sexta-feira, novembro 18, 2016

DaLuz Figueiredo de Eugênio Barros em seminário organizado pela Famem em São Luís.

Nesta quinta-feira (17) Prefeitos e prefeitas de todos os 217 municípios do Estado abriram, em São Luís, o seminário "Novos Gestores - Transição Municipal e Início de Governo", organizado pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), que se estenderá até hoje (18,) no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA).
Prefeita Daluz e sua assessora particular Edileusa Ximenes em São Luís no Evento. 


O grande encontro tem como objeto central instruir os novos gestores municipais sobre o processo de transição e medidas a serem adotadas nos primeiros cem dias de gestão, dando um norte para que as administrações caminhem de forma organizada e sem atropelos.

A prefeita reeleita de Governador Eugênio Barros, DaLuz Figueiredo do PSDB, como uma das mais assíduas prefeitas maranhenses está presente acompanhando passo a passo, ao evento.  

Na companhia de sua Secretária particular Edileusa Ximenes Daluz acompanha de perto a maioria absoluta dos eventos que ajuda a ampliar seus conhecimentos no tocar da gestão. 

Em recente declaração ao Blog do Ezequias Martins, por ocasião da 9ª cavalgada de Eugênio Barros transcorrida neste dia (15) a prefeita disse que não há dúvida de que ela vai fazer uma gestão bem melhor do que a primeira, levando em conta as condições e a experiência obtida.  

Embora as eleições tenham ocorrido em outubro, à prefeita de Eugênio Barros continua agradecendo a população por onde passa por sua reeleição.  Para o seu povo um gesto como esse é louvável.

O Seminário está sendo realizado em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Assembleia Legislativa, Governo do Estado e Controladoria Geral da União (CGU). O objetivo é informar os novos prefeitos sobre os instrumentos e ferramentas de gestão, o processo de execução das políticas públicas e os procedimentos de fiscalização e controle das administrações municipais.

 Gil Cutrim lembra que foram eleitos 157 novos prefeitos e prefeitas no Maranhão, correspondendo a 72% de renovação no quadro de gestores municipais, a maior já ocorrida nos últimos dois pleitos municipais. “A função da Famem é fundamentalmente a de prestar assessoria aos prefeitos do Estado do Maranhão, para que possam prestar serviços públicos de qualidade para seus munícipes. E os novos gestores precisam receber essas orientações básicas, de como deve funcionar a administração pública e os serviços que devem ser prestados aos cidadãos”, afirmou.

Jorge Pavão e os demais conselheiros elogiaram a iniciativa da FAMEM e garantiram que o Tribunal irá disponibilizar técnicos para abordar questões importantes, dentre elas prestação de contas, Lei de Responsabilidade Fiscal e a própria transição municipal.

“É um evento de suma importância, principalmente para os prefeitos e prefeitas que foram eleitos recentemente e que buscam informações sobre os ditames da lei que rezam sobre a transição municipal”, afirmou Pavão.
Avaliação semelhante fez o procurador Jairo Cavalcanti. De acordo com ele, muitos gestores, além de estarem encontrando dificuldades para dar início à transição, ainda possuem muitas dúvidas sobre o processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário