quarta-feira, junho 26, 2019

COM O TEMA " ESCULTURADOS: A JUNINA EXPLODE CORAÇÃO GARANTE O TÍTULO DE TETRA CAMPEÃ ESTADUAL




A  Explode Coração conquistou pela 4ª vez consecutiva o título de melhor Junina do Estado do Maranhão no ano de 2019, sendo Tetra Campeã durante Concurso realizado na cidade de Caxias-MA.

Com um elenco geral  de 105  integrantes: a junina conta com 66 dançarinos, 08 músicos, 12 produção, 11 teatro, 01 marcador, 02 maquiador (as), 05 coordenadores (além dos membros da diretoria que estão inclusos entre os dançarinos. Todo esse elenco é formado 90% de jovens bacelarenses e 12 jovens da cidade vizinha, Coelho Neto-MA.

Membros do governo municipal  prestigiando e apoiando as atividades da junina

Marcada por mais de 35 anos de fundação, a Explode Coração tem um caminho marcado por muito trabalho, amor e dedicação ao São João e já participou de vários concursos, inclusive, levando o nome da cidade de Duque Bacelar e do Maranhão para vários estados. 


O grupo surgiu através dos membros da igreja católica na Paróquia de São José através da Pastoral da Juventude- PJ que se denominavam Jovens Unidos no Amor de Cristo – JUNAC e juntos decidiram executar o projeto junino que em 2008 ganhou o nome de Explode, hoje, se destaca por onde passa.


"Esculturados" tema da junina Explode Coração, nada mais é do que um recado à população que se molda a cada dia pelo o que se é ofertado, na justificativa de: eis o seu direito. O ser humano tem seu "eu" construído ao longo de sua vida pela Educação e pela a Cultura que lhe cerca. No mesmo ponto em que são consideradas como pontes para um futuro, também podem ser consideradas barreiras. Somos o que nossa Educação constrói, Educação essa que vem sendo limitada por quem mais deveria cuidar. Na terra de esculturados o mal poder não tem vez. Que toda a população abra os olhos e atentem-se ais seus direitos, não dando vez ao mal, violência ou preconceito. "Esculturados" somos todos nós, brasileiros!" Destacou Domingos Lopes, noivo da junina e membro da diretoria. 


O concurso estadual é uma realização da Federação de Quadrilhas Juninas do Maranhão. Dezenas de juninas participaram da competição que reuniu quadrilhas de diversos municípios maranhenses. 


Os outros títulos maranhense da Explode foram nos anos de 2016, 2017 e 2018. A junina tem recebido o apoio necessário da Prefeitura de Duque Bacelar. 

A Explode será a Representante do Maranhão no maior Festival Nordestino de Quadrilhas Juninas, O NORDESTÃO da UNEJ, que vai acontecer nos dias 29 e 30 de junho na Cidade de Santa Rita na Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário