quinta-feira, fevereiro 23, 2017

ESTÁ VALENDO ADELBARTO: São Francisco do Maranhão inicia a I Jornada Pedagógica com metas voltadas ao Ideb

Edição e postagem: Denison Duarte, em 22-02-2017 18:29
Educação: São Francisco do Maranhão inicia a I Jornada Pedagógica com metas voltadas ao Ideb
A Prefeitura Municipal de São Francisco do Maranhão, através da Secretaria de Municipal de Educação. realizou na manhã desta quarta-feira (22) a abertura da I Jornada Pedagógica, evento que contou com a presença de profissionais da Educação, assessores da atual gestão, vereadores e também com a presença do prefeito Adelbarto Santos.
O encontro teve como eixo dos discursos a melhoria dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em São Francisco do Maranhão.
Os discursos foram alinhados no comprometimento do município e dos profissionais da Educação local na obtenção da melhoria do Ideb.
O acompanhamento da Educação dia a dia, segundo Adelbarto Santos, deve ser visto como o principal compromisso do educador. “Nós queremos, junto com professores e auxiliares, construir uma Educação melhor para São Francisco. Eu já dei aulas, e me esforçava ao 
O vereador e também presidente do Conselho Municipal da Educação, Rômulo Siqueira, acredita que os resultados do Ideb são reversíveis. Ele acredita que é o momento de colocar em prática as experiências adquiridas ao longo da vida profissional para colaborar com a atual gestão e com a Educação do município.

“Nossa função nesse momento é colaborar o máximo possível com a Educação do nosso município. Nós sabemos que o prefeito está embutido de boas ideias para a nossa Educação. Nós que já temos uma história de mais de 20 anos de experiência em nosso município, cabe a nós colocarmos essa experiência à disposição da gestão municipal, colaborando o máximo possível, até porque quem ganha é o povo e a sociedade franciscoense”, disse ele.
De acordo com a consultora Joseires Veloso, da empresa Êxito Consultoria, a taxa de reprovação e os resultados do Ideb foram analisados em um levantamento feito pela empresa. “Nós vamos propor metas de melhorias para que o município avance este ano, apesar de as projeções acontecerem a longo prazo em razão do envolvimento da família, da escola e da sociedade no contexto educacional”
Ela acredita que os primeiros resultados positivos do Ideb já poderão ser percebidos em 2017. “Estamos diante do ano em que teremos novos resultados do Ideb, onde o município pode, nessa jornada pedagógica, embasar essas metas e traçar onde quer chegar, vai depender da motivação e da ação conjunta de toda a equipe.”
O secretário de Educação, Francinildo Soares Pacheco, assegura que o resultado pretendido somente será possível com o esforço individual. “Se o processo é coletivo, a gente sempre procura responsabilizar alguém: ou os pais que não ajudam, ou os alunos que não querem. Nós temos que vestir a camisa, com esforços individuais, dando total apoio porque a linha de frente são os professores.”
São Francisco do Maranhão tem, atualmente, 2213 alunos matriculados. De acordo com a Secretaria, representa 12 alunos para cada professor.
A abertura da Jornada Pedagógica aconteceu a partir das 9h, no Ginásio de Esportes de São Francisco do Maranhão e segue até a próxima sexta-feira (24).

I Jornada Pedagógica, em São Francisco do Maranhão (Fotos e áudio: Denison Duarte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário