quarta-feira, maio 30, 2018

Prefeito de São Felix de Balsas clama pela reformulação do Pacto Federativo na XXI Marcha a Brasília.



O prefeito de São Felix de Balsas Márcio Pontes, PC do B, esteve no Centro Internacional de Convenções do Brasil, nos dias; 21, 22,23, e 24, participando da XXI Marcha a capital federal carregado de reivindicações inerentes aos principais problemas que ao longo dos anos acarreta a população daquele município.
Prefeito Márcio Pontes, ao lado do amigo e colega de PC do B, Jorge Oliveira, prefeito de Duque Bacelar. 
Márcio Pontes pauta São Felix de Balsas para o vice-governador que na reunião de bancada representava Flávio Dino. 




O movimento é uma mobilização municipalista e democrática, realizada desde 1998, e tornou-se o maior evento político do Brasil, contando com a presença de mais de cinco mil participantes dentre prefeitos, secretários, vereadores e outros agentes municipais de todo o país.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM), as entidades estaduais e as microrregionais, juntas, realizaram mais uma edição de sucesso do maior evento municipalista da América Latina. 

 Márcio Pontes em conversa com o Blog do Ezequias Martins disse que um dos motivos que lhe trouxe ao evento foi à luta pela modificação do pacto federativo. Na visão do Gestor e de muitos outros prefeitos é absolutamente necessária essa modificação.

   “É justa as recorrentes reivindicações de nós prefeitos que é quem mais sofre com essa triste realidade. Está precisando mais do que nunca de modificar a Lei 8.666, a chamada Lei de Licitações. “Aqui no Brasil você leva anos e anos falando no assunto e não executa”, disse.

Márcio não se limitou a falar apena no Pacto federativo, mas em outros graves problemas que prejudica os gestores.

Neste ano, entre os temas prioritários foram discutidos as proposições que tratam do aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 1% no mês de setembro, da atualização dos programas federais, da Lei Kandir, dos consórcios, dos regimes próprios de previdência social e do reajuste do piso do magistério e dos precatórios.

Márcio Pontes viu como positivo a assinatura do Presidente   Temer ao decreto sobre readequação da rede física do Sistema Único de Saúde oriunda de investimentos realizados pelos entes federativos com recursos repassados pelo Fundo Nacional de Saúde.

 Pontes participou das duas reuniões de bancada e deu a sua opinião na elaboração de pautas importantes da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, (FAMEM).

Ainda em Brasília, o prefeito de São Felix de Balsas fez importantes pleitos ao deputado federal Rubens Junior, assim como esteve em Ministérios e autarquias na busca constante de benefícios para o município.

Segundo Márcio Pontes a XXI Marcha tem resultados relevantes para os municípios tanto do ponto de vista individual como coletivo. Para o gestor de primeiro mandato o evento em muito ajudará os municípios brasileiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário