sábado, maio 26, 2018

Em Coelho Neto agricultura familiar contabiliza resultados positivos


Américo na zona rural durante curso ofertado ao agricultor 


A Prefeitura de Coelho Neto na gestão do Prefeito Américo de Sousa,  tem contabilizado resultados e avanços positivos na Agricultura Familiar.

Antes de assumir a gestão, a Secretaria de Agricultura e Pesca existia apenas no papel e se resumia a um tabuleiro de dama, um verdadeiro caos administrativo, os agricultores não sabiam a quem recorrer. 



Foi necessário Américo  organizar a casa com planejamento e muito trabalho com objetivo principal de ofertar melhores condições de vida aos agricultores. Tendo a frente da pasta o jovem agricultor familiar, Albertino Verissimo, a sua equipe elaborou o planejamento  de atividades a serem realizadas a curto, médio e longo prazo.



Os maquinários e implementos agrícolas que a secretaria dispõe, passaram por uma recuperação e manutenção para melhorara a qualidade do serviço ofertado ao agricultor familiar.  



Para reforçar o apoio ao agricultor, o Prefeito Américo de Sousa recebeu  uma patrulha mecanizada  por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar-SAF, fruto da parceria com o Governador Flávio Dino e o Deputado Estadual Rafael Leitoa. Entre os meses de abril de 2017 e Fevereiro de 2018 foram realizados os serviços de gradagem de mais de 206 hectares  de terras, sendo 126 hectares no ano de 2017 e 80 hectares de Janeiro a Março de 2018, beneficiando 140 agricultores familiares  distribuídos em 42 povoados e 06 polos de produção no município. 

Gradagem de terras 


A Secretaria em parceria com o Governo do Estado, distribuiu 11 mil quilos de sementes de milho, 04 mil quilos de sementes de arroz  e 02 mil quilos de sementes de feijão, 3.032 famílias foram beneficiadas em 84 povoados.  O município tem ofertado assistência técnica continua ao agricultor familiar, com objetivo principal de proporcionar  tecnologias mais adequadas a cada realidade, munindo o agricultor com novas informações fazendo com que ele produza de forma eficiente aproveitando os recursos disponíveis por meio do auxílio de um técnicos da semagri.



Entrega de sementes em parceria com o estado 


Para garantir o escoamento da produção por meio da trafegabilidade, foram recuperados centenas de quilômetros de estradas vicinais em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo.

Recuperação de vicinais em parceria com a Infraestrutura


Pela primeira vez em 123 anos de emancipação política do  município, agricultores familiares  participaram da chamada pública  de seleção  para fornecer alimentação escolar  pelo PNAE. Na primeira etapa 25 agricultores  através de dois grupos informais, o valor em 2017 foi entorno de R$ 485.000,00 mil reais e já estar em andamento a etapa 2018.


Chamada Pública PNAE 2017


Foi aplicado um questionário em cada unidade familiar, coletando informações das formas de cultivo, criação de animais, atividades de extrativismo, fonte de renda e objetivo de cada agricultor. A coleta desses dados permitiu a gestão traçar um perfil de cada comunidade rural e consequentemente da zona rural como um todo. Outro cadastro foi realizado visando colher informações dos agricultores do município para compor o banco de dados da secretaria, os arquivos são necessários para inserir os agricultores em projetos e programas que estejam disponível num determinado momento, também servirá para gerar documentos de necessidade dos agricultores.

Emissão de DAP/AGERP na zo na rural


Uma parceria foi firmada entre a AGERP (Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural) através do ACT (Acordo de Cooperação Técnica) para fortalecer a agricultura do município. Até este período já foram emitidas mais de 600 DAP’s – Declaração de Aptidão ao Pronaf.

Foi promovido junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR-MA e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, a capacitação dos agricultores familiares com vários cursos de capacitação. Pelo SENAR em 2017 foram ofertados 4 capacitações que beneficiou 120 agricultores familiares.  Em 2018 o município foi contemplado dentre os 4 (quatros) da região dos cocais com duas turmas do CURSO NEGÓCIO CERTO RURAL, 1ª turma que teve inicio dia 19.04.2018 e beneficiou 15 propriedades rurais. 

Curso Negócio Certo Rural 


Coelho Neto foi o primeiro município da região dos cocais a aderir ao processo de concessão da lei que beneficia os agricultores locais, ação essa estabelecida através da Lei Municipal 694/2017, promulgada pelo Prefeito Américo de Sousa, que autorizou o chefe do poder executivo municipal a firmar termo de renegociação de dívida dos agricultores do município de Coelho Neto-MA com o Banco do Nordeste do Brasil-BNB. No total, 409 agricultores familiares foram beneficiados por meio da Prefeitura de Coelho Neto, com o pagamento de 1% do total da dívida oriunda do PRONAF-B e AGROAMIGO, contratados até 31/12/2011. O município também foi o primeiro da regional cocais do Banco do Nordeste a prestar contas da referida Lei.

Parceria com o Banco do Nordeste 


Um Acordo de Cooperação Técnica com a Instituição do INCRA/INTERMA, este termo habilita o município a receber as politicas publicas voltado aos assentamentos que estão instalados no município. 

Acordo de Cooperação Técnica com o INCRA


Os avanços em Coelho Neto são realizados desde o primeiro dia da gestão, o Prefeito Américo de  Sousa segue trabalhando no sentido de dar condições de vida mais dignas àqueles que mais precisam.
Blog do Raphael Duarte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário