sexta-feira, maio 25, 2018

Deputado Rafael Leitoa conduz reunião em Colinas sobre a preservação do Rio Itapecuru


O deputado Rafael Leitoa (PDT) esteve hoje, quinta-feira (24), na cidade de Colinas onde representou a Assembleia Legislativa do Maranhão, e enquanto presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável conduziu audiência pública que promoveu a discussão sobre a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru.


Na oportunidade estiveram presentes na discussão representantes da sociedade civil, a população de Colinas, além de órgãos do poder público e entidades relacionadas à gestão dos recursos hídricos. A audiência teve como objetivo informar a população sobre a importância do comitê, além de manter os colinenses a par das discussões já realizadas em São Luís e Caxias, que também são beneficiadas pelas águas do Rio Itapecuru. Esta foi a terceira etapa de discussões, e mais duas audiências devem ser realizadas, nas cidades de Coroatá e Rosário.

A criação dos comitês favorece a gestão participativa e eficaz das bacias hidrográficas, possibilitando a elaboração de políticas de conservação e uso sustentável da água, entre outras medidas. Serão espaços de discussão permanente, que contarão com representantes da sociedade civil organizada, usuários de água e representações do poder público, cujas atribuições serão promover debates relacionados à gestão integrada dos recursos hídricos, articular a atuação das entidades, bem como propor planos, programas e projetos para a utilização desses recursos.

“Esta foi nossa terceira audiência pública, dialogando com a população sobre a importância da conservação e proteção de nossas Águas. Conversamos com representantes da população civil, usuários residentes na bacia, além de órgãos do poder público. Já estivemos em São Luís, onde 50% da água distribuída à população é do Itapecuru, e em Caxias onde 60% da água distribuída também é do Itapecuru, estamos promovendo discussões regionais, de forma inclusiva, ampliando assim às discussões e assim garantindo o máximo de participação popular. Esse é um processo importante, e fico muito feliz por estar aqui em Colinas discutindo um tema tão relevante com a população”, falou o deputado Rafael Leitoa.

Blog do Elias Lacerda. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário