domingo, 27 de maio de 2018

DOQUINHA: A voz de Colônia do Gurgueia na XXI Marcha dos prefeitos e prefeitas a Brasília.


Alcilene Alves de Araújo, a Doquinha, do PT, prefeita de Colônia do Gurgueia, a 545 km ao sul de Teresina, foi um dos destaques entre os gestores do Piauí, que participaram da XXI Marcha dos prefeitos e prefeitas, a Brasília.



Com o tema “Compromissos com o Brasil ”, a XXI Marcha aconteceu no CICB – Centro Internacional de Convenção do Brasil, na Asa Sul de Brasília e contou com a presença de vários prefeitos do Piauí.

 Falar em Piauí a Associação Piauiense de Municípios – APPM foi bastante aplaudida por ter marcado de forma destacada a sua presença na XXI Marcha municipalista a Brasília, em defesa dos municípios com um stand, que serviu como quartel general aos gestores do estado e ainda divulgava as potencialidades que só o Piauí tem.

 Acompanhada de seu esposo o médico Washington Trindade, Doquinha foi assídua nas plenárias da XXI Marcha e atenta ao mesmo tempo na busca de benefícios para o seu município.

Entre os assuntos defendidos pela a prefeita de Colônia do Gurgueia, no maior evento municipalista da América Latina, está a urgente reformulação do “Pacto Federativo”. Segundo ela, sem essa mudança é praticamente impossível um prefeito fazer gestão diferenciada. 

Doquinha estava atenta às dez arenas temáticas, que foram executadas num total de 20 horas de debates, sobre as principais necessidades setoriais para os Municípios brasileiros, em importantes painéis que vão compor a Carta Compromissos com o Brasil.

   Na condição de militante da saúde pública, Doquinha esteve acompanhando de perto a Comissão Intergestores Tripartite (CIT) uma inovação gerencial na política pública de saúde, que são como foros permanentes de negociação, articulação e decisão entre os gestores nos aspectos operacionais e na construção de pactos nacionais, estaduais e regionais no Sistema Único de Saúde (SUS).

Simpática, atenciosa e muita à vontade, nas pausas dos painéis a prefeita de Colônia do Gurgueia ficava no stand da APPM, e quando solicitada atendei a imprensa do Piauí e até de outros estados, como foi o nosso caso, que somos do maranhão.

Em conversas com o Blog do Ezequias Martins, Doquinha fez uma avaliação bastante positiva do evento e disse que de forma coletiva e individual conseguiu importantes pleitos para Colônia, e retornará ao Piauí otimista, na certeza de que as conquistas foram fundamentais para o movimento municipalista.

Um pouco da história de Doquinha com Colônia do Gurguéia.


 O município de Colônia do Gurgueia, no Estado do Piauí, fica a 545 km ao sul de Teresina, e foi fundado em 13 de maio, de 1959.
A sua população segundo dados do IBGE em 2010, é de pouco mais de seis mil habitantes, e limita com Alvorada do Gurgueia, Manoel Emídio e Eliseu Martins.

A queridícima enfermeira Doquinha como todos amam chamar foi eleita em 2016, prefeita daquele município, ao lado da vereadora Maria das Graças de Sousa Constâncio a Gracinha Leão, com 2. 200 votos, que corresponde 52. 12% dos votos validos.

Apesar da aguda crise econômica e politica que afeta o Brasil, na contramão de tudo isso, Toquinha vem fazendo um grande trabalho em gestão publica naquele município.

A importante mudança efetuada nos destinos de Colônia do Gurguéia é reflexo do nome da coligação que era “a hora da mudança”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny