terça-feira, maio 08, 2018

Alunos da rede municipal de ensino participam de Avaliação Diagnóstica do Programa Mais Alfabetização


A Prefeitura de Coelho Neto, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou nesta segunda-feira, 07/05, nas escolas da rede municipal, a Aplicação das Avaliações Diagnósticas que fazem parte das atividades do Programa Mais Alfabetização.
De acordo com a Coordenadora local do Programa, Evânia Ferreira, aderiram ao Programa 11 escolas, na sede, e 13 escolas no campo, totalizando assim mais de 65 turmas.
O Mais Alfabetização fundamenta-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que determina o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
"O programa é de grande importância, uma vez que dará maior suporte ao professor titular de cada turma, com um auxiliar, possibilitando uma alfabetização mais eficaz para as crianças de 1° e 2° ano e consequentemente proporcionar a melhoria da qualidade do ensino ofertado", destacou a Secretária Williane Caldas.
De acordo com o Ministério da Educação, o Mais Alfabetização foi instituído pela Portaria MEC nº 04, de 04 de janeiro de 2018, e visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização - para fins de leitura, escrita e matemática - dos estudantes nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, garantindo o apoio adicional - prioritariamente - no turno regular, com a presença do assistente de alfabetização ao professor alfabetizador.
Esse programa federal foi criado para tentar reverter o quadro quanto ao desempenho dos estudantes revelado na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2016, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), garantindo, assim, o direito de aprendizagem de todos os alunos matriculados nessa etapa.
Site da Prefeitura de Coelho Neto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário