segunda-feira, janeiro 31, 2022

UM PROGRAMA FUNDAMENTAL



 Estou falando dos Restaurantes Populares, hoje chegando a 70 deles espalhados por todo o Maranhão. É um programa fundamental nesta hora difícil para grande parte da população maranhense. Um alívio para as famílias que, de outra forma, não teriam como se alimentar. A fome é uma face muito cruel da crise que passamos no momento e, não ter que se preocupar com ela, é um tremendo alívio. Parabéns, governador.

Embora esse programa não se originasse com o governador Flávio Dino, pois foi Joaquim Roriz que criou esse programa quando foi governador do Distrito Federal, Flávio soube melhorá-lo muito e quando ele anuncia, na mesma semana, já irá funcionar com comida de qualidade.

Mas hoje são grandes os problemas das famílias mais carentes, além desse. Com a energia com preços nunca vistos, água cara, inflação de dois dígitos, alimentos que sobem a toda semana, combustíveis chegando a 8 reais o litro, desemprego, renda caindo, aluguéis subindo, está muito difícil.

Assim, ouso sugerir que seja dada prioridade para um programa de energia solar em larga escala nas casas dessas famílias, no telhado ou sobre uma laje construída para isso, de modo a aliviar os gastos obrigatórios das famílias, que poderia também atender aos produtores de hortaliças, legumes, frutas e, assim, baixar muito seus custos de energia elétrica para irrigar a sua plantação. Temos bons exemplos disso feitos nas áreas rurais quando Crisálida Rodrigues foi Secretária de Minas e Energia. Isso ajudaria muito, sem dúvidas. Se além disso o governo ajudar as famílias a cuidar da crianças, de zero a seis anos, de famílias pobres, em creches especiais, seria uma ajuda e tanto que reverteria para a sociedade como um todo, ao diminuir a desigualdade social.

É muito importante que não percamos a fé no futuro, que não nos tornemos pessoas insensíveis com o que se passa em nossa volta, que haja esse sentimento de solidariedade e se mantenha a esperança em dias melhores e que não percamos a fé. Isso tudo, todas essas dificuldades passarão e novas esperanças virão. Nós vivemos em um estado que, sem dúvidas vai deixar de ser pobre, com muito futuro. Precisamos acreditar nisso. No emprego, na educação na solidariedade e em uma vida melhor.

Vamos ainda conviver, durante muito tempo, com o vírus mas, vacinados e sem pandemia. A sociedade já se acostumou com isso, com a vacina da gripe todos os anos, e com muitas outras vacinas. É só mais uma que teremos que tomar para que não tenhamos mais essa pandemia. Temos que acreditar nisso, há um consenso entre infectologistas de que será assim.

E precisamos exigir das autoridades água potável e saneamento básico, com sistema de esgotos. Isso evita muitas doenças e nos aproxima das nações mais evoluídas. Esgoto correndo pelas ruas não se pode aceitar. Queremos praias limpas e uma vida melhor!  

Artigo escrito por José Reinaldo Tavares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário