quarta-feira, novembro 16, 2016

A 9ª edição da cavalga de Eugênio Barros leva uma incontável multidão para às ruas do município!

Aconteceu nesta terça-feira, 15 de novembro, a 9ª cavalgada do município de Governador Eugênio Barros, em grande estilo. O evento que a cada ano ganha a admiração e o prazer da maioria dos eugêniobarrenses inundou as Ruas do município na manhã de ontem, (15) com uma incontável multidão.



Gente de várias partes do estado do Maranhão participou do evento, que deixou um gostinho de quero mais. Vaqueiros, amazonas e apaixonados pela modalidade esportiva estiveram no passeio do começo até ao fim, com muita alegria e adrenalina.

A prefeita do Município, Daluz Figueiredo PSDB, participa de todas as edições do evento literalmente cavalgando com o seu povo. Ao lado do organizador do evento Mário Sergio, Daluz era só alegria e muita satisfação.

A prefeitura do município culturalmente colabora com o evento dando.

A concentração da 9ª edição da cavalgada de Eugenio Barros, mais uma vez teve o seu inicio na escola Agnelo Vieira Chaves. No local foi oferecido um café da manhã a todos os presentes. Em seguida foi dada a largada pelas principais Ruas e avenida do município.

Foi bonita de se vê e de se participar. Incrivelmente e vibrante foi o grau de simpatia da população eugêniobarrense com o mega evento. Por aonde o trajeto ia passando sem faixa etária de idade o povo filmava vibrava e acenava. Não há dúvida de que a cavalgada está entre os esportes preferidos do povo de Eugênio Barros.

Depois de percorrer as principais Ruas e Avenidas da sede de município o cortejo seguiu para a fazenda “Boi Não Berra” nos arredores da sede do município, local onde se dá o restante da programação do evento.A fazenda é que organiza o evento

Na sede da fazenda, foi servido o almoço a todos os presentes. Em seguida ali mesmo no Parque “Boi Não Berra” iniciou a grande festa com os sons inconfundível e marca registrada dos “paredões”, algo cultural da região.

O evento além de ganhar um grande sorteio com vários prêmios inclusive uma moto 0k, recebeu um show com a inconfundível voz do Léo Mazza, uma voz que está estourada no Maranhão ganhando contorno em outros estados do nordeste como Piauí e Pernambuco.

No palco outros artistas também se apresentaram ganhando o carinho e a admiração da galera. 
  
A cavalga de Eugênio Barros, deste ano teve duas vozes das grandes vaquejadas e cavalgadas do nordeste: trata-se; de Paulo de Tasso, de São Domingos, e Raniery Locutor de Presidente Dutra. Os dois fazem locuções de muitas modalidades esportivas em nível de nordeste.

O evento a cada ano que passa vem ganhando destaque em muitos aspectos: a organização foi um dos fatores que falou alto, sobretudo na tranquilidade, na liderança de Mário Sergio. Aluguel de cavalos por partes de visitantes foi outra inovação que deu uma visibilidade a cavalgada, em estilo de inovação.

A participação de mulheres e de vaqueiros de diferentes regiões do Maranhão.
    
           Um pouco sobre as Amazonas  

As amazonas vem da mitologia grega eram as integrantes de uma antiga nação de mulheres guerreiras. Heródoto as colocou numa região situada às fronteiras da Cítia na Sarmácia  Entre as rainhas célebres das amazonas estão Pentesileia,  que teria participado da Guerra de Troia, e sua irmã, Hipólita, cujo cinturão mágico foi o objeto de um dos doze trabalhos de Hércules. Saqueadoras amazonas eram frequentemente ilustradas em batalhas contra guerreiros gregos na arte grega, nas chamadas amazonomaquias.

Na historiografia greco-romana existem diversos relatos de incursões das amazonas na Ásia Menor.  As amazonas foram associadas com diversos povos históricos, ao longo da Antiguidade Tardia. A partir do período moderno, seu nome passou a ser associado com quaisquer mulheres guerreiras em geral, e hoje, o termo Amazonas é frequentemente utilizado para se referir a mulheres que montam a cavalo, participando em provas de equitação em destreza ou salto.

















      


Nenhum comentário:

Postar um comentário