domingo, julho 14, 2019

Rafael Leitoa destaca impacto positivo do Inova Maranhão durante lançamento de novo ciclo


Assecom / Dep. Rafael Leitoa

O líder do governo na Assembleia, deputado Rafael Leitoa (PDT), participou, na tarde desta sexta-feira (12), no Palácio Henrique de La Rocque, da solenidade de abertura do Ciclo 2019/2020 do Inova Maranhão para Startups. A ação ocorre por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti)  e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Rafael Leitoa destaca impacto positivo do Inova Maranhão durante lançamento de novo ciclo

Durante a solenidade, o secretário de Ciência e Tecnologia, David Telles, e o presidente da Fapema, André Luis Silva Santos, exibiram  o cronograma das atividades de incubação e aceleração das quais
participarão as 110 startups selecionadas por meio do Edital 07/2019 da Fundação.

São 88 participantes de São Luís, Matinha (1), Bacabal (1), Chapadinha (1), Caxias (7), Timon (1), Teresina (1), Imperatriz (8) e Açailândia (2). Nessa primeira fase do ciclo de incubação e aceleração, a equipe do Inova Maranhão acompanhará cuidadosamente as atividades que buscarão transformar as ideias inovadoras em negócios de alto impacto. Os empreendedores em potencial participarão de capacitações sobre produtos, vendas,  marketing, finanças, entre outras temáticas.
No entendimento de Rafael Leitoa, esse é mais um avanço do governo Flávio Dino. “Isso vem a fomentar o empreendedorismo no Maranhão, uma vez que existem startups de todo o Estado e isso possibilita aos jovens mostrarem todo o potencial criativo. Entendo que esse novo ciclo resultará em grandes negócios, com geração de emprego e renda”, disse Leitoa. 
 Coordenadora do Inova Maranhão, Gabriela Domingues enfatizou que o Programa de Incubação e Aceleração do Inova Maranhão visa, sobretudo, a capacitação tecnológica, objetivando a geração de  emprego e renda a partir do desenvolvimento de novos negócios. “Buscamos instituir uma cultura empreendedora e isso nos motiva a criar uma agenda que agregará muito conhecimento à nossa comunidade”, destacou Gabriela.
Edital
O Edital 007/2019-FAPEMA prevê investimentos de R$ 1,65 milhão para aceleração e a incubação de startups no Estado. O valor é o dobro do investido em relação ao último edital, lançado em
2017, e o número de propostas selecionadas para a primeira fase também aumentou, de 67 para 110 propostas. Conforme o secretário de Ciência e Tecnologia, Davi Telles, após uma experiência positiva  do edital do ano passado, o Inova Maranhão incrementou o valor chegando a quase o dobro do edital de 2018 e, também, partiu para uma estratégia que visa buscar mais eficácia e celeridade, que é exatamente a metodologia de chamamento por temas elencados no decreto que regulamenta o Inova Maranhão. Assim, ele afirma acreditar que o Inova Maranhão deverá chegar a níveis ainda
mais avançados de sucesso neste ano de 2019.

Inova Maranhão
Lançado em 2016, o Programa Inova Maranhão visa contribuir com o desenvolvimento econômico e fortalecimento do mercado de tecnologia do Maranhão. A atuação do Inova Maranhão acontece por meio dos eixos: Educação, Startups, Ecossistema, Universidades, Empresas, Administração Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário