rita, o deputado Victor Mendes também participou da inauguração da nova escola da localidade, a EM Santa Rita e, no povoado de Matusalém, da entrega da Unidade de Saúde do povoado.


Dia 29 às 5h uma linda alvorada com bandas de música e fogo de artifícios foi à primeira atividade do dia do aniversário de Grajaú.

Em seguida aconteceu uma missa em ação de graças na Catedral com a presença do prefeito Mercial Arruda e secretariado, onde o gestor fez um pronunciamento chegando a pedir desculpas a população por aquilo que não foi possível ser feito, mas também enumerou importantes obras executadas em sua gestão.
Após a missa aconteceu à solenidade de hasteamento dos pavilhões enfrente a prefeitura e o pronunciamento das autoridades.

A deputada estadual Nina Melo, (MDB) que no evento estava acompanhada de seu pai Arnaldo Melo, ex-deputado por vários mandatos e, que chegou a assumir ao governo do estado, de sua mãe Valderês Melo, a médica e ex-prefeita de Passagem Franca, e de seu esposo, o empresário Ike Aroso, discursou no evento.

A Parlamentar parabenizou ao município, enalteceu a trajetória politica do atual prefeito Marcial Arruda e falou de seu trabalho em favor de Grajaú na Assembleia Legislativa.

Quem também fez um memorável discurso foi o seu pai Arnaldo Melo, Diretor executivo nacional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O ex-deputado lembrou com detalhes de sua relação com o prefeito Mercial Arruda, citando inclusive o momento em que o gestor sofreu um acidente ano passado ao assumir o município, e suas atitudes serenas como homem público.

 Um dos aplaudidos discursos veio do Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Ricardo José Sá Fortes de Arruda, que deu detalhes de importantes ações públicas voltadas para a população de Grajaú.

A chegada da queridíssima Lenilce Arruda, Primeira Dama do município ao evento teve destaque na solenidade. Todos os presentes no evento enalteceram a trajetória desta mulher que é querida pela população de Grajaú. Nina Melo não poupou elogios a ela.

O discurso do vereador de São Luís, filho de Grajaú Marcial Lima, irmão do prefeito Mercial também ganhou destaque nas festividades de aniversário de Grajaú.  

O Prefeito Mercial fez uma prestação de contas à população de Grajaú e, por diversas vezes foi aplaudido.  O histórico do prefeito de Grajaú por si só fala.      

Em seguida foi servido um saboroso café da manhã.

À noite a Praça Antônio Feitosa, no Bairro Canoeiro, ficou pequena para agregar tanta gente no grande show onde três atrações fizeram a festa. A banda Estilo Livre abriu a grande festa. O alto do grande show foi à apresentação da banda Caviar com Rapadura. Lapada Quente encerrou as festividades alusivas aos 207 de Grajaú.










Nenhum comentário:

Postar um comentário