segunda-feira, março 26, 2018

SECRETÁRIA ROSEMERE SANTANA PARTICIPA EM SÃO LUÍS Do SEMINÁRIO PARA ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL NO MARANHÃO.



Rose, esteve acompanhada da Técnica do CRAS, Jessica Karol de Aguiar Matos.



O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), promoveu o Seminário de atualização, acompanhamento e monitoramento das ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). O encontro aconteceu nos dias 22 e 23 de março, no Praia Mar Hotel, e reuniu os 70 municípios com os maiores índices de trabalho infantil no Maranhão.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) tem o objetivo de combater o trabalho de crianças e adolescentes através da implantação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento desse tipo de trabalho, atendendo as demandas da sociedade, articuladas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).

As Ações Estratégicas são desenvolvidas pela rede socioassistencial do SUAS, articulada às demais políticas públicas. Cabe destacar, que além das Ações Estratégicas, o público do PETI tem prioridade no atendimento no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) juntamente com outros públicos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O Programa desenvolve ações estratégicas nos municípios com maior incidência de trabalho infantil, estruturadas em cinco eixos: informação e mobilização a partir das incidências de trabalho infantil, para o desenvolvimento de ações de prevenção e erradicação; identificação de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil; Proteção social para crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e suas famílias; Apoio e acompanhamento das ações de defesa e responsabilização e monitoramento das ações do PETI.

A programação contou com mesa de abertura; apresentação do Comitê Maranhense de Adolescentes na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – COMAPETI; apresentação do Projeto de Fortalecimento das Ações Estratégicas do PETI; debates; elaboração de planos; apresentação da Vigilância Socioassistencial da Sedes; explanação sobre A importância do Trabalho em Rede no combate ao Trabalho Infantil; oficina prática de orientação para elaboração do Plano de Trabalho 2018; apresentação das oficinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário