terça-feira, abril 25, 2017

Karla Batista é reeleita presidente do Comefc Publicado em 24 de abril de 2017 por gilbertoleda


A prefeita de Vila Nova dos Martírios, Karla Batista Cabral Souza, foi reeleita presidente do Consórcio dos Municípios dos Corredores Multimodais do Maranhão (Comefc) para o biênio 2017 – 2019. A eleição ocorreu na manhã de hoje, 24, durante Assembleia Ordinária, realizada na Fiema, em São Luís. Karla Batista, que concorreu em chapa única composta por 13 prefeitos, obteve 17 votos, na segunda convocação do pleito.
Encerrada a Assembleia Ordinária, lavrada em ata e colhidas todas as assinaturas,  deu-se início à Assembleia Extraordinária para deferir sobre as alterações do protocolo de intenções e do estatuto do Comefc. Integram o Comefc um total de 22 municípios maranhenses. O consórcio surgiu a partir da ansiedade dos gestores dos municípios ao longo da Estrada de Ferro Carajás (EFC) em ver a Vale fazer ações efetivas.
Com a nova composição da diretoria, a presidente Karla Batista afirmou continuará a trabalhar fortemente para que estas ações sejam mais incisivas e que cheguem aos municípios e as comunidades de maneira mais rápida possível.
“Objetivo é continuar fazendo com que a Vale continue apoiando os projetos dos municípios que integram o Comefec. A execução é acompanhada pelo Consórcio. Outro grande objetivo também é destravar os recursos do BNDES e fazer com que chegue as populações. O recurso estava sob a guarda do governo do estado e atualmente estamos em discussão com o BNDES para saber como serão utilizados e que sejam gerenciados pelo Consórcio”, explicou Karla Batista.
Na composição da chapa, constam ainda o 1º vice-presidente, o prefeito de São Francisco do Brejão, Adão de Sousa Carneiro; o 2º vice-presidente,  Vildimar Alves Ricardo, prefeito de Tufilândia, o 1º secretário, Luís Fernando Lopes Coelho, prefeito de Bom Jesus das Selvas; 2º secretário,  Klautenis Deline Oliveira Nussrala, prefeito de Monção; o 1º Tesoureiro, Henrique Caldeira Salgado, prefeito de Pindaré Mirim, e o 2º Tesoureiro, José Gomes, prefeito de Buriticupu.
Projetos
Por meio do Comefc, a Vale apoia diversos projetos nas áreas de educação, saúde e trabalho e renda. Já recurso do BNDES, atualmente estimado em R$ 57 milhões, foi destinado desde a época da privatização da ferrovia, pertence aos municípios, porém nunca foi utilizado. “Com este recurso, além das três áreas das três áreas já trabalhadas, vamos inserir também a infraestrutura. Temos trabalhado com a Vale para que a empresa abra o escopo e apoie projetos na área de infraestrutura também”, disse Karla Batista.
Entre os projetos apoiados pela Vale nas áreas de educação e saúde, trabalho e renda estão poço artesiano, construção e reforma de escola, construção UBS, posto de saúde e aquisição ambulância, veículos para equipe PSF, dessalinizadores para poços, recuperação de algumas  estradas danificadas pelos veículos da vale e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário